homem digitando e escrevendo

Aprender cada vez mais sobre a sua área de atuação é um reflexo do mundo atual, no qual tudo se transforma constantemente, inclusive as necessidades do mercado. A pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade de adaptação de empresas, instituições e, sobretudo, de profissionais. Por isso, para quem deseja se desenvolver e crescer profissionalmente é essencial pensar na aprendizagem como algo maior do que apenas o ensino formal. 

Ser resiliente em tempos difíceis e estar disposto a aprender ativamente são as principais habilidades do profissional do futuro, segundo o relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial.

O documento mapeia os empregos e competências esperados para os próximos cinco anos, acompanhando as acelerações que estão interagindo e mudando o mundo como conhecemos. O objetivo, em 2020, foi lançar luz sobre as interrupções relacionadas à pandemia, contextualizadas dentro de um histórico de perspectivas e ciclos econômicos.

“As principais habilidades que os empregadores veem em proeminência na liderança, até 2025, incluem pensamento crítico e análise, bem como resolução de problemas e habilidades em autogestão, como aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.” (Future of Jobs 2020)

O mesmo relatório diz que, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação em seis meses ou menos. Enquanto isso, 94% dos líderes de negócios relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho até 2025 – um aumento de 65% em relação a 2018. Os dados apontam que, mais do que nunca, se manter atualizado, ativo e disposto a aprender, será essencial para quem deseja construir uma carreira de sucesso. 

E é nesse contexto que o Lifelong Learning se torna imprescindível. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

O que é Lifelong Learning?

Quando traduzido para a Língua Portuguesa, o termo significa “aprendizado ao longo da vida”, ou seja, um aprendizado constante. A ideia central deste conceito pressupõe que desenvolver conhecimentos e novas habilidades deve ser um hábito contínuo, uma vez que o mercado de trabalho está em evolução. 

Para se ter uma ideia, imagine quais eram as tendências e exigências em sua área de atuação há 10 anos ou mais. Sem dúvidas não serão as mesmas demandas do mercado contemporâneo, não é mesmo? Os avanços tecnológicos aceleram as mudanças e impactam diretamente a forma como os profissionais atuam.

Leia também: Como você aprende? Descubra com este material gratuito!

O domínio de novas ferramentas e de diferentes habilidades comportamentais são exigidos em um contexto de inovações, e o profissional que aplica o Lifelong Learning em sua carreira não fica para trás. Nesta realidade, a experiência da formação é uma jornada que vai muito além da conclusão de um curso superior. 

O profissional do futuro precisa encarar a aprendizagem como um processo sem fim, investindo em qualidade e desenvolvendo novas competências para lidar com a complexidade empresarial que vem se apresentando. 

“Um número significativo de líderes empresariais entende que a requalificação de funcionários, especialmente em coalizões da indústria e em colaborações público-privadas, é econômica e tem ganhos significativos em médio e longo prazo, não apenas para sua empresa, mas também para o benefício da sociedade mais amplamente.” (Future of Jobs 2020)

Na prática, como adotar o lifelong learning?

Quando se adota uma postura de aprendizagem ativa, o profissional se compromete com o desenvolvimento e se coloca à disposição para se reinventar, adequando técnicas e comportamentos à nova realidade. Essa visão aumenta as chances de crescimento, uma vez que, por meio de uma aprendizagem contínua, é possível imergir nas transformações do mundo e se atualizar sobre as inovações do mercado. 

Listamos algumas dicas que podem te ajudar a colocar em prática essa habilidade e, desde já, preparar você para o futuro. 

#1 Faça cursos online 

Diversas plataformas de ensino oferecem cursos e certificações online que, sem dúvidas, terão impactos positivos em sua carreira. Sobretudo no contexto atual, a requalificação online é uma excelente opção para se atualizar sobre as tendências da sua área e aprender novas habilidades. 

Além disso, existe uma série de instituições que oferecem formações gratuitas que ajudam a agregar valor à sua trajetória de aprendizagem. A Fundação Estudar – da qual o portal Na Prática é uma das iniciativas – disponibiliza online e gratuitamente o curso Autoconhecimento Online, que oferece certificado também gratuito. Coloque como uma meta separar um tempo na rotina para se desenvolver enquanto pessoa e profissional.

#2 Fique atento às tendências do mercado

Como já mencionamos, o mercado está em constante evolução, especialmente no contexto atual. Essas mudanças exigem que o profissional se mantenha atualizado, conhecendo as tendências e habilidades exigidas no futuro, para que esteja apto a aplicá-las com efetividade. 

Sendo assim, aquele que adota o “aprendizado ao longo da vida”, se beneficia com as mudanças, uma vez que tem como foco o aperfeiçoamento constante.  

#3 Consuma conteúdos relevantes

É possível utilizar a internet como grande aliada no processo de aprendizagem contínua, visto que no ambiente digital estão disponíveis uma fonte quase que inesgotável de informações e conteúdos relevantes. Blogs, vídeos, podcasts ou ebooks, são ótimas ferramentas para adentrar nas mais variadas áreas do conhecimento e se manter aprendendo. 

Outra dica é investir em leituras que agregam valor à sua jornada no mercado de trabalho, com livros voltados para o desenvolvimento profissional e para a carreira. Além disso, procure obras clássicas da sua área de atuação – esses autores poderão te ajudar a conhecer as tendências do seu mercado e permitir que você se aprofunde em algum conhecimento específico de sua profissão. 

#4 Elabore o seu PDI

Um planejamento alinhado com seus objetivos pode te ajudar a organizar suas prioridades, desenvolver habilidades e se preparar para novos desafios. É importante que o profissional que deseja aprender constantemente elabore um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), para traçar as metas que deseja alcançar nesta área. 

O PDI sistematiza diversas ações que serão tomadas para que você conquiste seu objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional. Ele te ajuda a traçar a rota que vai permitir que você se torne o profissional que sempre desejou ser.

Leia também: 43 sites que oferecem cursos online e gratuitos com certificado

Desenvolver essa habilidade não é simples e rápido, é um processo longo e contínuo que demanda tempo e dedicação, mas gera bons frutos para a carreira e para o desenvolvimento pessoal. Uma pessoa que busca aprender ao longo da vida está disposta a se manter focada, aproveitar os altos e baixos do processo, e, acima de tudo, a enxergar “a beleza de ser um eterno aprendiz”, como nos ensina a canção.

Por Caroline Marino

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: