Post its amarelos ao lado de teclado de computador em uma mesa

É uma sensação familiar: chega o fim do dia e você sente que não fez nada (ou quase nada) do que precisava fazer.

Em tempos de produtividade acelerada e demandas dinâmicas, muitos estão buscando jeitos de melhorar a produtividade na vida pessoal e profissional.

O Na Prática mesmo já dedicou um curso por e-mail gratuito ao assunto – Life Hacks Para Fazer Seus Dias Renderem Mais –, que reúne dicas úteis para muita gente. E preparou também uma websérie sobre o assunto, que você pode assistir abaixo:

Os caminhos para fazer isso, no entanto, são inúmeros e altamente subjetivos. Afinal, as pessoas trabalham e pensam de maneiras diferentes, então não há uma única “receita de bolo” para produzir mais.

Esse é o ponto de partida de Andy Molinsky, palestrante e professor de Administração da escola de negócios da Brandeis University e autor de livros sobre liderança e negócios.

Em uma postagem recente no LinkedIn, ele compartilha suas top 5 dicas para aumentar a produtividade, incluindo algumas opções inusitadas como um “catálogo de velhas ideias” e reuniões diárias consigo mesmo.

Leia a tradução do Na Prática abaixo:

5 jeitos de aumentar sua produtividade

Todos nós queremos ser tão produtivos quanto for possível. Mas também somos humanos. Nos distraímos. Procrastinamos. Não fazemos nosso melhor. Em uma era de altas expectativas, desenvolver “hacks de produtividade” é crítico para extrair o melhor de cada dia. Aqui está meu top 5:

1. Perceba quando você não está no ápice da produtividade – e tenha a disciplina de se desligar

Você começa a escrever aquele relatório ou terminar aquela proposta… E simplesmente não está dando certo. Você toma mais um café… E nada. Pode até tentar continuar mas, na maioria dos casos, é o pior caminho: você só se sente mais frustrado e pouco produtivo.

É onde entra o ato de se desligar. Foque em outra coisa, mesmo que não pareça produtivo da maneira convencional. Para mim, esse é o momento de passear com meu cachorro ou cozinhar. Para você, pode ser algo diferente. Só encontre o que é e mantenha em mente.

2. Descubra onde você é mais produtivo e trabalhe de lá, mesmo que não seja convencional

Um dos meus lugares para trabalhar, por exemplo, é o banco de trás do meu carro estacionado. Outro lugar super produtivo para mim é um café barulhento (com meus fones de ouvido que cancelam o barulho). Também frequentemente me sinto criativo no lobby de hotéis. Mas isso sou eu.

Onde você se vê mais produtivo? Na sua mesa? No sofá? No seu escritório? No chão? Encontre o que funcione para você, mesmo que seja esquisito, e vá fundo.

Leia também: Aplicativo Pomodoro: confira 3 opções gratuitas para melhorar sua produtividade

3. Mantenha um catálogo de ideias velhas (mesmo sem saber se um dia serão úteis)

Faço isso o tempo todo e pode ser um tesouro para mim quando se trata de inovação. A chave, claro, é anotar tudo num lugar que você consegue encontrar! Então comece com um arquivo em seu computador ou encontre um caderno que goste e anote as coisas ali. Você vai se surpreender com quão útil isso será.

4. Aprenda a dizer não

Seja esperto: diga sim para as oportunidades que vão ajudá-lo a crescer e aprender, ajudar sua organização a progredir numa direção positiva e que o coloque numa posição de sucesso profissional.

Mas se algo surgir que não preencha nenhum desses requisitos, aprenda a dizer não – ou, no mínimo, aprenda a pausar antes de aceitar imediatamente e se arrepender depois.

5. Marque reuniões consigo mesmo

Passamos nossos dias trabalhando de acordo com as agendas de outras pessoas. Mas e sua própria agenda? Marque um tempo para si mesmo todos os dias. Torne-o uma reunião de verdade, um período bloqueado em seu calendário.

E não cancele essas reuniões só porque outras coisas surgiram. Considere-as sagradas. Dedique tempo aos seus próprios projetos criativos, ao aprendizado ou qualquer coisa que o ajude a avançar em sua carreira (e que você simplesmente não tem tempo para fazer na rotina).

Baixe o Ebook: Como é trabalhar em uma startup? Oito dicas para quem quer embarcar nessa!

Não existe um conjunto de dicas fixo para quem quer ser produtivo. É algo muito subjetivo e pode mudar com o tempo.

Mas ao focar no processo e alterar os elementos envolvidos, você já começa sua jornada para encontrar suas próprias maneiras de acelerar sua carreira e produtividade.

 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: