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Modelos de currículo: 20 opções para baixar, preencher e se destacar em 2022

modelos de currículo

É muito importante fazer a escolha certa entre os inúmeros modelos de currículo (ou curriculum vitae), pois eles são o primeiro contato com o quem vai te dar uma chance nas empresas. Porém, em meio a tantos detalhes, não é fácil acertar logo de cara.

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa saber sobre currículos: fazê-los não é uma algo rápido. Contudo, não é algo tão misterioso assim. Para te ajudar, disponibilizamos 20 modelos de currículo e um passo a passo de cada etapa dele!

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Índice – aprenda a editar e baixe nossos modelos de currículo prontos:

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A função do currículo (ou curriculum vitae)

Antes de baixar o modelo de currículo, é bom a gente entender o objetivo principal desse documento. Aliás, ele é um reflexo de quem você é como profissional e deve mostrar de um resumo do que você fez, o que aprendeu e o que sabe fazer.

O curriculum vitae serve para colocar seu pé na porta e garantir uma entrevista de emprego, onde você vai ter a chance de expor melhor quem você é e falar sobre tudo que ficou de fora.

Antes disso, no entanto, as empresas vão tentar saber se você é a pessoa certa ou não para a vaga com base no seu currículo.

Ou seja: é aí que o especialista decide se você avança ou não no processo seletivo.

Quais os modelos de currículo para o início de carreira?

Muitos jovens que estão no começo da carreira ficam em dúvida na hora de fazer o currículo. Nessa situação, eles não sabem o que colocar no campo “experiência profissional”, por exemplo, já que nunca trabalharam antes.

E aí? O que fazer? Não pôr nada? Deixar em branco?

Calma. Tem jeito!

No início, quando ainda não temos muito para colocar no papel, a solução é simples: pense em tudo que você já fez e o que ajudou a fazer e enriquecer sua trajetória profissional, mesmo que não tenha sido um emprego formal ou que pagasse algum dinheiro. Com certeza, você passou por muitas coisas que exigiram dedicação e o ajudaram a desenvolver novos conhecimentos e habilidades.

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Dessa forma, é hora de refletir sobre tudo que já viveu. Isso que dizer colocar na mesa trabalhos voluntários, projetos feitos durante a faculdade, viagens ou ações em empresas juniores, entre outras possibilidades, para decidir o que compõe sua história. Quais experiências fizeram você crescer e por quê?

Para enriquecer cada vez mais seu currículo, procure se capacitar, tocar projetos próprios e outras experiências que possam dar uma amostra do seu potencial. Enquanto a primeira oportunidade de emprego não acontece, tente criar você mesmo suas oportunidades!

O que mais importa, garantem os recrutadores, é trazer uma trajetória coerente, mostrando o que você já conquistou e que habilidades empregou para chegar lá – principalmente, se elas se relacionam com a vaga em questão.

Existe um modelo de currículo ideal para seguir?

Agora já ficou claro que, mesmo no início de carreira, você provavelmente tem material suficiente para montar um bom currículo, certo? Então vamos começar. Primeiro, um bom currículo exige uma formatação simples e uma edição impecável, sem um único erro de português.

Não importa sua profissão ou a posição, disso nenhum recrutador discordará. Comece pelos dados básicos: nome, endereço e contatos pessoais, que ficam no cabeçalho. A estrutura do currículo vem em seguida e se divide em 7 seções, que aparecem nessa ordem:

#1 Objetivo

#2 Formação

#3 Experiência

#4 Outras atividades

#5 Habilidades

#6 Idiomas

#7 Referências

Um currículo tradicional, usado por quem já tem mais tempo no mercado, traz as experiências profissionais antes da formação. No começo da carreira, no entanto, quando suas vivências são majoritariamente acadêmicas, é melhor invertê-los para dar destaque aos seus estudos e desenvolvimento.

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A seguir, explicaremos como preencher cada uma das seções de um currículo ideal. Além disso, para facilitar na hora que você estiver fazendo o seu, ainda teremos exemplos de cada um deles.

Confira!

1. Objetivo

O objetivo, também conhecido como objetivo ‘profissional’, deve contar com uma ou duas frases que resumem o tipo de oportunidade que você está procurando. Não é a parte mais relevante do currículo, mas como muitas pessoas acabam entregando algo genérico (ou nada), esforçar-se aqui pode ser uma chance de se destacar.

Esse momento também é uma boa chance de refletir se aquela vaga combina com seu perfil, já que atirar para todos os lados pode não ser uma boa estratégia. De um lado está você, que talvez não veja valor genuíno naquela oportunidade, e do outro está o recrutador, que pode enxergar essa falta de alinhamento rapidamente.

Então, reflita com calma. Qual é seu objetivo nesse momento? Aprender algo novo na sua área, entender como funciona uma startup, desenvolver suas capacidades analíticas? O que você de fato quer?

É claro que você, no início da carreira, não precisa ter 100% de clareza sobre o que está procurando. Não tem problema. Ainda assim, busque usar termos como desenvolvimento, crescimento, e aprendizado – eles demonstram que você está em busca de se aperfeiçoar e crescer. Na hora de preencher esse campo, pense nas razões pelas quais a vaga é interessante para você e como o que o emprego oferece é compatível com seus objetivos profissionais.

Dica: sempre que for possível, adapte o objetivo para cada vaga a que você está se candidatando. Mas atenção! Nada de mandar o nome de uma empresa para outra por engano.

Exemplos:

  • Recém formada em Direito com interesse na área de propriedade intelectual em busca de uma posição inicial no escritório X.
  • Formada em Economia com experiência em liderança de equipes e interessada em construir carreira na empresa Z.

2. Formação

É onde ficam as informações sobre sua educação, sejam elas diplomas, certificados, especializações, extensões, intercâmbios ou cursos livres. Não inclua seminários, conferências ou similares se tiver sido apenas um ouvinte. Muita gente faz isso para dar volume ao currículo, mas não é necessário nem recomendado. Caso tenha sido algo realmente importante para você, há espaço na seção sobre outras atividades.

Aqui, o que é relevante mesmo são suas formações acadêmicas, que não precisam ser de grande porte para constarem. Aprendeu a programar planilhas num curso online legal? Formou-se em algum curso intensivo complementar? Então coloque as informações.

E mantenha tudo simples: inclua nome da instituição, tipo de diploma ou certificado, curso, cidade e ano de conclusão. Notas ou médias ponderadas são desnecessárias, mas caso sua classe tenha um ranking e você esteja bem colocado, vale a menção.

Exemplo 1: Graduação

Graduação em Administração

  • Universidade do Brasil, São Paulo – Dezembro/2016

Exemplo 2: Intercâmbio

Graduação em Economia

  • Intercâmbio na Universidad de Madrid, Espanha – Junho a Dez/2016

Exemplo 3: Outras formações

Curso de extensão de econometria

  • Certificado da Instituição Y, Vitória – Janeiro a Abril/2015

Curso de lógica de programação

  • Certificado da edX.org – Junho a Dez/2015

3. Experiência

Use o fato de que o campo se chama apenas “experiência” ao seu favor: perca o medo de citar qualquer coisa que não é um emprego. É experiência aquilo que lhe adicionou em termos profissionais, onde você teve tarefas e tomou ações que tiveram resultados dentro de uma organização.

Para apresentá-las no papel, inverta a ordem cronológica, coloque a experiência mais recente primeiro.

Se tiver trabalhado em uma empresa júnior, no centro acadêmico ou em outra associação estudantil, por exemplo, pode colocar essa vivência aqui. Em seguida, adicione uma ou duas frases que resumem suas responsabilidades, preferencialmente utilizando o método STAR que explicamos anteriormente.

Exemplos:

Estagiário de marketing na Empresa B – Nov/2016 a Mar/2017

Responsável pelo acompanhamento de mídias sociais no Brasil da empresa B, uma multinacional com 10 mil funcionários. Usando Google Analytics, recomendei melhorias estratégicas para a equipe e também cuidei de traduções e produção de conteúdo para Twitter e Facebook, canais que juntos alcançavam mais de 80 mil pessoas.

Estagiário de vendas na Startup A – Janeiro a Junho/2016

Responsável pela logística de entrega de materiais e pelo acompanhamento de clientes ao longo do primeiro ano de internacionalização da startup. No projeto X, que representou um crescimento de 10% no faturamento total, também atuei como assistente do diretor e participei do planejamento estratégico da proposta.

Vice-diretor de intercâmbios sociais da AIESEC – Jan/2015 a Dez/2015

Três meses após entrar como membro da equipe nacional de intercâmbios sociais, me tornei vice-diretor e responsável por traçar uma estratégia de atração. Para bater a meta de 300 intercâmbios por ano e com um orçamento de R$ 5 mil, organizei 40 palestras online e presenciais pelo Brasil e conduzi um trabalho conjunto de follow-up até atingi-la, em agosto.

Quer saber mais sobre como relatar suas experiências?
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4. Outras atividades

Aqui ficam as experiências que foram formativas de alguma forma, mas que não cabem em outros lugares. Por exemplo, prêmios, vivências internacionais importantes, destaques acadêmicos e esportivos – todas apresentadas da maneira mais sucinta possível.

Passou três meses trabalhando na Disney e isso teve importância em sua formação profissional? Pode colocar aqui. Seu grupo venceu uma competição de cases ou fez um documentário que teve bastante visualizações no YouTube? Cabe também.

Na hora de preencher essa seção, que não é obrigatória, lembre-se sempre de que quem está lendo são recrutadores. Eles não querem saber se sua vida é animada, mas se você é um bom candidato – e tudo que estiver no currículo pode (e deve) virar assunto na entrevista, então filtre por relevância.

Abaixo alguns exemplos, aplique o raciocínio em uma das opções de modelos de currículo do Na Prática, após baixá-lo.

Exemplo 1: Voluntariado

ONG X – Agosto 2015 ao presente

Voluntário na ONG que luta pela preservação da mata atlântica. Em 2014, captei cerca de R$ 10 mil para a organização através de uma campanha de rua.

Exemplo 2: Prêmios

Competição de cases da Consultoria X – Setembro de 2016

Primeiro lugar na competição estadual no Rio de Janeiro e finalista nacional com um case sobre as estratégias de crescimento do Netflix no Brasil.

Exemplo 3: Vivências internacionais

The Walt Disney Company – Jun/2017 a Agosto/2017

Intercâmbio de trabalho na Disney Orlando durante as férias de verão norte-americanas, quando o parque recebe seu maior número de visitantes.

Este é um dos modelos de currículo ideais para quem não tem experiência

5. Habilidades

Caso você queira destacar seus conhecimentos sobre alguma ferramenta que tenha relevância para o tipo de posição que procura, como Adobe Photoshop ou Microsoft Excel, poderá fazê-lo nesta seção.

O importante é escrever de maneira sucinta e não adornar com adjetivos desnecessários. Utilize a métrica:

  • Básico
  • Intermediário
  • Avançado

Exemplo:

Microsoft Excel (intermediário), Adobe Premiere (avançado), Javascript (básico).

6. Idiomas

Aqui vem sua habilidade em outros idiomas (sincera, não vale a pena mentir!). Caso tenha alguma comprovação de fluência, como um teste reconhecido ou um certificado de alguma escola, também pode incluí-la nessa seção.

Exemplo:

Francês básico (leitura e escrita), Inglês avançado (conversação, leitura e escrita – 109 pontos no TOEFL/2019), Espanhol intermediário (conversação, leitura e escrita – aluno da Escola X desde 2018).

7. Referências

Especialmente propício para pessoas em início de carreira, o campo de referências consiste em um ou mais contatos – com nome, cargo, telefone e e-mail de cada um – que podem atestar sobre suas capacidades profissionais a partir das experiências que tiveram com você.

Assim, é possível incluir professores, orientadores em projetos universitários ou iniciação científica, chefes ou outros que conviveram com você e podem falar mais sobre seu trabalho.

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Não se esqueça de avisar suas referências antes de enviar o currículo. Em outras palavras, elas precisam saber do que se trata caso alguém entre em contato perguntando sobre você. Não se esqueça de acrescentar as referências no seu modelo de currículo!

Exemplos:

Pessoa A, professora de Economia da Faculdade X

Telefone: (99) 9999-9999

E-mail: [email protected]

Pessoa B, presidente da empresa junior X

Telefone: (99) 9999-9999

E-mail: [email protected]

Modelos de Currículo para início de carreira

Normalmente, o currículo que você envia no início da carreira é um dos mais difíceis de fazer. Ou seja, além da prática ser nova, nós temos pouco a incluir e pouco a mostrar.

Mas, como tudo na vida, esse problema também tem jeito. Se você está no início da carreira, utilize as dicas abaixo para conseguir se destacar.

Currículo para estágio

O currículo nesta fase da vida é aquele em que as nossas experiências profissionais são quase ou totalmente inexistentes. Ainda assim, é importante que mostremos aos recrutadores tudo aquilo de legal que já fizemos e que pode interessar à empresa.

Clique aqui para acessar o modelo de currículo para estágio.

Modelos de currículo para trainee

Sobretudo, vagas de trainee costumam aparecer no fim da graduação e já passam a exigir mais habilidades e experiências, ainda que mais simples e ligadas à faculdade. Dessa forma, é preciso que você demonstre com bastante clareza para o recrutador quais são as suas habilidades e competências principais.

Clique aqui para acessar o modelo de currículo para trainee

Último passo depois de baixar uma opção entre os modelos de currículo prontos: revise, revise e revise!

Por fim, não custa repetir: erros de português são muito ruins. Por isso, revise seu currículo quantas vezes precisar. Às vezes, o olhar cansado deixa alguma coisa passar, tanto em termos de acento e concordância, quanto de conteúdo geral.

É aí que entra a ajuda de amigos, colegas e familiares, que podem avaliar a melhor opção entre os modelos de currículo e oferecer feedbacks construtivos. Pergunte se há algum erro ou termo estranho, se está fácil de ler, se falta alguma coisa que você fez, o que chama a atenção… Aproveite a oportunidade para aprimorar seu currículo ainda mais.

Finalmente, revise tudo mais uma vez – dê atenção especial ao jeito certo de escrever nomes de empresas e dos cargos que você quer – e salve o arquivo. É melhor salvá-lo no formato PDF, uma opção simples que você encontra em todos os editores de texto. Ele vai manter sua formatação original e você não vai precisar se preocupar com uma quebra de linha acidental arruinando todo seu trabalho duro.

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