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Conheça 5 possibilidades de trabalho voluntário e encontre o que mais combina com você

trabalho voluntário: no centro da imagem, uma jovem auxilia crianças mais jovens em uma atividade lúdica

O trabalho voluntário pode ser uma maneira muito enriquecedora de conseguir uma primeira oportunidade de emprego, mesmo sem experiência prévia. Dados de uma pesquisa da Charity Aid Foundation, por exemplo, mostram que 1 a cada 5 pessoas faziam parte de algum voluntariado no fim da última década.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

No Brasil, no entanto, a prática ainda caminha a passos curtos. Isso porque, no mesmo levantamento, ocupamos apenas a posição 74 dentre um total de 124 países analisados. Ficamos logo atrás de países como Senegal, México e Peru.

Para ajudar a explorar melhor as possibilidades desse setor, o Na Prática separou uma lista com os 5 diferentes tipos de trabalho voluntário. Confira.

Faça a diferença capilarizando o impacto da Fundação Estudar pelo Brasil afora com o programa voluntário Multiplicadores!

Os 3 tipos de trabalho voluntário mais comuns

#1. Animais e Meio Ambiente

Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente.

Por meio de projetos em instituições dentro e fora do Brasil, é possível emprestar um tempo de nossas vidas para ajudar a preservar florestas, evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas ou quem sabe até reabilitar bichinhos maltratados e abandonados.

#2. Cultura e Educação

Se você gosta de ensinar pessoas ou apoiar projetos educativos e culturais, também há projetos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que propiciam experiências de voluntariado.

Ajudar em projetos de ensino de línguas, pintura, dança e outros tende a auxiliar na formação das outras pessoas e ainda pode dar um norte a respeito da sua própria carreira.

Tem alguma habilidade ou interesse que pode ajudar as pessoas? Procure por um voluntariado que atue nessas áreas.

Acesse também: Educação em tempos de pandemia: quais são os desafios de alunos e professores?

#3. Esportes

Em muitas cidades, projetos esportivos que ajudam jovens em diversas dimensões da vida precisam de braços para ensinar, planejar, administrar e cuidar. Muitas vezes, são voluntários nessa área que permitem a inserção de crianças, adolescentes e adultos à vida em sociedade.

Além de ajudar a melhorar a saúde das pessoas, projetos esportivos também ensinam valores humanos e sociais que são levados para toda a vida. Pode ser importante para pessoas em busca de autoconhecimento.

2 modalidades de trabalho voluntário para explorar

#1. Turismo Social

Se você tem o interesse de ligar o trabalho voluntário à experiência de conhecer uma nova cultura e novos costumes, o turismo social pode ser a sua chance. No Brasil, existem projetos que selecionam, auxiliam e levam pessoas para outras partes do mundo em posições de grande impacto na vida das pessoas.

Aqui, as possibilidades são imensas e você pode ajudar em projetos dos mais variados, como os citados neste artigo, porém em outros lugares do mundo.

#2. Trabalho voluntário à distância

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter impossibilitado o vaivém das pessoas, as necessidades do mundo ainda persistem. Em toda parte, no Brasil e fora, é possível ajudar quem precisa estando em casa, em segurança, e respeitando os protocolos contra o novo Coronavírus.

É claro que, nesta categoria, os trabalhos não são “mão na massa” como no modo presencial e nem é possível ter o mesmo nível de contato com as pessoas, mas o aprendizado pode servir para que jovens profissionais tenham acesso ao modo que as organizações têm atuado nesses tempos. Nesse sentido, pode ser enriquecedor trabalhar à distância.

Se você se interessou por essa modalidade, precisa conhecer o programa Multiplicadores da Fundação Estudar, um voluntariado que desenvolve e inspira milhares de jovens pelo Brasil através de experiências de autoliderança, trabalho em equipe e muita execução!

Serão selecionados jovens de todo o Brasil para participar do programa e esses receberão treinamentos em soft skills, vendas e gestão de eventos e além de uma intensa imersão na Cultura e Valores da Fundação Estudar. Tudo isso através de uma experiência de, em média, 2 meses, nos quais você potencializa o seu crescimento profissional e se conecta às nossas oportunidades e rede de Gente Boa, levando o impacto da Fundação Estudar para todos os cantos do Brasil. Inscreva-se aqui.

Leia ainda: Trabalho voluntário: saiba como a experiência pode impactar sua carreira

Os 6 passos indispensáveis para ser promovido no trabalho

chefe parabenizando profissional por ter sido promovido no trabalho

Ainda que muito de como pode acontecer uma promoção tenha a ver com o funcionamento da organização em que se está, existem algumas medidas que o profissional pode tomar para conseguir ser promovido.

Compilamos os principais passos necessários para subir na carreira. Com base nas nossas dicas, crie um plano de ação personalizado. Ou seja: inclua eles na sua rotina da forma que achar melhor, priorizando de acordo com o grau de importância que as práticas podem ter no contexto em que está inserido atualmente.

 

6 passos indispensáveis para ser promovido no trabalho

1º Entenda o que é valorizado na cultura da organização

Você sabe o que é cultura organizacional? Basicamente, é o conjunto de valores da organização, que se traduzem, no dia a dia, em comportamentos e práticas.

Se a empresa valoriza autonomia, por exemplo, pode ser importante que os funcionários tenham independência e segurança.

Às vezes, muito imerso na sua rotina e função, o profissional deixa de lado – ou, desde o início, nem sabe – o que são esses fatores. Para conhece-los, vale a pena conversar com alguém do rh ou pesquisar na internet sobre a companhia.

2º Entenda as expectativas que existem sobre seu trabalho

Às vezes, estar cumprindo suas funções não é o bastante, visto que o gestor pode esperar também outro tipo de entrega. Por isso, vale a pena ter uma conversa que esclareça as expectativas atuais sobre seu trabalho – inclusive em relação a resultados. A partir disso, você pode entender onde deve excedê-las – ou onde agregará mais valor para a organização.

Só a conversa em si provavelmente já demonstrará proatividade para seu líder e os insights podem te ajudar a se guiar para crescer.

Leia também: O que são soft skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira

3º Entenda o que é preciso para subir na companhia

O terceiro passo é entender especificamente que outros fatores contam para subir de cargo na empresa em que está. Para isso, a melhor forma é conversar com alguém que foi promovido uma ou mais vezes. Marque um café, almoço, e tenha algumas perguntas na cabeça. Exemplos do que você pode questionar para quem já conseguiu ser promovido no trabalho:

  • a que fatores de comportamento você atribui seu crescimento aqui na companhia?
  • que entregas foram cruciais para conseguir a promoção?
  • que dicas você me daria?

4º Entenda o que você precisa desenvolver

Até aqui, você já entendeu as características que sua empresa valoriza, as expectativas que existem sobre você como profissional e o caminho para uma promoção na organização.

Com essas informações, faça uma lista do que você deve fazer (ações) e pontos que precisa desenvolver. Por exemplo, se a companhia valoriza habilidades de liderança e seu colega contou que cresceu exatamente por isso, esse deve ser um aspecto interessante para focar a atenção.

Depois de ir atrás de todos esses pontos, você terá um panorama sobre o que você precisa começar a fazer, habilidades que deve ter.

5º Crie e siga um plano de desenvolvimento

Para entender a fundo como criar um plano de autodesenvolvimento, confira esta matéria do Na Prática. Os passos básicos são:

  • definir os pontos a desenvolver
  • quebra-los em três, quatro atividades que vão te ajudar a evoluir em tal ponto
  • colocar datas em cada ação e quebrar em ações menores na sua agenda diária, se necessário
  • definir metas relacionadas a cada ponto a desenvolver: onde você planeja chegar?

É muito importante ter prazos e se organizar para ir cumprindo pedacinho por pedacinho. Não perca a meta final de vista mas divida bem as tarefas para dar conta delas na rotina.

Não basta só fazer: dar visibilidade sobre seu crescimento como profissional – e seus resultados – também deve ser parte do processo. Por isso, a próxima dica é exatamente:

6º Mostrar seu desenvolvimento

Seguindo todos esses passos, vale puxar uma conversa com seu gestor para pegar entender o que mais anda bloqueando o processo. Daí, talvez saia mais um plano de ação, talvez você apenas deva continuar se desenvolvendo no caminho que estava e esperar um pouco.

Se tudo parece encaminhado, ainda há a opção de pedir uma promoção, mas ela é complexa e merece uma matéria inteira dedicada ao tema. Em suma, você precisa estar munido de provas concretas – resultados claros – para construir seu caso e defende-lo frente ao ou aos líderes.

 

 

Desvendando o papel de CEO dentro das empresas de sucesso

placa de mesa com a palavra CEO escrita

A frente das grandes companhias de sucesso, sempre tem uma pessoa que carrega consigo o nome e o espírito da empresa: o CEO. A sigla se refere ao termo em inglês Chief Executive Officer, que pode ser traduzido como Diretor(a) Executivo(a). Na cultura brasileira, o cargo seria o equivalente ao de presidente, ou seja, a posição mais alta dentro da organização. 

O que faz um CEO

Como principal responsável pelas decisões estratégicas, o Chief Executive Officer define qual será o posicionamento e direção que a empresa deve seguir. Além disso, o profissional deve promover uma boa gestão do negócio, implementar planos de ação e pensar no futuro da organização. Tudo isso considerando todos os envolvidos no negócio, desde colaboradores, investidores até clientes e fornecedores. 

De forma geral, fica a cargo desse profissional as principais decisões de negócios de uma empresa. Contudo, ele costuma responder a um conselho que avalia sua performance. Não necessariamente o CEO é o dono ou fundador da companhia, apesar de comumente essa posição ser ocupada por quem criou a organização. De acordo com uma publicação realizada por pesquisadores no Harvard Business Review, quem desempenha essa função deve possuir um perfil específico. 

“Os tipos de habilidades cada vez mais favoráveis ​​são forte comunicação, empatia, colaboração e construção de confiança. Uma habilidade que será de maior importância será a capacidade de obter confiança pública como a face da empresa. Isso incluirá facilidade e credibilidade em relação à iniciativas socialmente responsáveis”, aponta a publicação. 

Além disso, fortes habilidades de liderança são essenciais uma vez que o profissional deve comandar um time inteiro e trabalhar em equipe. É importante ressaltar que o CEO é parte de uma equipe executiva que costuma incluir diretores de operações, finanças, tecnologia, marketing e outros, também conhecidos como cargos C-Level

Ainda segundo a HBR, a maioria dos Chief Executive Officer considerados como os melhores de 2019 (quando foi realizado o último levantamento) assumiram seus cargos, em média, aos 45 anos e trabalhavam na empresa há pelo menos quinze anos. Outro ponto interessante é que cerca de 60% deles não possuem MBA e a maioria conquistou o cargo após uma seleção interna da companhia.

Um caminho para o sucesso

Para ser considerado um bom CEO, o profissional precisa ser capaz de melhorar o rendimento financeiro da empresa ao mesmo tempo que promover boas condições de vida e trabalho para os colaboradores. Contudo, para o mercado, o posicionamento de marca e crescimento do faturamento costumam ser indicativos de uma boa gestão. 

Nomes como Steve Jobs e Jeff Bezzos são considerados como bons Chief Executive Officer pela inovação e crescimento que trouxeram às suas empresas, além da história de superação pessoal. Mas, de outro lado, muito se reclama sobre os métodos utilizados para alcançar esses resultados, que incluem exploração de mão-de-obra e abuso moral. 

De acordo com o Brand Guardianship Index 2022, da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, os CEOs da atualidade precisam fazer mais do que simplesmente ajudar um negócio a crescer e ganhar dinheiro para investidores. Em um mundo que valoriza cada vez mais as relações interpessoais, os bons líderes são aqueles capazes de construir boas relações com os stakeholders e melhorar a reputação da marca. 

Além disso, mais do que nunca, o mercado cobra que as empresas trabalhem com responsabilidade social e ESG, movimento que deve ser incentivado pelo Chief Executive Officer nas tomadas de decisões e estratégias adotadas. 

Os melhores no cargo

O índice da Brand Finance também avalia quem são os 250 principais CEOs do mundo, com base nas habilidades de construção de marca e geração de valor de forma sustentável. Na edição de 2022, Satya Nadella da Microsoft foi considerado o melhor do ano pelos esforços em transformar a cultura da empresa incentivando trabalho em equipe, inovação, inclusão e uma mentalidade de crescimento em todo o negócio. 

Os dez primeiros colocados são majoritariamente nomes à frente de empresas de tecnologia e mídia, dos Estados Unidos e China, sinalizando o importante papel que as organizações tiveram no cenário empresarial durante a pandemia. Representando o Brasil, Milton Maluhy Filho do Itaú aparece na 231º posição. Confira o top 10: 

1º – Satya Nadella da Microsoft

2º – Tim Cook da Apple

3º – Jianjun Wei da Great Wall 

4º – Huateng Ma da Tencent 

5º – Sundar Pichai da Google

6º – Shantanu Narayen da Adobe

7º – Reed Hastings da Netflix 

8º – Jensen Huang da Nvidia

9º – Marc Benioff da Salesforce

10º – Lisa Su da AM

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CTO: o que é e qual sua importância nas empresas

CTO fala ao telefone
Foto por Anna Shvets via Pexels

Para se manterem competitivas e inovadoras, muitas organizações estão recorrendo ao papel crucial de um CTO (Chief Technology Officer).

Sabe o que essa pessoa faz? Entende sua importância? Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um CTO, quais são suas funções dentro de uma empresa e qual é a sua importância para impulsionar o sucesso organizacional.

Além disso, discutiremos as formações necessárias para trilhar o caminho de um CTO. Confira a seguir.

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O que é um CTO?

CTO é a sigla para Chief Technology Officer, que em português pode ser traduzido como Diretor ou Diretora de Tecnologia.

O CTO é um executivo de alto nível responsável por liderar as estratégias tecnológicas de uma empresa. Assim, ele desempenha um papel fundamental na implementação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas, alinhando-as com os objetivos organizacionais e impulsionando a inovação.

Leia mais: Desvendando o C-Level: CEO e os outros cargos do alto escalão executivo

Funções de um CTO

Estratégia Tecnológica

O CTO é responsável por definir a estratégia tecnológica da empresa, identificando como as soluções tecnológicas podem impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência e otimizar os processos internos.

Inovação e Pesquisa

O CTO deve acompanhar as últimas tendências tecnológicas, avaliar sua relevância para o negócio e promover a inovação dentro da empresa. Ele deve estar constantemente buscando por novas tecnologias e soluções que possam manter a organização à frente da concorrência.

Gestão de Equipe

O CTO lidera a equipe de tecnologia, coordenando as atividades, definindo metas e garantindo que os projetos sejam entregues dentro do prazo e dentro do orçamento.

Segurança da Informação

A segurança dos dados é uma preocupação essencial para empresas atualmente. O CTO desempenha um papel crucial na definição de políticas e procedimentos de segurança, garantindo que a infraestrutura tecnológica seja robusta e protegida contra ameaças.

Parcerias e Integrações

O CTO colabora com outros departamentos e identifica oportunidades de parcerias estratégicas com fornecedores e empresas do setor. Ele também é responsável por garantir a integração adequada de sistemas e aplicativos em toda a organização.

Para se aprofundar, leia: “Para ter o cliente no centro, precisamos estar ao lado dele”, diz nova CTO da Qualicorp

Importância do CTO para as empresas

Em linhas gerais, O CTO tem a visão necessária para identificar as tecnologias emergentes que podem impulsionar a inovação dentro da empresa. Ao adotar e implementar essas tecnologias, ele permite que a organização se mantenha relevante e competitiva em um mercado em constante evolução.

Com sua expertise tecnológica, o CTO pode identificar e implementar soluções que otimizam os processos internos da empresa, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos.

Em uma era em que a segurança de dados é fundamental, o CTO desempenha um papel crucial na proteção das informações sensíveis da empresa, implementando medidas de segurança adequadas e garantindo a conformidade com regulamentações relevantes.

A transformação digital é essencial para a sobrevivência de muitas empresas hoje em dia. O diretor de tecnologia ou a diretora de tecnologia lidera essa transformação, alinhando as iniciativas tecnológicas com a visão estratégica da organização e capacitando-a a enfrentar os desafios digitais.

Com uma estratégia tecnológica bem planejada e implementada, o CTO ajuda a empresa a se destacar da concorrência, fornecendo uma vantagem competitiva por meio do uso eficaz da tecnologia.

Formações necessárias para se tornar um CTO

As formações que podem trilhar o caminho de um CTO podem variar dependendo da empresa e do setor. No entanto, geralmente são necessárias habilidades técnicas sólidas e uma compreensão profunda de estratégias de negócios. Algumas formações comuns incluem:

#1. Graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas afins

Uma formação técnica sólida é essencial para quem quer ser diretora ou diretora de tecnologia. Esses cursos fornecem conhecimento em programação, arquitetura de sistemas, banco de dados e outras disciplinas fundamentais.

#2. Experiência Prática

Além da formação acadêmica, é crucial ter experiência prática no campo da tecnologia. Isso pode incluir trabalhar em projetos desafiadores, liderar equipes de desenvolvimento de software ou gerenciar implementações tecnológicas.

#3. MBA ou Pós-graduação em Administração

Obter um MBA ou uma pós-graduação em administração pode ser benéfico para desenvolver habilidades de liderança, estratégia e gestão de negócios.

#4. Especializações em áreas relevantes

Dependendo do setor ou das necessidades da empresa, especializações adicionais podem ser vantajosas. Isso pode incluir certificações em segurança da informação, gerenciamento de projetos ou áreas específicas de tecnologia, como inteligência artificial, análise de dados ou computação em nuvem.

Conclusão sobre CTO

O CTO desempenha um papel fundamental na implementação de estratégias tecnológicas que impulsionam o sucesso das empresas. Sua expertise técnica, combinada com uma visão estratégica de negócios, permite que as organizações inovem, otimizem processos, garantam segurança e se destaquem em um mercado competitivo. Se você está interessado em trilhar esse caminho, é essencial obter uma formação sólida em tecnologia, adquirir experiência prática e desenvolver habilidades de liderança e gestão de negócios. Com o CTO no comando, as empresas têm a oportunidade de explorar todo o potencial da tecnologia e impulsionar seu crescimento de forma significativa.

Biologia: a carreira que explora os mistérios da vida

Em laboratóio de Biologia, uma pessoa manuseia ferramentas científicas
Foto por Chokniti Khongchum via Pexels

A Biologia é uma ciência apaixonante que nos permite compreender os segredos da vida, desde a menor célula até os ecossistemas complexos que abrigam uma variedade surpreendente de organismos.

Se você é apaixonado por explorar a natureza, fazer descobertas científicas e contribuir para a compreensão da vida na Terra, uma carreira em biologia pode ser a escolha certa para você.

Neste artigo, vamos explorar os diversos caminhos e oportunidades que a carreira em biologia oferece.

O que é Biologia?

A Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Isso inclui a investigação de sua estrutura, função, crescimento, evolução, distribuição e classificação. Os biólogos estudam uma ampla variedade de tópicos, desde a genética e microbiologia até a ecologia e a conservação da biodiversidade.

Formação em Biologia

Para seguir uma carreira em biologia, você precisará de educação e treinamento adequados. Aqui estão os passos típicos para se tornar um biólogo:

1. Graduação em Biologia:

A primeira etapa é obter um diploma de graduação ou em uma disciplina relacionada, como biologia marinha, botânica ou zoologia. Durante a graduação, você estudará uma ampla gama de tópicos biológicos e adquirirá habilidades de laboratório e pesquisa.

2. Pós-Graduação (Opcional):

Embora uma graduação possa abrir muitas portas, alguns campos podem exigir um grau avançado, como um mestrado ou doutorado, especialmente se você planeja se tornar um pesquisador acadêmico ou trabalhar em cargos de alta especialização.

3. Especialização:

Escolha uma área de especialização que corresponda aos seus interesses e metas de carreira. Alguns exemplos incluem biologia molecular, ecologia, biotecnologia, genética, conservação da natureza e microbiologia.

4. Experiência Prática:

Ganhar experiência prática é fundamental. Isso pode incluir estágios, trabalhos de campo, pesquisa de laboratório e participação em projetos científicos. Quanto mais experiência você acumular, mais competitivo será no mercado de trabalho.

Caminhos Profissionais em Biologia

Uma das coisas emocionantes sobre a biologia é a variedade de caminhos profissionais que ela oferece. Aqui estão algumas carreiras comuns em biologia:

1. Pesquisador Acadêmico:

Os pesquisadores acadêmicos trabalham em universidades e instituições de pesquisa, conduzindo estudos originais e contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

2. Biólogo de Conservação:

Os biólogos de conservação se dedicam a proteger a biodiversidade e os ecossistemas naturais, muitas vezes trabalhando em parques nacionais, organizações sem fins lucrativos ou agências governamentais.

3. Biólogo de Campo:

Biólogos de campo realizam pesquisas em ambientes naturais, coletam dados e fazem observações para entender a ecologia e o comportamento de organismos em seus habitats naturais.

4. Biólogo Molecular:

Os biólogos moleculares estudam processos biológicos em nível molecular, incluindo DNA, genes e proteínas. Eles desempenham um papel fundamental na pesquisa biomédica e biotecnologia.

5. Professor de Biologia:

Se você tem paixão por compartilhar conhecimento, pode se tornar um professor de biologia em escolas secundárias ou em instituições de ensino superior.

6. Biotecnólogo:

Os biotecnólogos aplicam princípios da biologia para desenvolver produtos e tecnologias inovadoras, como medicamentos, alimentos geneticamente modificados e bioplásticos.

Dicas para uma Carreira de Sucesso em Biologia

Mantenha-se Curioso: A biologia é uma ciência em constante evolução. Mantenha-se curioso e aberto a novas descobertas e tecnologias.

Rede de Contatos: Construa uma rede profissional sólida. Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de emprego, colaborações e orientação de colegas e mentores.

Aprenda a fazer networking com este artigo!

Desenvolva Habilidades de Comunicação: A capacidade de comunicar suas descobertas e ideias de forma clara é essencial. Aprimore suas habilidades de escrita e apresentação.

Aprimore suas Habilidades de Laboratório: Se você trabalha em um ambiente de laboratório, aprimore suas técnicas de laboratório e práticas de segurança.

Aprenda Sobre Ética em Pesquisa: A ética é fundamental em pesquisa científica. Entenda os princípios éticos que regem a pesquisa biológica.

Seja Persistente: A carreira nessa área pode ser desafiadora, com concorrência acirrada por financiamento e oportunidades. A perseverança é fundamental para o sucesso.

Conclusão

Em resumo, uma carreira em biologia oferece a oportunidade de explorar a diversidade da vida na Terra, contribuir para descobertas científicas significativas e fazer a diferença no mundo natural.

Se você é apaixonado pela natureza e pela ciência, essa pode ser a escolha perfeita para você. Com a educação certa, experiência prática e dedicação, você pode seguir uma carreira gratificante e emocionante.

O que é um CMO? Funções e Importância para Empresas

CMO
Foto por Pexels

No mundo empresarial, a figura do CMO (Chief Marketing Officer) desempenha um papel de extrema importância.

Neste artigo, exploraremos o que é um CMO, suas funções e a relevância desse cargo para as empresas. Além disso, abordaremos as formações e habilidades necessárias para trilhar o caminho de um CMO. Acompanhe!

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O que é um CMO?

O CMO, ou Chief Marketing Officer, é um cargo executivo que lidera a equipe de marketing de uma empresa. Em língua portuguesa, é possível encontrar este cargo na figura de uma diretora ou um diretor de marketing.

Esse profissional, em linhas gerais, é responsável por:

  • Desenvolver e implementar estratégias de marketing para promover o crescimento do negócio
  • Garantir uma conexão efetiva entre a empresa e seu público-alvo.

Funções de um CMO

#1. Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing

O Diretor de Marketing é responsável por criar planos de marketing eficazes que estejam alinhados aos objetivos e metas da empresa. Isso inclui:

  • Identificação de públicos-alvo
  • Pesquisa de mercado
  • Análise de concorrência e definição de estratégias para promover a marca e seus produtos ou serviços.

#2. Gerenciamento da equipe de marketing

O CMO lidera e gerencia a equipe de marketing, coordenando as atividades, definindo metas, acompanhando o desempenho e garantindo a execução eficiente das estratégias estabelecidas.

Assim, é fundamental para o CMO inspirar e motivar a equipe, promovendo um ambiente colaborativo e estimulante.

#3. Análise de dados e métricas

O CMO deve utilizar ferramentas de análise de dados para acompanhar o desempenho das campanhas de marketing, medir o retorno sobre o investimento (ROI) e identificar oportunidades de melhoria. A análise de métricas é essencial para tomar decisões embasadas e otimizar as estratégias de marketing.

#4. Gestão da marca e imagem corporativa

O CMO é responsável por gerenciar a imagem e reputação da marca no mercado. Isso envolve o desenvolvimento de uma identidade visual consistente, a criação de mensagens de marketing coerentes e a garantia de uma comunicação clara e efetiva com o público-alvo.

Saiba quem são e quanto ganham os 10 CEOS mais bem pagos do Brasil

A importância do CMO para empresas

Orientação estratégica: O CMO desempenha um papel fundamental na definição das diretrizes estratégicas da empresa. Por meio de suas estratégias de marketing, ele impulsiona o crescimento do negócio, aumenta a visibilidade da marca e conquista novos clientes, direcionando a empresa para o sucesso a longo prazo.

Conhecimento do mercado: O CMO é responsável por acompanhar de perto as tendências de mercado, identificar mudanças nas preferências dos consumidores e antecipar demandas futuras. Essas informações são essenciais para manter aempresa atualizada e competitiva, permitindo que ela se adapte rapidamente às necessidades do mercado.

Alinhamento entre marketing e vendas: O CMO desempenha um papel fundamental na integração entre as equipes de marketing e vendas. Ao garantir uma comunicação eficiente entre esses departamentos, o CMO facilita a geração de leads qualificados, a conversão de vendas e o aumento da receita.

Construção de relacionamento com o público: O CMO é responsável por criar uma conexão sólida entre a empresa e seu público-alvo. Através de estratégias de marketing eficazes, ele promove a fidelização dos clientes existentes e a aquisição de novos, construindo relacionamentos duradouros e gerando vantagem competitiva.

CTO: o que é e qual sua importância nas empresas

Formações para trilhar o caminho de um CMO

O caminho para se tornar um CMO envolve uma combinação de educação formal, experiência prática e habilidades específicas. Embora não exista uma formação única e específica para esse cargo, existem algumas áreas de estudo que podem ser vantajosas:

Marketing e Comunicação

Uma graduação em Marketing, Comunicação ou áreas relacionadas fornece uma base sólida de conhecimentos em estratégias de marketing, análise de mercado, branding e comunicação.

Administração de Empresas

Um diploma em Administração de Empresas oferece uma compreensão abrangente dos aspectos de gestão e liderança, que são essenciais para um CMO.

Análise de Dados

A habilidade de analisar dados e extrair insights valiosos é cada vez mais importante para os profissionais de marketing. Conhecimentos em análise de dados, estatística e ferramentas de análise são altamente valorizados.

Experiência Prática

Além da formação acadêmica, a experiência prática é crucial para se destacar como CMO. Trabalhar em diferentes funções de marketing, adquirir experiência em diferentes setores e demonstrar resultados tangíveis são aspectos valorizados pelos empregadores.

Conclusão

O CMO desempenha um papel estratégico e crucial dentro das empresas, liderando equipes de marketing e desenvolvendo estratégias que impulsionam o crescimento e o sucesso do negócio. Com uma combinação de conhecimentos, habilidades e experiência prática, é possível trilhar o caminho para se tornar um CMO. Investir em formação acadêmica, aprimorar habilidades analíticas e desenvolver uma visão estratégica são passos importantes para alcançar esse objetivo.

Ciência Política: Formação, Carreira e Dicas para o Sucesso

Mulher de terno representa profissional de Ciência Política
Foto via Pexels de August Richelieu

A Ciência Política é uma disciplina que se dedica ao estudo das estruturas, processos e comportamentos políticos em sociedades humanas.

Em gerla, ela busca compreender como o poder é distribuído, exercido e controlado em diferentes contextos políticos e sociais. Para isso, analisa instituições políticas, tomada de decisões, eleições, políticas públicas, teorias políticas e muito mais.

Neste artigo, você vai entender:

  • O que é ciência política
  • Como é formação na área
  • Possibilidades de carreira
  • Dicas para se dar bem no meio

O que é Ciência Política?

A Ciência Política é uma das várias disciplinas das Ciências Sociais e Humanas. Ela visa analisar e entender o funcionamento dos sistemas políticos, suas origens, desenvolvimentos e impactos na sociedade. Os cientistas políticos buscam responder a questões fundamentais, como:

  • Como os governos são formados e mantidos?
  • Como são tomadas as decisões políticas?
  • Como as políticas públicas afetam as vidas das pessoas?
  • Qual é o papel dos cidadãos e das instituições na política?
  • Como os conflitos políticos são resolvidos?

Formação em Ciência Política

Para se tornar um especialista em Ciência Política, é necessário seguir uma jornada educacional. Aqui estão os passos típicos para a formação nessa área:

Graduação em Ciência Política

A primeira etapa é concluir um curso de graduação em Ciência Política. Esse curso geralmente dura de três a quatro anos e oferece uma introdução abrangente aos princípios fundamentais da disciplina. Os estudantes podem explorar tópicos como teoria política, história política, estudos de políticas públicas, relações internacionais e pesquisa em Ciência Política.

Pós-Graduação

Após a graduação, muitos estudantes optam por prosseguir com estudos de pós-graduação para aprofundar seu conhecimento e habilidades. Isso inclui mestrados e doutorados em Ciência Política ou áreas relacionadas, como Relações Internacionais.

Pesquisa e Estágios

É essencial que os aspirantes a cientistas políticos obtenham experiência prática durante seus estudos. Isso pode incluir estágios em órgãos governamentais, ONGs, grupos de pesquisa ou partidos políticos. A pesquisa também desempenha um papel crucial, permitindo que os estudiosos contribuam com novos conhecimentos para o campo.

Carreiras em Ciência Política

Uma vez formado em Ciência Política, várias oportunidades de carreira se abrem. Aqui estão algumas delas:

Analista Político

Os analistas políticos monitoram eventos políticos, fazem análises de políticas públicas e fornecem informações valiosas para tomadores de decisão em governos, organizações sem fins lucrativos e empresas.

Consultor Político

Consultores políticos trabalham em campanhas eleitorais, ajudando candidatos a desenvolver estratégias, comunicações e táticas para ganhar eleições.

Pesquisador Acadêmico

Pesquisadores acadêmicos conduzem estudos e publicam artigos acadêmicos para contribuir com o corpo de conhecimento da Ciência Política.

Diplomata ou Funcionário Internacional

Essa carreira envolve representar um país ou organização internacional em negociações diplomáticas, relações exteriores e questões globais.

Lobbying e Advocacy

Profissionais desse setor podem trabalhar como lobistas ou defensores de causas, influenciando políticas públicas em nome de grupos de interesse.

Dicas para uma Carreira de Sucesso em Ciência Política

Networking

Construa uma rede sólida de contatos dentro e fora da academia. Conectar-se com profissionais e colegas pode abrir portas para oportunidades de carreira.

Leia mais sobre networking e sobre como fazer da maneira correta

Aprendizado Contínuo

A política está em constante evolução. Esteja sempre atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos políticos.

Leia mais sobre aprendizado contínuo em nosso artigo sobre lifelong learning

Habilidades de Comunicação

Desenvolva habilidades sólidas de escrita e comunicação verbal. Ser capaz de explicar complexidades políticas de forma clara é fundamental.

Qual é seu estilo de comunicação? Faça o teste e descubra!

Trabalho em Equipe

A política frequentemente envolve colaboração. Aprenda a trabalhar eficazmente em equipe e a resolver conflitos.

4 competências essenciais para o (bom) trabalho em equipe

Paixão pela Causa

Ter paixão e comprometimento com questões políticas que o interessem é um combustível importante para uma carreira de sucesso.

Resumo

Em resumo, a Ciência Política é uma disciplina vital que contribui para a compreensão e aprimoramento dos sistemas políticos em todo o mundo. A formação nessa área abre portas para uma variedade de carreiras influentes e gratificantes, desde a análise política até o serviço público e a pesquisa acadêmica. Com a educação adequada, experiência prática e dedicação, aqueles que desejam atuar na área podem fazer uma diferença significativa no mundo da política e da governança.

Brazil Climate Summit: “Investidores internacionais estão interessados em negócios brasileiros alinhados com práticas sustentáveis”

Cristina Castellan é Líder Estudar 2022 e Chief of Staff do Brazil Climate Summit (Imagem: Redes Sociais)

Nos dias 13 e 14 de Setembro, o mundo voltará os olhos para o Brazil Climate Summit 2023, um evento brasileiro em Nova York que busca destacar o papel do Brasil na transição global para uma economia verde.

Chief os Staff da projeto, Cristina Castellan, que é Líder Estudar 2022 e estudante de MBA da Columbia University, falou nesta segunda-feira (11) ao NaPrática e compartilhou os objetivos e expectativas para o evento. 

“O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo, potencial em biomassa e hidrogênio verde, entre muitos outros recursos”, contou ela durante o papo. “Por isso criamos a Brazil Climate Summit, pra cone’ctar o Brasil com o mundo, para mostrar como o país é um hub de soluções para os desafios climáticos”

À reportagem, Cristina falou ainda sobre o papel da iniciativa privada no debate, as soluções concretas discutidas globalmente e os entraves para os avanços da agenda verde. Confira.

Investidores internacionais de olho em negócios sustentáveis no Brasil

Cristina Castellan explicou que o Climate Summit é um evento brasileiro que se torna importante globalmente devido ao papel crucial que o Brasil tem na mitigação das mudanças climáticas. Hoje, segundo ela, 85% das fontes de energia no País são renováveis – percentual mais de três vezes maior do que nos Estados Unidos.

“A segunda edição do Brazil Climate Summit pretende discutir uma ampla gama de tópicos relacionados à sustentabilidade e ação climática”, analisa ela. “Estes incluem descarbonização da economia global, atração de capital privado para investimentos sustentáveis e promoção do desenvolvimento econômico sustentável, além de reindustrialização verde, sistemas agrícolas sustentáveis e energias renováveis.”

Na visão de Cristina, a participação da iniciativa privada é fundamental nessas discussões e deverá se fazer presente no evento de Setembro. Para ela, esta é uma oportunidade para o setor demonstrar compromisso com a sustentabilidade e com suas catalisadoras.

“Investidores e patrocinadores internacionais também estão interessados em oportunidades de negócios alinhadas com práticas sustentáveis no Brasil”, explica Cristina. “O Brazil Climate Summit é uma conferência de negócios que visa impulsionar investimentos e criar valor para negócios relacionados ao clima, o que já tem gerado um aumento nos investimentos internacionais no país.”

Falta de capital e políticas inconsistentes travam avanço da agenda verde

Para chegar às soluções, no entanto, Cristina salienta que o Brazil Climate Summit será também um momento para discutir os desafios e obstáculos da agenda verde na economia brasileira. Para ela, falta de capital, políticas inconsistentes, pressões econômicas e infraestrutura insuficiente são alguns dos entraves para solucionar os problemas climáticos.

“Estimativas apontam que serão necessários investimentos na casa de trilhões de dólares para criarmos uma economia net zero até 2050”, projeta a organizadora. “Vários países já lançaram planos e regulações robustas para estimular investimentos na área. Por isso, posicionar o Brasil como um líder no tema e desenvolver uma economia de baixo carbono por aqui pode impulsionar a economia brasileira de várias maneiras.”

Em outro ponto, Cristina diz que será importante discutir maneiras de promover a pauta ambiental a nível global, incluindo a necessidade de coordenar ações com outros países, superar barreiras comerciais e promover a conscientização sobre as contribuições positivas do Brasil para a agenda.

“A diplomacia climática e a cooperação internacional desempenham um importante papel nesse contexto”, resume ela. “É por isso que também trazemos para a conferência organizações multilaterais, representantes de outros países, investidores internacionais, governantes brasileiros, academia e representantes da sociedade civil. Só vamos conseguir resolver esses desafios de escala global se formos capazes de cooperar e encontrar soluções em conjunto.”

Quer saber mais sobre o Brazil Climate Summit? Clique aqui e descubra detalhes, speakers e a agenda completa do evento

 

Após a aprovação, como funciona o programa de trainee da Rede D’Or?

Quando Marcos Michelin, 25, se inscreveu no programa de trainee da Rede D’Or, uma série de motivações estavam por trás da sua escolha. O interesse em atuar com gestão no setor de saúde privada, no entanto, certamente era a principal. 

“A posição de liderança da Rede D’Or neste segmento me atraiu imensamente”, acrescentou ele em entrevista ao Na Prática nesta semana. “Além disso, a perspectiva de desenvolvimento profissional robusta oferecida pelo Programa Trainee, com a oportunidade de estar próximo e aprender com líderes excepcionais, também foi um grande fator motivador.”

Marcos foi aprovado no programa, em 2022, e pôde comprovar suas expectativas em relação à empresa. Após passar pelas etapas de desenvolvimento, ele foi contratado pela companhia e hoje atua como Especialista de Serviços Externos em um grande hospital da Rede D’Or.

“O programa não só me possibilitou esse ganho desejado de conhecimentos sobre o mercado, como me permitiu um desenvolvimento profissional e pessoal muito significativo”, relembrou o jovem.

Clique aqui para se inscrever no programa de Trainee da Rede D’Or

Como funciona o Programa Trainee Rede D’Or?

Ao ingressar no Trainee da Rede D’or, os selecionados passam por um processo de desenvolvimento composto por duas macro etapas.

Na primeira, logo no início, eles passam por um job rotation tanto nas unidades hospitalares quanto nas areas corporativas da companhia. Além de receberem treinamentos técnicos e comportamentais.

“Pudemos acompanhar de perto os processos, desafios e oportunidades vividos por diferentes equipes”, relembra Marcos. “Conseguimos criar uma extensa e sólida rede de contatos, importante para nossa carreira dentro da empresa.”

Depois, na segunda etapa, os trainees partem para o desenvolvimento de projetos reais de melhorias para  o negócio. Aí, segundo Marcos, os conhecimentos adquiridos ao longo da primeira etapa são colocados em prática.

“Ao longo do programa, também foram ofertados diversos treinamentos em temas importantes para nossa evolução profissional, além de trocas recorrentes com mentores e líderes da empresa”, diz ele.

Por fim, após as duas etapas, os participantes são alocados em cargos de relevância e liderança na empresa – sejam nas áreas operacionais ou nas corporativas. O objetivo, daí em diante, é desenvolver iniciativas “de alto impacto e visibilidade” dentro da Rede D’Or.

“Além disso, seguimos sendo acompanhados por um time focado no nosso desenvolvimento para que possamos nos tornar futuros gestores dentro da Rede D’Or”, explica Marcos.

E como aproveitar essas etapas da melhor maneira possível?

Segundo Marcos, o programa de trainee da Rede D’Or é “extremamente estruturado” e conta com o suporte de equipes altamente capacitadas e dedicadas para o desenvolvimento dos futuros gestores.

“Para conseguir aproveitar ao máximo esta oportunidade, sugiro que os futuros Trainees estejam muito abertos ao aprendizado, buscando absorver novos conhecimentos, habilidades e experiências, assumindo desafios e estando abertos para feedbacks e sugestões de melhoria”, indica o ex-trainee. “Recomendo também a participação ativa dos Trainees nas discussões, treinamentos e projetos nos quais forem envolvidos, mostrando interesse genuíno e contribuindo com ideias que julgarem interessantes.”

Grupo Boticário abre inscrições para Programa de Estágio e Trainee 2024

As inscrições para o programa de Estágio e Trainee do Grupo Boticário estão abertas! Com o objetivo de atrair pessoas que desejam acelerar seu desenvolvimento profissional e conquistar novas experiências, o programa oferece oportunidades de crescimento em um ambiente inovador e diverso.

Para quem deseja  construir projetos de alto impacto e potencializar seu desenvolvimento, o programa de Trainee é uma oportunidade imperdível. Com uma trilha de desenvolvimento estruturada, mentoria especializada e a possibilidade de contribuir com projetos estratégicos, as pessoas selecionadas  terão a chance de se destacar em uma das maiores empresas do segmento de beleza.

Já para as pessoas interessadas no programa de estágio, que querem colocar a teoria em prática e trilhar uma carreira promissora, o Grupo Boticário oferece oportunidades incríveis. Com a possibilidade de vivenciar a inovação na prática e colaborar em diversos desafios, o programa de Estágio é uma porta de entrada para um futuro profissional brilhante.

Da mesma forma que o programa de Trainee, o programa de Estágio também proporciona flexibilidade em termos de modelo de trabalho, permitindo que os selecionados escolham entre o trabalho remoto, híbrido ou presencial, de acordo com a área de alocação.

Quem pode se inscrever?

Os requisitos variam de acordo com o programa escolhido, mas a diversidade é valorizada, e não importa o curso ou a faculdade cursada.

Para os interessados em participar do Programa Trainee, é necessário ser formado entre os períodos de 01/2019 e 12/2023, com disponibilidade para iniciar em janeiro de 2024. O conhecimento de inglês não é um pré-requisito, e a contratação é feita em regime CLT.

Já para o Programa de Estágio, os candidatos devem estar cursando qualquer área e ter previsão de conclusão a partir de dezembro de 2024. O programa de estágio prevê jornadas de seis horas diárias e oferece os mesmos modelos de trabalho flexíveis.

Benefícios dos programas

Para ambos os programas, Trainee e Estágio, os benefícios oferecidos incluem bolsa auxílio, VR, VA, plano de saúde, gympass, vittude, auxílio home office, entre outros. 

Essa é uma oportunidade única para os jovens que desejam se destacar no mercado de trabalho, desenvolver suas habilidades e fazer parte de uma das maiores empresas de beleza do país . Não perca essa chance de impulsionar sua carreira no Grupo Boticário!

Até quando é possível se inscrever?

As inscrições estão abertas desde o dia 28 de agosto e se estendem até 22 de setembro de 2023. Os interessados podem conferir mais detalhes e se inscrever pelo link

Inscrições para o programa de Trainee e Estágio do Grupo Boticário

 

Trabalhar com Estatística é para você? Conheça habilidades necessárias e possibilidades de carreira!

trabalhar com estatística

À medida em que cresce o uso da análise de dados como ferramenta de negócio, as possibilidades de trabalhar com isso também se ampliam. E um dos campos do conhecimento e de atuação contemplados nesse contexto é o da Estatística, ramo focado na coleção e interpretação de dados numéricos ligados a fatos de ocorrência coletiva ou de massa.

Para quem se interessa, a boa notícia é que para as áreas em que se trabalha com o tema, de forma geral, não é essencial ter formação em Ciências Exatas, segundo Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para o mercado: “o que é de fato necessário é o raciocínio lógico”.

A competência é tão procurada que a ClearSale testa-a na primeira fase de todos os seus processos seletivos. “[Pensamento analítico e raciocínio lógico] são habilidades valorizadas em praticamente todas as áreas e carreiras, com incentivo constante para colaboradores que mostram interesse em desenvolvê-las”, conta ele.

Omar começou a carreira na organização, há nove anos, como analista estatístico. Antes, completou a graduação no curso de Estatística, formação que dá uma base útil e importante para uma série de coisas, afirma ele. “Como é comum nos cursos de Engenharia, por exemplo, profissionais formados podem atuar em mais áreas, já que acabam desenvolvendo habilidades valorizadas em outros campos.”

Para além do raciocínio lógico, mentalidade de dono, transparência, confiança e busca inteligente pela eficiência são traços buscados e necessários para esse tipo de atuação.

Leia também: O que os engenheiros de dados fazem e por que são tão valiosos para as organizações?

Trabalhar com Estatística é para você?

Avaliar as particularidades da carreira pode ajudar a entender se o profissional se adequaria bem ao ramo. Primeiro: em linhas gerais, os estatísticos realizam conexões da Matemática com a realidade. “É um jeito de explicar comportamentos e relações de uma forma científica”, explica o diretor da ClearSale.

Um segundo ponto importante diz respeito ao início da carreira, que tende a ser mais técnico. De acordo com Omar, é comum que o profissional só possa escolher como pretende seguir mais à frente na trajetória. “Nesse momento, o que faz mais sentido para a pessoa pensar é se ela gosta de analisar dados“, resume ele.

Os setores que mais usam habilidades Estatísticas dentro da ClearSale são os de Analytics, de Pesquisa & Desenvolvimento e de Ciência de Dados (principalmente no que diz respeito à criação de modelos estatísticos e Machine Learning).

Porém, na empresa, outras áreas, menos “óbvias”, também contam com profissionais dedicados ao campo. Exemplos disso são as de Customer Success e Pós-Vendas, cujas superintendências são lideradas por estatísticos, Marketing e Expansão Internacional, que também contam com eles em suas lideranças.

Últimos dias! Jovens são colocados frente a frente com recrutadores na Conferência Mercado Financeiro. Saiba como participar!

A Conferência Mercado Financeiro da Fundação Estudar promove bate-papos com recrutadores, painéis de conteúdo com a presença de profissionais do mercado e oportunidades de networking com outros participantes.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Neste ano, a Conferência acontece no dia 23 de outubro, presencialmente em São Paulo. A inscrição para o evento, que é gratuito, pode ser realizada pelo site. Mas, fique ligado: As inscrições estão entrando na reta final.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A CONFERÊNCIA MERCADO FINANCEIRO

Algumas das empresas já confirmadas na nova edição do evento são Stone, Santander, Itaú e Goldman Sachs.

Segundo a página do evento, 1 em cada 5 participantes da Conferência é contratado após o evento por empresas participantes. Uma delas foi Aline Bindel, que conseguiu estágio no Pátria Investimentos depois de fazer seu pitch para os representantes das empresas.

“A Conferência Na Prática Mercado Financeiro foi um momento importante para conhecer pessoas e empresas, e perceber que o mercado financeiro é muito diverso e existem oportunidades para diversos perfis de profissionais”, diz a jovem.

Programação 

Os participantes selecionados vão ter um dia inteiro de interação com as empresas participantes. Para facilitar o contato, a Fundação Estudar gera um currículo personalizado e exclusivo, destacando as qualificações, interesses e personalidade do candidato, com base nas informações coletadas no processo de inscrição.

Além dos bate-papos com os recrutadores, que ocorrem durante todo o evento, é possível participar de painéis de conteúdo com lideranças senior das empresas presentes, que abordarão temas atuais sobre o mercado financeiro.

O evento também contará com a presença grandes nomes do mercado financeiro, como Florian Bartunek, fundador da Constellation, gestora de fundos de ações com 10 bilhões de reais de patrimônio que tem, entre seus sócios, Jorge Paulo Lemann e o fundo americano Lone Pine Capital.

“Acredito que é um excelente evento para universitários e pessoas procurando colocação no mercado de trabalho. Inspiração nunca falta”, conta Maria Teixeira de Almeida, que participou de três conferências temáticas do Na Prática.

“Foi uma experiência incrível, conheci muitas pessoas diferentes e de alta performance e tive a oportunidade de conhecer muitas empresas e os profissionais delas”, lembra Maria.

Um dos eventos a que compareceu foi a Conferência Mercado Financeiro, que lhe permitiu participar de vários processos seletivos, incluindo Nubank, do qual recebeu uma proposta para trabalhar como Business Analyst.

Serão selecionados 350 jovens para participar do evento. Dentre os selecionados, cerca de 50 vão ter oportunidade de realizar um pitch – ou seja, “vender seu peixe” – durante dois minutos, para os representantes das empresas presentes.

Como se inscrever

Para participar da Conferência Mercado Financeiro, é necessário fazer sua inscrição pelo site. A inscrição inclui o preenchimento de dados de perfil, acadêmicos e profissionais, além da realização de testes online e do envio de um vídeo de apresentação.

Os 350 jovens selecionados vão receber, por e-mail, informações necessárias, orientações gerais e outros conteúdos para se prepararem para a interação com os executivos e recrutadores no evento.

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