Um Projeto: Fundação Estudar
distração com a internet

Aprenda a se desligar: dicas para melhorar sua relação com a tecnologia e aumentar sua produtividade

Por Suria Barbosa

Especialista e criador de aplicativo que previne uso excessivo do celular ensina práticas eficazes para diminuir a distração com a internet e melhorar, de uma vez por todas, sua relação com a tecnologia.

A tecnologia pode ser uma grande inimiga da produtividade quando não é utilizada com moderação e consciência. Um estudo de 2016 apontou, por exemplo, que as pessoas trocam de tela, em média, a cada 47 segundos quando trabalham no computador.

Com a facilidade de acessar todo tipo de conteúdo, não é fácil criar uma relação mais saudável com a tecnologia. Ainda mais quando muitos dos maus hábitos estão bem enraizados no cotidiano. Para abandoná-los de vez, é importante agir em duas áreas principais: ajustar o ambiente e adaptar os relacionamentos.

Especialista no assunto, Andrew Dunn é co-fundador e CEO da startup criadora do aplicativo Siempo, que ajuda a prevenir o uso excessivo do celular. Confira as dicas que ele deu ao site Thrive Global sobre como evitar a distração com a internet.

Primeiros passos

 

#1 Definir metas

Pense sobre o que você quer melhorar em relação ao seu relacionamento com a tecnologia. Entenda exatamente o que você gostaria de melhorar e, então, transforme esses pensamentos em objetivos reais.

#2 Determinar regras

Peça ajuda (ou a companhia) de seu parceiro, sua família, seus amigos e colegas. Crie regras como: sem telas no quarto, sem telefone antes e depois de um determinado horário, telefone no modo “não perturbe” durante as reuniões, sem mídias sociais durante um trajeto, ou enquanto estiver na fila, etc.

#3 Construir hábitos saudáveis

Mexer no celular constantemente é um péssimo hábito. Substitua essas e outras práticas ruins por formas mais saudáveis de lidar com a tecnologia e evitar a distração com a internet.

#4 Esconder distrações físicas

A maneira mais simples de reduzir as distrações é literalmente tirá-las de perto. Guarde seu celular longe enquanto trabalha (e outros gadgets desnecessários).

#5 Fazer um detox digital

Passar 24 horas offline todas as semanas podem fazer muita diferença para sua saúde, felicidade e produtividade. Se puder, considere incluir essa prática para te ajudar a se tornar mais independente e evitar sua distração com a internet. 

Diminua seu tempo no smartphone

 

#1 Permitir apenas notificações de pessoas

Desative as permissões de alertas de aplicativos que não vêm de pessoas reais. Assim, você reduz o número de gatilhos de distração que podem atrapalhar.

#2 Criar notificações customizadas para principais contatos

Adicione contatos-chave (família, clientes) e selecione uma notificação personalizada para que você possa distinguir e priorizar essas mensagens.

#3 Colocar só ferramentas na tela inicial

Tenha apenas os aplicativos essenciais e utilitários na página inicial do celular. Coloque todo o resto em pastas na segunda ou terceira tela.

#4 Embaralhar os aplicativos regularmente

Quebre o padrão de movimento dos seus dedos mudando, frequentemente, seus aplicativos para diferentes locais e telas. Assim você se força a fazer uma escolha mais consciente e consegue evitar, assim, a distração com a internet.

#5 Dormir e acordar sem celular

Compre um despertador comum e só deixe seu telefone carregando fora do quarto. Dessa forma, você não gasta as primeiras e últimas horas do dia olhando para uma tela.

 

Leia também: Aplicativo Pomodoro – confira 3 opções gratuitas para melhorar sua produtividade


Trabalhe melhor no computador

 

#1 Controlar tempo gasto no e-mail

Limite o uso de e-mail somente a horários pré-designados e feche ele no restante do tempo.

#2 Baixar extensões de navegador

Extensões como Newsfeed Eradicator, para Facebook, e DistractionFree YouTube bloqueiam o seu feed de notícias e os vídeos recomendados, respectivamente. Assim, diminuem as chances de distração com eles. 

#3 Fazer uma coisa de cada vez

Decida quais programas ou aplicativos você precisa abrir para completar uma tarefa e feche todos os outros. Abra janelas separadas para pessoal e trabalho. E desligue o Wi-Fi se puder trabalhar sem ele.

 

Dica do Na Prática:

Autoconhecimento é fundamental para você embasar as suas decisões de vida e carreira. É por meio  dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “O que te traz felicidade genuína?”, “O que dá significado para sua vida?”, “Qual carreira faz mais sentido para mim?”. Foi pensando nesse seu momento que a Fundação Estudar criou o Autoconhecimento Na Prática, um curso de três dias que vai ajudá-lo a desvendar o seu verdadeiro Eu e a guiar com mais segurança suas escolhas profissionais e de vida. Inscreva-se agora com 10% de desconto usando o cupom AUTO10. É só clicar aqui!

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo