Home Blog

Protagonistas da Mudança: Daniele de Mari, fundadora da Neurogram

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o Na Prática falou com Daniele De Mari, fundadora da Neurogram. Clique a seguir:

Cursos gratuitos: 70 sites que oferecem opções com certificado

cursos gratuitos: cursos online e gratuitos existem aos montes na internet, mas você pode acessar uma porção deles apenas tendo este texto como guia.

A internet está cheia de cursos online e gratuitos, com certificado, disponíveis para pessoas de diferentes níveis de experiência. O problema, na maioria das vezes, é encontrar todos eles, saber quais são os confiáveis e descobrir exatamente o que queremos.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Pensando nisso, nós fizemos essa seleção, que é atualizada mensalmente, com as melhores opções de cursos para que você melhore o seu repertório e o seu currículo.

Ao todo, são 70 plataformas que têm formações online e gratuitas – para começar a qualquer momento!

Fique por dentro das melhores vagas e dicas de carreira com a nossa Newsletter. Assine!

Está buscando cursos online gratuitos? Confira o novo curso “Mande Bem Na Entrevista”

A Fundação Estudar é pioneira em cursos online para alavancar sua vida profissional e agora, queremos ajudar você a tirar seus projetos do papel com o curso gratuito Mande Bem Na Entrevista.

No curso Mande Bem Na Entrevista, você aprenderá as principais ferramentas para contar sua história da maneira correta, dominar as principais perguntas e respostas em entrevista de emprego, além descobrir técnicas para dominar o nervosismo.

Aprenda de forma 100% online e gratuita, com profissionais de renome na área de recrutamento como Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos.

O curso está disponível gratuitamente por tempo limitado. Aproveite e faça sua inscrição!

70 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

#1 Fundação Estudar

A Fundação Estudar – da qual o portal Na Prática faz parte – disponibiliza online e gratuitamente cursos que ajudam no desenvolvimento profissional de pessoas em todas as fases da carreira. Dentre eles, está o curso Execução de Alta Performance, disponibilizado gratuitamente por tempo limitado. Outro é o CC50, o curso de ciência da computação de Harvard, traduzido.

#2 EdX

A plataforma Edx disponibiliza cursos de diversas faculdades ao redor do mundo, dando oportunidade para estudantes conhecerem cursos de instituições do Japão, da África do Sul e de muitos outros países, do sofá de casa. 

Dentre os cursos ofertados está o de Gestão de Projetos Baseado em Resultados, uma iniciativa da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo.

Neste curso, você aprenderá a usar sistemas de monitoramento e avaliações para tomar decisões em seu gerenciamento de projetos. O mercado de trabalho valoriza profissionais que façam bons planejamentos e sabem usar seus recursos para gerar progresso dentro da empresa. Em apenas 8 módulos, o programa te ensina a identificar resultados e riscos, além de mostrar como desenvolver indicadores e metas para o seu projeto.

#3 Brasil Mais Digital

Brasil Mais Digital é um projeto da Softex que visa formar futuros profissionais de tecnologia com base nas principais demandas do mercado. Sua plataforma EAD oferece mais de 40 cursos gratuitos e online, todos com certificado, oferecidos por empresas do ramo, como Microsoft e TOTVS. Há formações sobre Inteligência Artificial, Programação, Ferramentas de Trabalho, Gestão Empresarial, entre outros temas do mundo da tecnologia.

#4 FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece 60 cursos online gratuitos com certificado, em áreas como Administração Pública, Economia, Finanças, Educação, Humanidades, Negócios, entre outras.

#5 Udacity

Outra plataforma que conta com cursos gratuitos na área de tecnologia e web é a Udacity. Para isso, ela conta com parcerias com importantes organizações, como Google e Facebook, por exemplo. Os aprendizados são oferecidos tanto em inglês quanto em português com certificação após a conclusão das aulas.

#6 Coursera

Coursera oferece conteúdo para formação em diversas áreas do campo de tecnologia em parceria com mais de 190 empresas e universidades, como Google, IBM, Stanford e UPenn.

#7 SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem 12 cursos online gratuitos com certificação. Os temas são: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Logística de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação.

#8 Omie.Academy

Para ajudar empreendedores a se prepararem para um mercado cada vez mais digital em meio aos esforços de isolamento, a Omie, plataforma de gestão para Pequenas e Médias Empresas, liberou o acesso a todo o conteúdo de educação empreendedora de sua plataforma educacional Omie.Academy, que conta com cursos de Programação Neurolinguística, Liderança e Gestão de Pessoas, Finanças Pessoais, Otimização de Redes Sociais e Business Process Outsourcing (BPO), entre outros (e oferece certificado).

Leia também: Conheça 42 sites para você encontrar trabalho remoto

#9 Rock University

A Rock University, da Rock Content, disponibiliza cursos gratuitos com certificado sobre marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, outbound marketing e sobre a plataforma WordPress.

#10 Instituto Federal de Rondônia

É possível encontrar cursos online com certificado grátis em programação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. São disponibilizadas formações como Introdução à programação em Linguagem Java, Programação de Games, UX Design e mesmo empreendedorismo. Para obter os certificados, é necessário cumprir a grade de cada curso, que contam com testes.

#11 Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) disponibiliza cinco cursos online gratuitos. Há possibilidade de pegar certificados ao completá-los em todos, mas em algumas das formações o documento custa cerca de 25 dólares. Os temas abertos atualmente são: economia digital, gestão de riscos em projetos, gestão de projetos de desenvolvimento, consultas públicas e impacto ambiental.

#12 iTEC

A Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias, disponibiliza 157 cursos online gratuitos com através do seu Centro de Capacitação em Tecnologia — iTEC. Os treinamentos são totalmente gratuitos, possuem carga horária que variam de 15 minutos até 25 horas e os estudantes recebem certificados após a sua conclusão. No total, são 33 cursos focados em gestão de negócios, vendas, marketing e atendimento ao cliente e 124 cursos técnicos em nível inicial, intermediário e avançado nas áreas de segurança, redes, comunicação, controle de acesso, energia, prevenção a incêndio e iluminação.

#13 GGTE – UNICAMP

O MOOC GGTE – UNICAMP é um portal de cursos online, livres e gratuitos produzidos pela comunidade acadêmica da Unicamp em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacional da universidade. Há formações nas mais variadas áreas do saber, como por exemplo: Biologia Investigativa, Educação para as Africanidades: formação para a Cidadania, 7 Lições para a produção de textos, Desenvolvimento Web com AngularJS, entre outros.

#14 UNASUS

Iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), a plataforma oferece formações gratuitas e online a estudantes e profissionais da área da saúde. Com foco no aprendizado prático, os cursos estão disponíveis em diferentes níveis, como de extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional, entre outros.

#15 MIT 

Uma das universidades mais famosas e concorridas do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) disponibiliza cursos gratuitos abertos para todos. Com aulas majoritariamente em inglês – embora seja possível encontrar em outros idiomas – as formações em arquitetura e artes, ciência e tecnologia, economia, história, entre outros.

#16 RD University

Uma iniciativa da empresa de marketing digital Resultados Digitais, a RD University está com três cursos gratuitos atualmente: introdução ao inbound marketing, inbound marketing para gestores (gratuito até 31/05) e inside sales para vendedores (gratuito até 31/05). Todos oferecem certificado ao estudante.

#17 Descola

A plataforma Descola disponibiliza o curso online “Do Bar ao Mercado” gratuitamente. O curso inspira e ensina sobre empreendedorismo e ferramentas de execução. Ao final, oferece certificado.

#18 Harvard Online Courses

Para quem fala inglês, é possível fazer cursos online e gratuitos em uma das universidades mais famosas do mundo: Harvard. Há inúmeras opções, em áreas como Tecnologia, Literatura, Biológicas e Finanças. A duração dos cursos varia, podendo se estender por até 12 semanas, e todos oferecem certificados após a conclusão.

#19 Perestroika

A Perestroika oferece gratuitamente o curso online “Que Droga é Essa?”, que visa informar sobre o mundo das drogas, desmistificando com base na ciência (e sem apologia). A formação também fornece certificação.

Leia também: Como inserir certificado dos cursos no LinkedIn

#20 Kadenze

Kadenze reúne grandes universidades (como CalArts e Paris College of Arts) e empresas em cursos sobre as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Design, Música e Matemática (do campo conhecido como STEAM). O cadastro gratuito dá acesso a diversos cursos, mas os certificados são limitados aos associados, que pagam mensalidade de 20 dólares.

#21 Digital Innovation One

Estudantes e interessados na área de desenvolvimento de softwares podem aprender gratuitamente sobre Javascript, PHP, Python e Angular. Com certificado de participação de curso, as formações são dividas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, em aulas de duas a 12 horas de conteúdo.

#22 Stanford online

Outra universidade renomada que também disponibiliza formações gratuitas – porém, novamente, é necessário ter conhecimentos em inglês. Os cursos são divididos em cinco categorias de ensino: saúde e medicina, artes e humanidades, educação, engenharia e tecnologia.

#23 Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco tem uma escola virtual com cursos gratuitos, com certificado, nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento, Educação Básica e Pedagogia e Informática.

#24 Escola Virtual de Governo

A Escola Virtual de Governo tem cursos online e gratuitos com certificado em diversas temáticas ligadas ao setor público, como Gestão de Políticas Públicas, Governo Digital e Recursos da União.

#25 Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza disponibiliza 11 cursos online e gratuitos com certificados focados em ferramentas de trabalho como Design Thinking, Gestão de Pessoas, Gestão de Tempo, Venda, Canvas, entre outros.

#26 Ava Acadêmico – UFRB

Outra universidade brasileira a dispor de uma plataforma online com cursos gratuitos é a Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Os cursos, em geral, são profissionalizantes, como, por exemplo, Execução de recursos extraorçamentários, Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos, Leitura e produção de textos acadêmicos, entre outros. Há certificação aos alunos com aproveitamento de pelo menos 70%.

#27 ELEVE – Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados disponibiliza por meio da Eleve, ambiente de aprendizagem dos cursos à distância, cursos online com certificado grátis. As formações são divididos em três públicos: para servidores da Câmara, servidores público e para cidadãos.

#28 IFES-RS

Aberto tanto para estudantes quanto ao público geral, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul também conta com cursos online com certificação. Há dezenas de formações nas seguintes áreas: ambiente e saúde, ciências exatas e aplicadas, ciências humanas, educação, gestão e negócios, idiomas e línguas, literatura, informática, produção alimentícia e turismo e hospitalidade.

#29 SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferece cursos gratuitos com certificado em Empreendorismo, Cooperação, Finanças, Inovação, Leis, Mercado e Vendas, Organização, Pessoas e Planejamento.

#30 Senac EAD

Senac EAD liberou, de forma gratuita, diversos cursos. Segundo o Senac, os participantes dos cursos receberão certificados certificados com validade em todo território nacional. As formações são focas em Meio Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

#31 Kultivi

A Kultivi oferece cursos completamente gratuitos. Entre eles, preparatórios para concursos, focados nas provas ENEM e OAB, de idiomas, negócios e medicina. O aluno consegue um certificado gratuito quando completa a formação.

#32 Eskada UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolveu uma plataforma de cursos abertos e gratuitos. A Eskada conta com uma curadoria de conteúdo feita pela instituição de ensino. Centrados nas mais variadas áreas do conhecimento, os cursos disponibilizados são: Psicologia da Educação, Libras, Noções de Biossegurança no Trabalho relacionadas à COVID 19, Geografia Urbana, Neuropedagogia, entre outros.

#33 Intel

Destinado a quem se interessa pela tecnologia da informação e pelo universo corporativo, o portal da Intel conta com mais de 30 cursos online e gratuitos. Dentre as formações disponíveis, estão opções como armazenamento de dados em segurança, business intelligence, conectividade sem fio, entre outros.

#34 AVAMEC

A plataforma do Mec (Ministério da Educação) disponibiliza cursos gratuitos com certificado em disciplinas que compõem o ensino brasileiro (em seus mais diversos níveis). Há cursos de aperfeiçoamento, capacitação, especialização, extensão e de formação continuada.

#35 Trevisan Online

A Trevisan Online tem cursos com certificado gratuitos em Compliance e Investigação de Fraudes, Finanças e Mercados de Capitais, Gestão Financeira, Compliance e Riscos, Contabilidade, Auditoria e Controladoria.

#36 Linkedin Learning

O Linkedin tem atualmente uma trilha de aprendizado gratuita com tema Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade. Quando faz todos os 10 cursos que compõe a rota de aprendizagem, o aluno recebe um certificado. Além disso, junto com a Microsoft, disponibiliza 9 trilhas (totalizando 96 cursos) focadas em mercado de trabalho – capacitação e recolocação.

#37 Sest Senat

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) conta com cursos de aperfeiçoamento profissional online e gratuitos. As áreas de formação são relacionadas a transporte e logística, como Administração de Frota, Cidadania no Transporte de Passageiros, Administração de Garagens, entre outros.

#38 CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) disponibiliza cursos voltados para estudantes. A plataforma oferece quatro trilhas com objetivo de preparar os talentos para o mercado de trabalho: “Preparação para o Mundo do Trabalho”, “Lidando com a informática”, “Orientação e informação profissional” e “A comunicação e a matemática”.

#39 Aliança Empreendedora

IZettle, Aliança Empreendedora e TamoJunto lançaram gratuitamente o curso “Adaptando seu negócio à crise”, que, em 10 videoaulas, visa apresentar soluções em gestão financeira, acesso a crédito, venda online, além de dicas para inovar e criar oportunidades. A formação inclui certificado.

#40 PoCA

Iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o site Portal de Cursos Abertos (PoCA) tem cursos online com certificado (e gratuitos) em áreas diversas, como Matemática, Gestão e Tecnologias na Educação.

#41 Microsoft Learn

A empresa tem uma plataforma de ensino, a Microsoft Learn, onde disponibiliza diversos cursos com certificado em Tecnologia. A maior parte das formações é em inglês, mas há algumas em português.

#42 Instituto TIM

Nem todo mundo sabe, mas a operadora de celular também oferece formações gratuitas. O Instituto Tim busca levar conhecimentos de ciência, tecnologia e inovação para jovens. Ao todo, os cursos estão divididos em oito categorias de conhecimento: desenvolvimento de software, desenvolvimento web, programação mobile, games, e-books, escrita, professores e empreendedorismo.

#43 Facebook for Business

A rede social disponibiliza cursos focados em marketing, principalmente voltados para negócios digitais aproveitarem melhor o uso de suas ferramentas. Há formações em temas como anúncios e experiência de compra.

#44 Estação Hack from Facebook

Uma iniciativa do Facebook com a Digital House, a Estação Hack disponibiliza gratuitamente cursos e conteúdos (palestras e workshops) para a área de programação e desenvolvimento. Os cursos, porém, não são sob demanda – ou seja, demandam inscrições e realização de aulas de acordo com um cronograma de aulas.

Leia também: Confira modelo de currículo para baixar, preencher e se destacar no mercado

#45 Pocket Live ESPM

A ESPM oferece aulas ao vivo gratuitas com certificado – as Pocket Lives. As anteriores podem ser conferidas por gravações, mas só assistindo ao vivo o participante recebe certificado. São aulas de 2 horas, em temas ligados à vendas, branding e tecnologia.

#46 UAITEC

Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a Rede UAITEC visa à promoção da inclusão digital dos cidadãos. São mais de 60 cursos e as formações estão divididas em seis categorias: desenvolvimento de habilidades, formação profissional, novos negócios, tecnologia e comunicação, meio ambiente e saúde.

#47 Engeduca

Plataforma voltada para profissionais de Engenharia, a Engeduca oferece cursos gratuitos com certificado em temas de indústria, construção civil e inovação.

#48 Class Central

O site Class Central possui mais de 400 cursos gratuitos e com certificado de universidades da Ivy League, como Harvard e Yale, e em diversas temáticas.

#49 Prime Cursos

Prime Cursos é uma plataforma brasileira que abrange diversas áreas do conhecimento. Seus cursos online vão de gastronomia à programação, mas todos oferecem um certificado pago: impresso, custa R$ 54,90 + frete, e a versão digital, R$ 49,90.

#50 codecademy

Destinado a programadores e interessados no assunto, a codeacademy dispõe de cursos online para codificação em linguagens de programação, como jQuery, Javascript, Python, Ruby, PHP, JAVA, bem como linguagens de marcação, como CSS e HTML.

Conheça a Escola de Liderança, a plataforma de conteúdos da Fundação Estudar, que ajudará você a levar sua carreira para o próximo nível.

#51 LearnCafe

O site LearnCafe possui uma enorme quantidade de cursos gratuitos, focados em muitas categorias, assim como o Prime Cursos. Possui formações sobre moda, meio ambiente, administração e negócios e direito, por exemplo. A plataforma oferece certificado, que podem ser comprados pelo estudante ao final da formação.

#52 B3

A bolsa de valores do Brasil também disponibiliza cursos gratuitos. O objetivo, de acordo com a empresa, é promover o conhecimento financeiro a quem deseja entender mais o assunto. Dentre as formações disponibilizadas, estão: como funciona a Bolsa de Valores, produtos de renda fixa, iniciante no mercado de ações, como organizar suas finanças e muito mais.

#53 Senar EAD

O portal de Educação a Distância do SENAR visa contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural. Para isso, oferece diversos cursos de temática rural gratuitos e com certificado (para receber, o aluno precisa concluir todas as atividades obrigatórias e responder a pesquisa de satisfação). Há formações em assuntos como Bioma, Agricultura, Sustentabilidade e Produção Vegetal.

#54 Escola Virtual Portogente

A Portogente oferece diversos cursos gratuitos com certificado para quem se interessa por logística, comércio, saúde & segurança, turismo, transporte.

#55 Alison

Plataforma Alison é um empreendimento social, que oferece cursos gratuitos em diversas categorias, como: TI, saúde, ciência, idioma, marketing, matemática e negócios. Tem até uma formação temática sobre a emergência do coronavírus. Muitos dos cursos oferecem certificado, mas outros não – vale ficar de olho quando se inscrever.

#56 Insper

Em parceria com o Coursera, o Insper oferece cursos gratuitos nas áreas de Marketing analítico; Gestão de operações; Capitalismo consciente e Administração financeira. Todos oferecem opção de certificado de conclusão.

#57 ENAP

ENAP, ou Escola Nacional de Administração Pública, disponibiliza cursos gratuitos com certificado. Há programas para diversos níveis de carreiras em assuntos ligados à administração de empresas e do setor público, como Gestão Estratégica, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Logística e Compras e Políticas Públicas, entre outros.

#58 Miríada X

O site oferece cursos das mais diversas universidades e instituições de ensino de fora do Brasil. Como alguns já citados anteriormente, é uma plataforma de cursos online gratuitos que permite que estudantes do mundo todo tenham acesso a conteúdos das mais diversas áreas.

#59 OpenupEd

OpenupEd é um site internacional que oferece formações em inglês e espanhol. Todas suas formações são online e gratuitas e, embora fornecidas por diversas instituições, passam pelo filtro de qualidade da plataforma. A maior parte deles oferece certificados do tipo informal ou outros reconhecimentos. Os certificados formais podem custar, dependendo do curso.

#60 Hospital Albert Einstein

Profissionais da área da saúde também podem contar com cursos gratuitos com certificação no Hospital Albert Einstein. Entre as modalidades existentes online, o hospital disponibiliza cursos nas áreas de: Cardiologia, Neurologia, Enfermagem, Medicina Física e Reabilitação e Nutrologia.

#61 Shaw Academy

A Shaw Academy oferece quatro semanas gratuitas para experimentar seus cursos online – que têm um viés prático e são focados em diversas áreas do conhecimento, como Fotografia, Negócios, Marketing, Música, Beleza, Finanças e Tecnologia. Também oferece certificados.

#62 Aprendeaí

Com frequência, a plataforma que oferece cursos online nas áreas de soft skills, inovação e negócios, disponibiliza algumas de suas formações gratuitamente. Atualmente, oferece sem custo os cursos Inteligência Relacional: o Super Poder Ágil e Decole Sua Carreira. A inscrição em ambos inclui certificado, material de apoio, acesso vitalício e convites para lives com professores.

#63 IFSP

O IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – oferece diversas modalidades de formação à distância: cursos técnicos, superiores e de extensão. Os cursos a distância possuem aulas esporádicas e provas nos polos presenciais.

#64 Instituto Legislativo Brasileiro 

O Senado Federal também conta com uma plataforma com cursos online. Dentre as formações oferecidas, há cursos de Direito Constitucional, Política Contemporânea, Relações Internacionais, entre outros.

#65 Veduca

A plataforma Veduca possui 15 cursos 100% gratuitos com certificado: Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Ecoinovação, Ecologia Industrial, Eletromagnetismo, Engenharia Econômica, Física Básica, Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Medicina do Sono, Metodologia Científica, Probabilidade e Estatística, Coronavírus, Fundamentos de Administração e Marketing Digital.

#66 Pensar Cursos

Plataforma com cursos profissionalizantes introdutórios gratuitos, passando por Administração, Informática e Língua Portuguesa, mas abarcando também áreas específicas como gastronomia, maquiagem e estatística. Vale para quem quer aprender o básico de uma série de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

#67 Iped – Instituto Politécnico de Ensino à Distância

Mais de 1200 cursos online disponíveis na plataforma em pelo menos 55 áreas como administração, ambiental, animação e design, biomedicina, educação, contabilidade e outros. Nem todos os cursos são gratuitos mas vale dar uma conferida nas possibilidades.

#68 SESI – Serviço Social da Indústria

O SESI possui uma plataforma online de cursos, com oportunidades gratuitas e pagas, voltados a tecnologia, indústria, finanças e focados em aplicações práticas utilizadas no mercado de trabalho.

#69 Endeavor

A Endeavor possui um canal com cursos online gratuitos voltados para quem sonha em ser empreendedor. Nela, é possível aprender sobre finanças, direito e inovação, além dos fundamentos para abertura de um negócio..

#70 iFood

O Ifood passou a reunir cursos online ligados a alimentação, restaurantes e softs skills relacionados ao universo alimentício. Por lá, é possível encontrar certificações para garçons, técnica em manipulação de alimentos, gestão de tempo e outras.

Não perca ainda: LinkedIn e Microsoft disponibilizam 96 cursos onlines e gratuitos com foco em mercado de trabalho (por tempo limitado!)

 

 

Protagonistas da Mudança: Uma conversa com Anamaíra Spaggiari, da Fundação Estudar

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tivemos o privilégio de conversar com Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar, uma organização que há mais de três décadas tem impactado o desenvolvimento de jovens talentos no Brasil. Nesta entrevista, Anamaíra compartilha sua jornada pessoal e profissional, destacando os desafios enfrentados pelas mulheres em posições de liderança e compartilhando insights valiosos sobre o empoderamento feminino e o papel das organizações na promoção da igualdade de gênero. Acompanhe a seguir nossa conversa pingue-pong com Anamaíra Spaggiari:

Na Prática (NP): Anamaíra, sua jornada é inspiradora! Você mencionou sobre a importância do aprendizado ao longo do caminho. Como você vê o processo de aprendizagem em sua vida e carreira?

Anamaíra Spaggiari (AS): Aproveitar o processo de aprendizagem é algo muito gratificante. Muitas vezes, percebemos que somos nós mesmos que estabelecemos limites em nossas vidas. Quando superamos esses limites, percebemos que podemos alcançar mais e ir além. A determinação em buscar sempre mais é o que me motiva a seguir em frente, a superar desafios e a não permitir que nada me impeça de alcançar meus objetivos.

NP: Sua trajetória demonstra um grande comprometimento com o desenvolvimento pessoal e profissional. Como você enfrentou os desafios ao longo do caminho?

AS: Ao longo da minha carreira, enfrentei diversos desafios, especialmente por ser uma mulher em posições de liderança. No entanto, aprendi a lidar com a insegurança e o descrédito, concentrando-me em meus resultados e em minhas entregas. Fui humilde o suficiente para reconhecer minhas áreas de desenvolvimento e me esforcei para melhorar continuamente. Com o tempo, percebi que ganhava confiança e credibilidade à medida que demonstrava meu comprometimento e capacidade.

NP: Você mencionou a importância de encontrar mentores e construir uma rede de apoio. Como isso influenciou sua jornada?

AS: Ter mentores e uma rede de apoio foi fundamental para minha jornada. Eles me proporcionaram orientação, encorajamento e apoio em momentos desafiadores. Com sua ajuda, desenvolvi minha autoconfiança e superei obstáculos. Além disso, pude aprender com suas experiências e conselhos, o que enriqueceu minha trajetória pessoal e profissional.

NP: Em relação à liderança feminina, quais são os principais desafios que as mulheres enfrentam e como você acredita que podemos superá-los?

AS: As mulheres enfrentam uma série de desafios ao buscar posições de liderança, desde estereótipos de gênero até a falta de apoio e oportunidades. Para superá-los, é fundamental promover uma cultura inclusiva, implementar políticas de igualdade de gênero e oferecer suporte e desenvolvimento específicos para mulheres. Além disso, é importante que as próprias mulheres se empoderem, reconhecendo seu valor e buscando oportunidades para crescer e se desenvolver.

NP: Como você vê o papel das organizações na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres?

AS: As organizações desempenham um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Elas podem implementar políticas e práticas inclusivas, oferecer oportunidades de desenvolvimento e mentorias específicas, e criar um ambiente que valorize e reconheça as contribuições das mulheres. Ao fazer isso, as organizações podem contribuir significativamente para a criação de um mundo mais justo e igualitário.

NP: Finalmente, Anamaíra, quais são suas esperanças e expectativas para o futuro da liderança feminina no Brasil e no mundo?

AS: Tenho grandes esperanças para o futuro da liderança feminina. À medida que continuamos a promover a igualdade de oportunidades e a valorizar as contribuições das mulheres, acredito que veremos mais mulheres ocupando posições de destaque em todos os setores da sociedade. Isso não só beneficiará as próprias mulheres, mas também contribuirá para um mundo mais diverso, inclusivo e equitativo para todos.

Mulheres líderes podem se inscrever para programa gratuito de networking com executivas do mercado

Foto por CoWomen via Unsplash

O Mulheres de Impacto, programa gratuito e online de networking focado em lideranças femininas, está com inscrições abertas até o dia 13 de março. A ideia é formar um grupo de mulheres diversas que estejam vivendo seus primeiros anos como líderes, desempenhando funções de gestão direta ou indireta de equipes. Em encontros semanais, as formadoras conduzem conversas sobre temas fundamentais para líderes que querem melhorar suas competências em gestão, além de estabelecer uma rede de networking valiosa. São 40 vagas para a primeira turma.

Com apoio do Instituto Four e Fundação Estudar, o programa foi idealizado por Regina Papadopoulos, marketeira e estrategista que passou pelo Burger King, Grupo Boticário e Stone. Os encontros também contam com a presença de executivas como Thais Nicolau (Burger King/Mercado Livre/Nomad), Flavia Faugeres (Ambev/BRF), Verônica Hoe (META), Mariana Orsini (Dow) e Laura Andrews (Weber Shandwick), entre outras. 

Como participar 

O Mulheres de Impacto é destinado a mulheres que estão no começo de suas trajetórias de liderança. Não é preciso que a profissional tenha assumido o cargo de gestora há pouco tempo, mas os conteúdos são voltados aos desafios enfrentados antes de uma posição de liderança executiva. 

A primeira fase de seleção consiste no preenchimento de um formulário online. A partir dele, a equipe avaliará questões como diversidade, experiências das candidatas e capacidade de aprender novas habilidades de forma rápida. Depois, algumas serão selecionadas para entrevistas. 

O programa começa no dia 16 de abril, às 19h30, e terá duração total de seis semanas. Os encontros são online e acontecem sempre às terças-feiras, durante 1h30. Confira o calendário abaixo:

  • 16/04 – O que é ser líder?
  • 23/04 – Como ter uma visão estratégica?
  • 30/04 – Como desenvolver uma boa comunicação e lidar com conflitos?
  • 05/05 – Chegou a hora, e agora como formar um time?
  • 14/05 – Como desenvolver um network que te ajude?
  • 21/05 – Encerramento

 

Aspire 2024: Workshop Internacional oferece oportunidade para talentos femininos na consultoria

As inscrições para o ASPIRE 2024 já estão abertas. Este evento de recrutamento internacional, voltado exclusivamente para mulheres, promete uma experiência única em consultoria, cultura do BCG e resolução de problemas. A ideia, segundo a organização, é ajudar a formar as novas lideranças femininas do setor.

Inscreva-se aqui no Aspire 2024

Edição especial

Para esta edição especial, estamos levando brasileiras talentosas para participar de um workshop em Barcelona, Espanha. Durante os dias 15 a 17 de maio, as selecionadas terão a oportunidade de mergulhar em um programa de eventos de três dias, repleto de atividades enriquecedoras.

O ASPIRE 2024 oferece uma série de eventos, incluindo painéis de discussão, experiências de trabalho de casos reais e atividades extras projetadas para facilitar conexões e networking. 

Além disso, as participantes terão a chance de conhecer mais sobre a cultura do BCG e se envolver em estudos de casos inspiradores.

Este workshop é destinado a estudantes universitárias de graduação, mestrado, doutorado ou recém-formadas que desejam impulsionar suas carreiras na consultoria e se destacar no mercado de trabalho.

Inscreva-se

Não perca essa oportunidade de transformar o seu futuro! O prazo final para envio das informações é 10 de março

Inscreva-se agora e faça parte do ASPIRE 2024, uma jornada única de aprendizado e crescimento profissional.

 

5 estratégias para empreender no setor de investimentos, segundo sócio da Valor Capital

O mundo dos investimentos é vasto e complexo, mas também repleto de oportunidades para empreendedores visionários. Conversamos com Paulo Passoni, sócio-gerente da Valor Capital Group, uma das principais gestoras de fundos de Venture Capital e Growth Equity do país, para entender as estratégias-chave para o sucesso neste setor dinâmico.

Paulo Passoni, 45 anos, é um veterano no mundo dos investimentos, com uma carreira impressionante que o levou a ocupar cargos de destaque em empresas de renome internacional. Antes de ingressar na Valor Capital, ele atuou como sócio-gerente de investimentos dos fundos latino-americanos do SoftBank, onde desempenhou um papel fundamental em vários conselhos de empresas de destaque. Com formação em negócios e finanças pela FGV e diplomas da Harvard Business School e da Kennedy School, Passoni é uma autoridade no setor.

As 5 estratégias para empreender no setor de investimentos

#1. Avaliação do setor e autoavaliação profissional

Segundo Passoni, a primeira etapa crucial para empreender no setor de investimentos é entender a dinâmica do mercado em que se deseja atuar.

“É como um lago”, ilustra ele. “O empreendedor precisa avaliar se há ou não peixes e escolher o lago correto. Isso vale para qualquer segmento, tanto no de renda fixa como no de Venture.

Além disso, explica Passoni, é essencial fazer uma autoavaliação honesta para identificar suas próprias habilidades e preferências profissionais, adaptando sua estratégia de acordo.

“Cada pessoa possui um perfil diferente”, resume. “Alguns são extremamente quantitativos e não tão bons em lidar com pessoas. Há quem seja bom em lidar com pessoas, por exemplo, mas não é tão bom com análises. E tem profissionais que são bons em ambos

#2. Identificação de oportunidades e tendências

Para identificar oportunidades de investimento, Passoni destaca a importância de encontrar uma razão de ser dentro da indústria escolhida. Seja através da identificação de mudanças tecnológicas disruptivas ou da criação de soluções inovadoras para problemas existentes, é fundamental ter clareza sobre o valor que sua empresa pode agregar ao mercado.

“Hoje em dia, obviamente, seria inteligência artificial. E aí você pode imaginar vários negócios utilizando essa nova ferramenta. Outra opção é você entender muito de uma certa indústria e tentar criar algo que a torne melhor. Do ponto de vista da Valor, quando olhamos para empresas privadas, o indicador crucial é qualidade do time e quanta clareza eles têm em relação ao que eles estão fazendo, se estão gerando valor para os seus clientes”

#3. Desenvolvimento de rede e relacionamentos

No mundo dos investimentos, construir uma rede sólida é fundamental. Passoni enfatiza a importância de conhecer uma ampla gama de profissionais do setor, mas também ressalta a necessidade de discernimento ao cultivar relacionamentos valiosos. Priorizar conexões genuínas e de alta qualidade, na visão dele, é essencial para maximizar o impacto da sua rede no sucesso empreendedor.

“Toda vez que encontramos em nossas vidas pessoas de qualquer âmbito que possuem habilidades especiais, que trocam ideias de uma forma legal, essas sim são importantes para termos ao nosso redor. A cada 10 pessoas que você encontrar, talvez apenas uma seja extraordinária.”

#4. Gerenciamento de riscos e tomada de decisões

Em um ambiente sujeito a riscos significativos, a habilidade de gerenciamento de riscos e tomada de decisões é crucial. Passoni destaca a importância de manter uma mente aberta e estar disposto a reavaliar suas decisões à luz de novas informações. Além disso, ele enfatiza a importância de criar uma cultura organizacional baseada na confiança mútua, facilitando o debate e a tomada de decisões informadas.

“Algumas decisões são reversíveis, outras não”, pontua Passoni. “As reversíveis podem ser tomadas de forma mais rápida. As demais merecem debate com o seu time. E o que gera uma boa discussão é a confiança entre os membros. Quanto maior a confiança dos entre eles, melhor será o debate.”

#5. Utilização de tecnologia e inovação:

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante no mundo dos investimentos. Passoni diz que o potencial da inteligência artificial para transformar a forma como as análises são conduzidas e as decisões são tomadas. Além disso, ele enfatiza a importância de manter uma equipe altamente capacitada e curiosa, capaz de aproveitar ao máximo as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Em suma, empreender no setor de investimentos exige uma combinação única de visão estratégica, habilidades interpessoais e adaptabilidade às mudanças tecnológicas. Com as estratégias certas e uma mentalidade de crescimento contínuo, os empreendedores podem navegar com sucesso neste emocionante e competitivo campo.

 

20 perguntas de entrevista de emprego e como respondê-las

Duas mulheres conversam em um escritório com vista para um prédio branco. Uma delas faz perguntas de entrevista de emprego para outra
Foto por Christina Morillo via Pexels

Preparar-se para uma entrevista de emprego é essencial para aumentar suas chances de sucesso. Conhecer as perguntas mais comuns e como respondê-las de forma eficaz pode ajudá-lo a se destacar entre os concorrentes.

Neste artigo, vamos explorar as 20 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e fornecer dicas sobre como responder a cada uma delas.

#1. Fale-me sobre você.

Esta é sua chance de apresentar um resumo conciso de sua experiência profissional relevante e destacar suas principais realizações.

#2. Quais são suas maiores forças e fraquezas?

Destaque suas habilidades e competências relevantes para a posição ao mencionar suas forças. Para as fraquezas, seja honesto, mas também mostre como está trabalhando para melhorá-las.

#3. Por que você quer trabalhar aqui?

Demonstre seu conhecimento sobre a empresa e como sua visão e valores se alinham com os seus. Destaque também o que o atrai na posição específica.

#4. Como você lida com pressão e prazos apertados?

Demonstre sua capacidade de priorizar tarefas, manter a calma sob pressão e entregar resultados de qualidade dentro do prazo.

#5. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Demonstre ambição e interesse na progressão dentro da empresa, alinhando suas metas pessoais com as oportunidades de crescimento oferecidas.

#6. Por que devemos contratá-lo?

Destaque suas realizações passadas e como elas podem agregar valor à empresa. Mostre também sua paixão e comprometimento com a função.

#7. Fale sobre um desafio que você superou.

Descreva um desafio específico que você enfrentou, as ações que tomou para superá-lo e os resultados positivos alcançados.

#8. Quais são suas habilidades de trabalho em equipe?

Destaque sua capacidade de colaborar efetivamente com colegas, ouvir e respeitar diferentes pontos de vista e contribuir para o sucesso do grupo.

#9. Como você lida com feedback construtivo?

Demonstre abertura e capacidade de aprender com feedbacks, mostrando como os utiliza para melhorar seu desempenho e desenvolvimento profissional.

Leia: Feedback: Guia definitivo para dar, receber e pedir no dia a dia

#10. Qual é a sua maior conquista profissional até o momento?

Fale sobre uma conquista relevante que demonstre suas habilidades e contribuições para o sucesso, destacando os resultados alcançados.

#11. Como você se mantém atualizado em sua área de atuação?

Mencione recursos específicos que você utiliza, como livros, cursos online, workshops ou conferências, demonstrando seu compromisso com o aprendizado contínuo.

#12. Por que você está deixando seu emprego atual?

Seja honesto, mas mantenha uma abordagem positiva. Foque nos aspectos que você busca em uma nova oportunidade e como ela se alinha melhor com seus objetivos profissionais.

#13. Qual é a sua abordagem para lidar com a mudança?

Demonstre flexibilidade, adaptabilidade e disposição para aprender e se ajustar a novos desafios e ambientes.

#14. Quais são suas expectativas salariais?

Pesquise sobre faixas salariais para a posição e sua experiência, e forneça uma faixa razoável com base nisso. Você também pode mencionar que está aberto a discutir isso mais tarde.

Pretensão salarial: o que responder nessa hora e como ir bem?

#15. Descreva um momento em que você teve que resolver um conflito no trabalho.

Demonstre sua capacidade de comunicação eficaz, empatia e habilidades de resolução de problemas ao descrever como você lidou com a situação de maneira positiva e construtiva.

#16. Qual é o seu estilo de liderança?

Descreva seu estilo de liderança, destacando suas qualidades como motivador, mentor e facilitador de equipe.

5 técnicas indispensáveis para ser uma liderança de sucesso

#17. Como você define sucesso?

Dê uma resposta que mostre sua orientação para metas, realização pessoal e impacto positivo, tanto pessoal quanto profissionalmente

#18. Como você se adaptaria a uma cultura de empresa diferente da que está acostumado?

Demonstre flexibilidade e capacidade de se adaptar a diferentes ambientes de trabalho, enfatizando sua disposição para aprender e contribuir de forma positiva.

#19. Fale sobre um momento em que você falhou e como lidou com isso.

Descreva uma situação em que você enfrentou uma falha, as lições que aprendeu com ela e como usou essa experiência para crescer e melhorar.

#20. Você tem alguma pergunta para nós?

Sempre tenha pelo menos uma pergunta preparada para mostrar seu interesse na empresa e na posição. Perguntas sobre a cultura da empresa, oportunidades de crescimento ou projetos futuros são sempre boas opções.

Conclusão

Conquistar uma oportunidade de emprego envolve mais do que apenas apresentar um currículo impressionante. É durante a entrevista que você tem a chance de mostrar quem você é e por que seria um ótimo ajuste para a empresa. Ao se preparar para as 20 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e praticar suas respostas, você estará melhor equipado para enfrentar qualquer desafio que surgir durante o processo de seleção.

Lembre-se sempre de ser autêntico, confiante e focado em demonstrar como suas habilidades e experiências podem agregar valor à organização. Ao mesmo tempo, não se esqueça da importância da comunicação verbal e não verbal, pois sua linguagem corporal e tom de voz também desempenham um papel crucial na forma como você é percebido pelos entrevistadores.

Storytelling em entrevistas de emprego: como usar para contar sua história profissional?

Mulher sorri para uma outra pessoa, de costas para o plano. Ela está desenvolvendo seu storytelling em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego são momentos cruciais na vida profissional de qualquer pessoa. É nesse momento que temos a oportunidade de mostrar quem somos, o que fazemos e por que somos os candidatos ideais para a vaga. 

No entanto, transmitir todas essas informações de forma eficaz e memorável pode ser desafiador. É aí que entra o storytelling, uma técnica poderosa que pode transformar sua entrevista em uma experiência envolvente e cativante para o recrutador. 

Neste artigo, vamos explorar como utilizar o storytelling para se destacar em entrevistas de emprego e conquistar aquela tão sonhada oportunidade.

O que é Storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias. Das pinturas rupestres à Hollywood morderna, a humanidade vem aperfeiçoando as formas de captar e prender a atenção de diferentes plateias.

No contexto de uma entrevista de emprego, o storytelling envolve contar sua história de vida ou trajetória profissional de uma forma que seja relevante para a vaga e impactante para o recrutador.

Leia também: Fez uma entrevista de emprego e ainda não recebeu resposta? Vale a pena cobrar ou atitude prejudica?

Por que utilizar o Storytelling em uma entrevista de emprego?

Utilizar o storytelling em uma entrevista de emprego pode trazer diversos benefícios:

Memorabilidade

Uma boa história é mais fácil de lembrar do que uma lista de fatos e realizações. Ao contar sua história de forma envolvente, você aumenta suas chances de ser lembrado pelo recrutador.

Conexão emocional

O storytelling cria uma conexão emocional entre você e o recrutador. Ao compartilhar suas experiências e desafios de forma autêntica, você cria uma empatia que pode influenciar positivamente a percepção do recrutador sobre você.

Demonstração de habilidades

O storytelling permite que você demonstre suas habilidades de comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe de uma forma natural e orgânica.

Inscreva-se no Programa de Estágio 2024 da Fundação Estudar, com vagas para pessoas de todos os cursos de Graduação

Como utilizar o Storytelling em uma entrevista de emprego?

Aqui estão algumas dicas para utilizar o storytelling de forma eficaz em uma entrevista de emprego:

#1. Identifique sua história principal

Antes da entrevista, identifique a história principal que deseja contar. Pode ser sua jornada profissional até o momento, um desafio específico que superou ou uma experiência que o moldou como profissional.

#2. Conheça sua audiência

Antes de começar a contar sua história, leve em consideração quem é seu público – o recrutador. Pesquise sobre a empresa e a vaga, e adapte sua história para destacar como suas experiências e habilidades estão alinhadas com as necessidades da empresa.

#3. Use a estrutura de storytelling

Uma estrutura comum de storytelling é o “arco narrativo”, que inclui elementos como introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. Comece apresentando o contexto da sua história, desenvolva os desafios que enfrentou, destaque o momento de virada (o momento em que superou o desafio) e conclua com as lições aprendidas e como isso o preparou para a vaga em questão.

#4. Seja autêntico e transparente

Ao contar sua história, seja autêntico e transparente. Não tenha medo de compartilhar seus desafios e fracassos, pois são essas experiências que mostram sua resiliência e capacidade de aprendizado.

#5. Pratique, pratique, pratique

Por fim, pratique sua história várias vezes antes da entrevista. Isso ajudará você a se sentir mais confiante e articulado durante a entrevista.

A fórmula do Story Circle para criar um Storytelling para entrevistas de emprego

Uma vez que você identifica os elementos principais da sua história, é hora de montá-la de forma envolvente. Uma maneira eficaz de simplificar essa tarefa é recorrer ao Story Circle, uma técnica desenvolvida pelo roteirista Dan Harmon.

Para isso, comece sua narrativa explicando sua formação ou suas primeiras experiências profissionais. Descreva o que você almejava alcançar desde o início do seu caminho e como suas aspirações moldaram suas escolhas.

Em seguida, compartilhe como você saiu da zona de conforto para buscar seus objetivos, os desafios que enfrentou e as adaptações que teve que fazer para superá-los. Lembre-se de que toda jornada profissional tem seus altos e baixos, então reflita sobre o que poderia ter sido diferente em seu caminho e as lições que aprendeu com essas experiências.

Por fim, destaque onde essa jornada te levou e apresente sua realidade atual. Discuta como você cresceu e se desenvolveu ao longo dessa trajetória, demonstrando seu amadurecimento profissional e pessoal.

Caso prefira, assista ao nosso guia em vídeo, no canal do YouTube:

Conclusão

Em resumo, o storytelling é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a se destacar em entrevistas de emprego. Ao contar sua história de forma envolvente, você cria uma conexão emocional com o recrutador e demonstra suas habilidades e experiências de uma forma memorável. Então, na próxima vez que estiver se preparando para uma entrevista, lembre-se de utilizar o storytelling para deixar uma impressão duradoura.

Vagas em tecnologia: oportunidades de estágio e de nível júnior

Vortex, no espaço, parecido com um buraco negro, rodeado de engrenagens digitais que se parecem com pontos de luz de estrelas. Matéria de vagas em tecnologia
Vagas de tecnologia para pessoas em fase de estágio e de nível junior

O mercado de tecnologia é que mais deve crescer nos próximos anos. A dificuldade de adquirir experiência, porém, é a que mais afasta os profissionais em potencial das melhores oportunidades.

Para ajudar a resolver esse problema, o Na Prática divulga todos os meses uma lista de vagas de estágio e de nível junior no setor. Neste mês, há oportunidades em Bradesco, PicPay e muitas outras.

Acompanhe a seguir.

Inscreva-se no Conexão Tech 2024, e entre em contato com empresas do setor de tecnologia

Vagas em tecnologia: Estágio

Intratec

A Intratec está com vaga remota para engineering internship (estagiário de engenharia) para estudantes que desejem atuar com desenvolvimento de ferramentas para análise de mercado, banco de dados e automações. Os candidatos selecionados ajudarão ainda com migração de sistemas e modelagem de dados.

Inscrições: no site da Intratec

Sigga

A Sigga Technologies busca estudantes criativos e comprometidos para vaga de estágio no seu time de Produto. Para se candidatar, é preciso estar cursando nível superior em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas ou afins. É preciso que os interessados possuam conhecimento teórico de ferramentas e metodologia de desenvolvimento de sistemas e básico em linguagens de programação às quais serão direcionadas às atividades e sistemas de banco de dados e linguagem SQL.

Inscrições: pelo site da Gupy

Bradesco Seguros

O Bradesco Seguros está com inscrições abertas para o seu programa de estágio 2024, com oportunidades para diversas áreas, incluindo tecnologia. Para se candidatar, é necessário estar cursando a partir do 2° semestre de graduação em nível superior (bacharelado e/ou licenciatura) ou 1° semestre de curso em nível de tecnólogo.

Inscrições: pelo site do Programa

Quality Digital (Afirmativa)

A Quality Digital está com vaga aberta para Pessoa Estagiária de Qualidade de Software voltada apenas para mulheres pretas. Para se candidatar, as interessadas devem estar cursando Superior em cursos da área de tecnologia, interesse na área de Qualidade de Softaware e noções básicas sobre testes.

Inscrições: pelo site da Gupy

Descubra quais são os cargos com os melhores salários de tecnologia em 2024

Vagas de tecnologia: Junior

Iventis

A Iventis está com oportunidade para Desenvolvedor Junior (React Native, ReactJS, Node, Banco de dados SQL), 100% remoto, com contratação de pessoa jurídica. Os interessados precisam ter ao menos 6 meses de experiência, domínio nas linguagens de programação utilizadas pela equipe e conhecimento em inglês técnico para leitura e escrita.

Inscrições: pelo site

Taiff

A Taiff está com vaga de estágio aberta para Analista de Infraestrutura de TI Junior. Para se candidatar, é necessário possuir experiência com cabeamento e suporte presencial de TI, além de experiência na prestação de suporte remoto e principalmente pessoalmente. A pessoa contratada será responsável por administrar ambientes computacionais, mapeando riscos e levantando vulnerabilidades.

Inscrições: pelo site da Catho

Pixeon

A Pixeon, Health Tech Company com uma das maiores bases ativas de clientes da América Latina, está com vaga aberta para Analista Desenvolvedor C++. A pessoa contratada será responsável por implementar os requisitos do software dentro dos padrões de qualidade da empresa, além de elaborar e executar testes unitários e integrados para garantir a qualidade do produto, prevenindo futuras falhas/bugs. Os requisitos para se candididatar são:

– C++ Moderno (14 ou superior);

– Conhecimento da STL e Boost;

– Conhecimentos em geradores de build (CMake, etc) e configurações.

Inscrições: pelo site da Gupy

eSapiens

A eSapiens está com vagas em tecnologia abertas para Analista de Qualidade de Software Junior. A oportunidade, 100% remota, é para atuar em um time de trabalho ágil, aberto à experimentação e proposição de novos métodos e ideias.

Requisitos

  • Conhecimento de conceito e aplicação dos tipos de testes de regressão e funcional;
  • Capacidade para entender as regras de negócio da aplicação em que vai atuar;
  • Capacidade para atuar com planejamento, controle e especificações na execução dos testes;
  • Capacidade para relatar com clareza incidências e melhorias da aplicação;
  • Ser uma pessoa organizada, detalhista, com bom relacionamento interpessoal e proativa.

Inscrições: pelo site

PicPay

A PicPay, xxxx, está com inscrições abertas para Desenvolver PHP Junior, 100% remoto, para trabalhar “cros squads” com equipe multidisciplinar, que é responsável por vários produtos bancários. A pessoa contratada terá a oportunidade de atender esses produtos com soluções proprietárias e soluções de mercado, inclusive criando integrações entre elas.

Requisitos e qualificações

  • PHP 8+;
  • Frameworks Laravel, Lumen, Swoole + HyperF;
  • Armazenamento de dados em MySQL (ou outros bancos relacionais) ou Mongo/DB (ou outros bancos não relacionais);
  • Ambiente de desenvolvimento com Docker;
  • Atenção para qualidade de código e design patterns;
  • Desenvolvimento orientado a testes;
  • Versionamento de códigos utilizando Git.

 

Inscrições abertas para o programa Multiplicadores Fundação Estudar

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o seu programa Multiplicadores Fundação Estudar. Focado em formação em impacto e liderança, o programa receberá inscrições até o próximo dia 15 de março e terá duração de dois meses.

Os multicplicadores cuidam da prospecção de potenciais clientes, da divulgação e venda final dos cursos da Fundação Estudar. Até hoje, o programa já levou as iniciativas da organização para mais de 240 cidades. Mas, com a modalidade ao vivo dos cursos remotos, é possível levar desenvolvimento pessoal também para moradores de cidades que ainda não recebiam as formações presenciais.

A ideia é que os Multiplicadores da Fundação Estudar possam passar por uma experiência prática, com metas e objetivos, a fim de criar um primeiro case profissional para apresentar a recrutadores no futuro.

Ficou interessado? As inscrições podem ser realizadas até 15 de março pelo Na Prática.

Como funciona o Programa Multiplicadores Fundação Estudar?

Multiplicadores são parte essencial da iniciativa da Fundação Estudar de levar cursos de desenvolvimento pessoal e para a carreira para todos os estados brasileiros. Para exercer tais atividades, é essencial que o candidato tenha mais de 18 anos. Além disso, é necessária disponibilidade para participar de um ciclo de voluntariado de no mínimo três meses, com dedicação de, no mínimo, duas horas diárias.

5 benefícios do trabalho voluntário para a carreira

Também são competências buscadas a conexão com os valores da Fundação Estudar, senso de urgência, comunicação verbal e escrita, comprometimento, interpretação de texto e resiliência.

