Viagens, reuniões, discursos, elaboração de políticas, articulações, desastres e compromissos sociais – tudo isso pode acontecer num único dia na agenda de um presidente. Quem dirá Barack Obama, que comandou os Estados Unidos por oito anos. É seguro afirmar que ele sabe uma coisa ou outra sobre como ser produtivo.

Para dar conta de tudo ao longo de seus mandatos, Obama desenvolveu uma série de hábitos que caem bem na rotina de quem sente que tem mais tarefas que tempo disponível. “Você não pode passar o dia todo distraído com coisas triviais”, resumiu ele. Confira as práticas que o ajudavam a otimizar seu tempo e ser mais eficiente.

Inscreva-se no curso por e-mail: Conselhos de CEO

Como ser produtivo como Barack Obama

1. Crie algum tipo de uniforme

Tomar muitas decisões por dia cansa – algo conhecido como decision fatigue ou “fadiga de decisão” –, e escolher o que vestir é uma decisão também.

“Você pode ver que eu só uso ternos cinzas ou azuis. Não quero ter que decidir o que vou comer ou vestir porque tenho muitas outras decisões para tomar”, explicou Obama. (Steve Jobs também escolheu seu uniforme, composto por jeans e uma blusa preta de gola alta, por motivos similares.) 

2. Tenha um sistema simples de feedback

Obama respondia os memorandos que iam parar em sua mesa com uma de três respostas: “concordo”, “discordo” ou “vamos discutir”.  Assim, era possível organizar feedbacks e reuniões de maneira mais rápida e eficaz.

3. Prepare-se para o dia seguinte

Sua equipe se acostumou a vê-lo trabalhar noite adentro, período em que ele adiantava tarefas e se preparava para o dia seguinte, que começava às 7h.

Com todos os outros dormindo e a Casa Branca silenciosa, Obama conseguia trabalhar sozinho e sem interrupções, que podem ter um custo mais alto do que você imagina.

4. Faça exercícios diariamente

Além de tempo reservado na agenda para jogos de basquete, Obama passava pelo menos uma hora por dia na academia, alterando entre musculação e cardio. O motivo é simples: saúde. “Você precisa se exercitar ou vai quebrar em algum momento”, disse.

5. Priorize tempo para si mesmo

Além do tempo para se exercitar e trabalhar à noite, Obama também considerava sagrado seu horário de jantar, quando conversava com as filhas, relaxava e pensava em outras coisas – algo fundamental já que, algumas horas depois, começaria tudo de novo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: