trabalho voluntário: no centro da imagem, uma jovem auxilia crianças mais jovens em uma atividade lúdica

O trabalho voluntário pode ser uma maneira muito enriquecedora de conseguir uma primeira oportunidade de emprego, mesmo sem experiência prévia. Dados de uma pesquisa da Charity Aid Foundation, por exemplo, mostram que 1 a cada 5 pessoas fazia parte de algum voluntariado no fim da última década.

No Brasil, no entanto, a prática ainda caminha a passos curtos. Isso porque, no mesmo levantamento, ocupamos apenas a posição 74 dentre um total de 124 países analisados. Ficamos logo atrás de países como Senegal, México e Peru.

Para ajudar a explorar melhor as possibilidades desse setor, o Na Prática separou um lista com os 5 diferentes tipos de trabalho voluntário. Confira.

Baixe o e-book sobre Carreira em Impacto Social e descubra tudo sobre o setor

Os 3 tipos de trabalho voluntário mais comuns

#1. Animais e Meio Ambiente

Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente.

Por meio de projetos em instituições dentro e fora do Brasil, é possível emprestar um tempo de nossas vidas para ajudar a preservar florestas, evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas ou quem sabe até reabilitar bichinhos maltratados e abandonados.

#2. Cultura e Educação

Se você gosta de ensinar pessoas ou apoiar projetos educativos e culturais, também há projetos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que propiciam experiências de voluntariado.

Ajudar em projetos de ensino de línguas, pintura, dança e outros tende a auxiliar na formação das outras pessoas e ainda pode dar um norte a respeito da sua própria carreira.

Tem alguma habilidade ou interesse que pode ajudar as pessoas? Procure por um voluntariado que atue nessas áreas.

Acesse também: Educação em tempos de pandemia: quais são os desafios de alunos e professores?

#3. Esportes

Em muitas cidades, projetos esportivos que ajudam jovens em diversas dimensões da vida precisam de braços para ensinar, planejar, administrar e cuidar. Muitas vezes, são voluntários nessa área que permitem a inserção de crianças, adolescentes e adultos à vida em sociedade.

Além de ajudar a melhorar a saúde das pessoas, projetos esportivos também ensinam valores humanos e sociais que são levados para toda a vida. Pode ser importante para pessoas em busca de autoconhecimento.

2 modalidades de trabalho voluntário para explorar

#1. Turismo Social

Se você tem o interesse de ligar o trabalho voluntário à experiência de conhecer uma nova cultura e novos costumes, o turismo social pode ser a sua chance. No Brasil, existem projetos que selecionam, auxiliam e levam pessoas para outras partes do mundo em posições de grande impacto na vida das pessoas.

Aqui, as possibilidades são imensas e você pode ajudar em projetos dos mais variados, como os citados neste artigo, porém em outros lugares do mundo.

#2. Trabalho voluntário à distância

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter impossibilitado o vaivém das pessoas, as necessidades do mundo ainda persistem. Em toda parte, no Brasil e fora, é possível ajudar quem precisa estando em casa, em segurança, e respeitando os protocolos contra o novo Coronavírus.

É claro que, nesta categoria, os trabalhos não são “mão na massa” como no modo presencial e nem é possível ter o mesmo nível de contato com as pessoas, mas o aprendizado pode servir para que jovens profissionais tenham acesso ao modo que as organizações têm atuado nesses tempos. Nesse sentido, pode ser enriquecedor trabalhar à distância.

Leia ainda: Trabalho voluntário: saiba como a experiência pode impactar sua carreira

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: