A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais oferecem oportunidades de emprego atualmente. Até 2025, o setor deve ser responsável pela abertura de aproximadamente 800 mil vagas de trabalho no Brasil, segundo uma estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Isso porque os produtos e serviços ligados a tecnologia vem crescendo de forma consistente e atraindo a atenção de quem está começando a carreira ou procurando uma nova posição. Mas, o que de fato envolve esse trabalho e o que é exigido dos profissionais da área?

O conceito de Tecnologia da Informação

Ainda que possa ser compreendida de várias formas, a TI é entendida como o conjunto de todas as atividades e soluções produzidas por meio de recursos tecnológicos da computação para realizar o armazenamento, processamento, utilização e transmissão da informação. Para a informática, a informação será um dado contextualizado do qual alguma tomada de decisão poderá ser feita. 

Exemplos comuns de Tecnologia da Informação aparelhos telefônicos, softwares, computadores, satélites, redes de dados, entre outros. Os profissionais da área trabalham para que todos esses sistemas de comunicação continuem funcionando corretamente, transmitindo informações da forma mais ágil possível com a ajuda de recursos tecnológicos, buscando melhorias constantes e também criando e desenvolvendo novas tecnologias que facilitem a vida dos usuários. 

Com a pandemia de Covid-19, a utilização de recursos tecnológicos ganhou ainda mais destaque. Prova disso pode ser vista no aumento no uso de aplicativos de delivery, de plataformas para comunicação à distância e no desenvolvimento de novas atividades no mundo digital. Todos esses recursos utilizam a TI como base para o seu funcionamento. 

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Mudanças sociais

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação trouxe diversos impactos para a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Se 50 anos atrás era preciso escrever uma carta e esperar dias – quando não meses – pela resposta para entrar em contato com alguém em outra cidade ou país, hoje isso pode ser feito em questões de segundos. Outras transformações motivadas pela TI foram: 

  • Maior disseminação de conhecimento; 
  • Aumento da agilidade e eficiência em processos produtivos;
  • Fomentação da inovação; 
  • Automatização de processos;
  • Novas formas de comunicação e entretenimento;
  • Desenvolvimento econômico, científico e tecnológico;  
  • Diversificação dos processos educacionais;

Além disso, também podem ser citadas mudanças nos hábitos de consumo, relações sociais e comportamentos, de forma geral. Essas inovações também trouxeram desafios, preocupações e aumentaram desigualdades. Mas, a tecnologia é apenas uma ferramenta e seu impacto está mais relacionado com a forma como ela é utilizada pelas pessoas do que por suas propriedades em si. 

O mercado de trabalho

Outro aspecto importante que foi impactado pela Tecnologia da Informação foi o mercado de trabalho. Se de um lado, várias pessoas foram substituídas por máquinas em trabalhos mecânicos, do outro um número muito maior de novas posições foram criadas para profissionais de tecnologia. 

A demanda por esse tipo de trabalho é tão alta – e recente – que ainda não foi possível capacitar pessoas suficientes para suprir as necessidades do mercado. Um outro levantamento da Brasscom estima que o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão até 2025. Não só surgem novas oportunidades de atuação, como profissões antigas foram reinventadas.

Mesmo carreiras tradicionais como o Direito, por exemplo, tiveram seus modelos de trabalho alterados pela tecnologia. Isso inclusive gerou um movimento de criação das empresas tech e startups que misturam a tecnologia com serviços de um segmento específico. Ainda é possível mencionar a inclusão de cada vez mais tecnologia dentro do ambiente de trabalho, como aplicativos, softwares, videoconferências e muito mais. 

A Tecnologia da Informação se desenvolveu de tal forma que ela está presente em todos os setores e muitas vezes é difícil dissociá-la de atividades cotidianas. A facilidade e comodidade que as soluções tecnológicas trouxeram é um dos grandes fatores que motiva o setor a continuar crescendo. E a necessidade de continuar inovando, se manter competitivo e trazer praticidade faz com que os profissionais da área sejam extremamente desejados. 

Leia também: 10 opções de carreira em tecnologia para quem quer trabalhar na área

Não é à toa que a tecnologia é chamada de “a profissão do futuro”. Na era da revolução tecnológica, toda e qualquer tarefa, demanda, empresa ou trabalho vai necessitar de um especialista em TI para continuar desenvolvendo e melhorando os processos dentro das organizações. Isso impacta a todos, seja como alguém dentro da empresa ou como consumidor, já que as tecnologias também são uma constante na vida pessoal. 

Possibilidades de atuação

Em geral, a área de TI demanda que o profissional se atualize constantemente e siga estudando por toda a carreira. Mas como formação inicial, cursos como ciências da computação, eletrônico, engenharias, análise e desenvolvimento de sistemas e informática oferecem boas bases, seja na graduação ou em modalidade técnica/tecnóloga. 

A melhor opção depende de que tipo de trabalho se quer desenvolver. Dentro da área de tecnologia, os profissionais podem se especializar em diversos segmentos. Alguns dos mais populares são: 

  • Programação
  • Segurança da informação
  • Sistema de Redes
  • Ciência de Dados
  • Análise de Sistemas
  • Engenharia de Software
  • Infraestrutura
  • Robótica
  • Internet das Coisas
  • Entre outros.

Além dos estudos, quem atua na área recomenda que os ingressantes participem de eventos e fóruns de discussões do segmento para se manterem atualizados das novidades do setor, mas também entrar em contato com colegas e oportunidades do mercado de trabalho. As skills técnicas também não são o único foco de quem busca profissionais de tecnologia. 

Curiosidade, boas habilidades de observação, interesse em diversos assuntos e gostar de desafios são essenciais para os profissionais. Eles precisam ser capazes de entender o contexto em que estão atuando e, a partir disso, ir experimentando, testando e conectando as coisas que já existem. É esse exercício que capacita o profissional a desenvolver novas ideias e inovar. A área de TI também costuma atuar com equipes multidisciplinares, por isso o bom relacionamento interpessoal conta muito. 

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