Entre os diferenciais para exercer a função, estão:

  • Conhecimento em técnicas de vendas e/ou sobre os cursos da Fundação Estudar
  • Ter ideias criativas
  • Saber dar e receber feedbacks

Seleção

A inscrição será em 3 etapas:

#1. Os candidatos preenchem um formulário com dados pessoais, profissionais e acadêmicos.

#2. Ao ser aprovado nesta, o jovem participa de uma entrevista

#3. Por fim, após a aprovação nas 2 etapas, o jovem passa por uma formação inicial de preparação.

Por que ser um Multiplicador?

Além de ajudar a espalhar o impacto dos cursos pelo Brasil, quem participa do Programa Multiplicadores Fundação Estudar se desenvolve pessoal e profissionalmente. Ou seja, é possível aprender na prática habilidades valiosas para o mercado e para a vida. Não só por conta das atividades rotineiras que exercerá, mas porque receberá treinamento especializado para bater suas metas e evoluir constantemente na função.

Você aprenderá:

  • Escuta e comunicação;
  • Rapport e negociação;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Inteligência Emocional;
  • Agilidade na resolução de problemas;
  • Engajamento e motivação;

Saiba como o trabalho voluntário pode impactar sua carreira

Os multiplicadores também têm muitas possibilidades de networking por ter acesso a uma rede de gente boa de alto potencial: além de outros multiplicadores, bolsistas da Fundação Estudar e lideranças inspiradoras.

Por fim, há outros benefícios exclusivos para quem entra para o programa, como participação em eventos da organização e isenção em curso da organização, por exemplo.

Inscreva-se até 19 de julho

 

Multiplicadores Fundação Estudar: Experiências que ficam para toda a carreira

Você já pensou em se tornar um agente de transformação por meio da educação? Se sim, o Programa Multiplicadores da Fundação Estudar pode ser a porta de entrada para essa jornada enriquecedora. Com inscrições abertas até 15 de março, esta iniciativa busca capacitarem jovens comprometidos com o propósito de disseminar conhecimento e impactar positivamente suas comunidades.

Para oferecer uma perspectiva mais próxima e autêntica sobre essa experiência inspiradora, o Na Prática teve a oportunidade de entrevistar dois participantes engajados no programa: Vinício Mendes, aluno de engenharia de produção na Usp, e Hayala Constantino, redatora. Suas vivências e reflexões proporcionam insights valiosos sobre o que é ser um Multiplicador e como essa experiência pode moldar o futuro pessoal e profissional dos voluntários.

Inscreva-se até 15 de março clicando aqui

O que é, afinal, o programa de Multiplicadores?

NP: Gostaria de saber, nas palavras de vocês, o que é o Programa Multiplicadores da Fundação Estudar?

VM: O Programa Multiplicadores forma pessoas que desejam disseminar os valores da Fundação Estudar de maneira prática e dinâmica.

H: Concordo com o Vinício. É uma oportunidade de capacitação e também de divulgar os valores e o impacto da Fundação.

Vinício é aluno de engenharia da Produção na Usp e tem 20 anos

NP: Interessante! Agora, sobre o processo de voluntariado em si, como vocês descreveriam essa experiência e o que ela oferece para quem participa?

VM: O processo não é linear, mas traz muito conhecimento e troca de experiências. Depende muito do perfil de cada multiplicador e como ele se coloca nessa experiência.

H: Concordo. Foi uma oportunidade de aprendizado prático, tanto em comunicação quanto em autoconhecimento. Além disso, proporcionou networking e contato com pessoas engajadas.

Hayala tem 33 anos e atualmente trabalha como redatora

Aprendizados práticos para a carreira

NP: Falando em aprendizado prático, o que vocês acham que aprenderam no programa e como planejam utilizar esses conhecimentos em suas atividades futuras?

VM: Aprendi técnicas de comunicação e persuasão que já posso aplicar, como iniciar uma conversa com um objetivo claro.

H: Para mim, foi importante aprender a passar valor para outras pessoas, o que também pretendo utilizar em entrevistas e no meu currículo, destacando a experiência de voluntariado.

NP: Ótimo! E considerando futuros processos seletivos, quais aspectos do programa vocês acham que serão cruciais para se destacar?

VM: Dedicação, trabalho em equipe e disposição para aprender. Arriscar também é importante.

H: Concordo. Além disso, organização, foco em resultados e a habilidade de vender ideias são aspectos essenciais.

Dicas importantes para se sair bem

NP: Parece que vocês obtiveram uma experiência rica e cheia de aprendizados. Há algo mais que gostariam de acrescentar?

VM: Gostaria de destacar a importância de aproveitar os encontros e conversas do programa, que podem trazer aprendizados valiosos.

H: Concordo. Também queria encorajar os próximos multiplicadores a não desistirem, mesmo diante dos desafios e da questão do tempo.

Ficou interessado/a na oportunidade?

Inscreva-se até 15 de março clicando aqui

Itaú Unibanco abre inscrições para Programas de Estágio Corporativo e Comercial com salário de 2,4 mil.

O Itaú Unibanco, maior banco da América Latina, anuncia a abertura de inscrições para seus programas de estágio, oferecendo oportunidades tanto no setor corporativo quanto na rede de agências do banco. Com vagas disponíveis em diversas áreas e regiões do Brasil, os programas visam proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Programa de Estágio Corporativo

O Programa de Estágio Corporativo do Itaú Unibanco tem como missão desenvolver, capacitar e integrar profissionais no mercado de trabalho, proporcionando aprendizado, desenvolvimento e desafios constantes. Com duração máxima de 2 anos, com renovação anual, o programa oferece oportunidades em diversas áreas, como dados, operações, finanças, tecnologia, marketing, design, recursos humanos, comercial, varejo, atacado, entre outras.

Os estagiários selecionados terão a oportunidade de trabalhar em um ambiente colaborativo e inovador, explorando as diversas possibilidades oferecidas pelo Itaú Unibanco. O programa inclui marcas como Itaú Shop, Rede e Itaú BBA, proporcionando uma experiência abrangente dentro do banco.

Programa de Estágio Comercial

O Programa de Estágio Comercial na rede de agências do Itaú oferece aos estagiários a oportunidade de aprender e desenvolver competências comerciais fundamentais para oferecer um atendimento de excelência e construir relacionamentos sustentáveis com os clientes. Os estagiários atuarão no atendimento aos clientes, orientando sobre produtos bancários e gerando novos negócios relevantes.

Benefícios de participar

Ambos os programas oferecem bolsa auxílio no valor de R$ 2.440,00 para estágio de 6 horas e R$ 1.626,67 para estágio de 4 horas, além de benefícios como:

  • plano de saúde e odontológico
  • seguro de vida,
  • vale-refeição
  • vale-transporte (apenas ônibus municipal)
  • convênio com academias
  • descontos em farmácias
  • entre outros.

Requisitos e etapas da seleção

Para participar dos processos seletivos, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

  • Disponibilidade para estagiar 4, 5 ou 6 horas por dia;
  • Cursos nas áreas de Exatas ou Humanas, com no mínimo 1 ano e meio para a formação (formação a partir de 07/2025).

O processo seletivo inclui diversas etapas, desde inscrições e testes online obrigatórios até entrevistas com gestores e contratação.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do Itaú Unibanco. Os interessados devem ficar atentos às comunicações do banco, pois novas vagas estão sendo abertas constantemente.

Ficou interessado/a?

Inscreva-se agora para o estágio comercial

Inscreva-se agora para o estágio corporativo

 

Leia