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Com esta dica, seu perfil vai aparecer em destaque na busca do LinkedIn

Por EXAME.com

Gerente de marketing do Linkedin afirma que usuários ativos têm maior chance de aparecerem como "perfil relevante" em buscas de recrutadores. Descubra como estar entre eles!

A principal estratégia para aparecer nas buscas que os recrutadores fazem pelo LinkedIn é usar corretamente as palavras chave que descrevam a função profissional que o candidato desempenha e também resultados atingidos. Mas não é só isso, segundo a gerente de marketing do LinkedIn, Natália Rocha.

Ganha mais visibilidade nas buscas quem é ativo. “O LinkedIn é um ambiente vivo é uma rede social não um banco de dados de currículos. Não adianta criar um perfil e não fazer nada”, diz Natália.

Além de manter o perfil completo, atualizado, com foto e o máximo de informações sobre a sua trajetória profissional e áreas de interesse, é preciso estar, de fato, presente por lá.

Isso quer dizer conectado, interagindo, compartilhando e cultivando relacionamentos. Quem faz isso vai ganha mais pontos e a soma de todas as estratégias é o que vai significar, de fato, maior chance de aparecer primeiro nas buscas dos recrutadores.

“Quando faz a busca, existe a questão da relevância do perfil”, diz. É um dos fatores levados em conta na hora de ranquear a lista de profissionais que aparece para um recrutador quando ele faz uma busca de candidatos na rede.

Como começar a aparecer na busca do LinkedIn?

Com 30 milhões de usuários brasileiros, o LinkedIn está com o engajamento dos brasileiros em alta. “A gente vê isso mudando. O brasileiro está entendendo mais como funciona, interagindo, seguindo empresas, influenciadores”, diz Natália.

O aumento da participação brasileira na rede é de candidatos e também das companhias Uma das melhores páginas de empresas da rede, segundo pesquisa divulgada em julho do ano passado, é a da brasileira Hotmart, com quase 30 mil seguidores.

O ranking levou em conta a escolha dos usuários. A qualidade, a criatividade do conteúdo compartilhado, o número de seguidores e também o engajamento atingido a partir da interação com os profissionais.

Do lado dos candidatos, uma sugestão é conhecer melhor a plataforma de compartilhamento de conteúdo e notícias, Pulse, lançada em 2015 pelo LinkedIn.

Para ser um influenciador, é preciso ser convidado pela equipe do LinkedIn, mas qualquer pessoa pode escrever um artigo. Publicar texto com foto é a única exigência técnica que o LinkedIn faz para promover artigos na Pulse.

Semanalmente milhares de textos são divulgados e a equipe da rede social até já divulgou listas com os textos de pessoas comuns que fizeram mais sucesso.

Outra tática relevante é entrar em grupos e participar de discussões. Segundo Natália, além de ganhar visibilidade para o perfil, isso mostra aos recrutadores que o candidato está conectado ao que acontece na sua área profissional.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado por Exame.com


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