Uma pessoa com uma beca de formatura estende seu diploma, que está em destaque na imagem. Acesse o Guia de Profissões
No Brasil, existem pelo menos centenas de profissões registradas em diversas áreas (Foto de Ekrulila via Pexels)

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será o nosso destino em meio a um mundo de profissões.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Nessa hora, é comum ficarmos perdidos e sem saber aonde procurar referências.

De modo geral, uma profissão é uma ocupação que alguém com uma alguma habilidade exerce.

Para ajudar a nortear a escolha dos nossos leitores, o Na Prática mostra a seguir a lista completa de profissões registradas pelo Ministério do Trabalho.

Clique a seguir na área que mais deseja atuar ou leia o conteúdo completo:

Acesse o curso gratuito Decisão de Carreira Na Prática (e tenha todo o necessário para encontrar sua profissão)

Ciências da Saúde

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Mulher com máscara veste roupa de médica e tem um estetoscópio
Foto de Tima Miroshnichenko via Pexels

Biomedicina

A prevenção de doenças por meio da análise de microorganismos e de estruturas celulares é a base da biomedicina. Os profissionais desta área se empenham em pesquisa clínica para aplicar os conhecimentos na descoberta de novos medicamentos. Os biomédicos podem, portanto, trabalhar para a indústria farmacêutica, além de atuar com toxicologia, estética etc. 

Educação Física

A prática orientada de atividades físicas como forma de melhorar saúde e bem-estar é o pilar desta profissão. A educação física é muito ligada ao esporte e à fisiologia dos exercícios. Normalmente associamos o trabalho dos profissionais às academias de ginástica, mas eles também podem trabalhar com recreação e reabilitação, além da função de personal trainer, por exemplo.

Enfermagem

A pandemia elevou à máxima potência a importância do profissional que domina as técnicas para reestabelecer a saúde dos pacientes, administrar medicamentos, fazer curativos etc. Mesmo no caso daqueles que não trabalham em Unidades de Terapia Intensiva, enfermeiros estão na “linha de frente” porque lidam rotineiramente com doenças. A área de atuação pode abranger (além do ambiente hospitalar) pesquisa clínica, estética e geriatria.

Farmácia

Enquanto enfermeiros atuam na administração dos medicamentos prescritos pelos médicos, os farmacêuticos são aqueles que produzem, de fato, os remédios. Os profissionais de Farmácia não restringem sua atuação às drogarias, podendo, também, trabalhar com auditoria e fiscalização sanitária, controle de pragas urbanas e toxicologia

Fisioterapia

Muito associados à reabilitação física de pacientes que sofreram lesões, o profissional de Fisioterapia é responsável por coordenar esse tipo de tratamento por meio de exercícios específicos. Entretanto, para além da traumatologia, fisioterapeutas também estudam as funções cardiorrespiratórias e neurológicas, podendo atuar em hospitais, clínicas e até mesmo na indústria de equipamentos. A área de atuação também envolve a supervisão de esportistas para a prevenção de traumas.

Terapia ocupacional

Os terapeutas ocupacionais têm conhecimentos complementares em áreas como saúde, assistência social e educação. Sua função é promover autonomia de pessoas com dificuldade de participar da vida social, seja por algum problema de saúde ou psicológico, por exemplo. Os profissionais podem trabalhar com atendimento em domicílio ou em hospitais (incluindo psiquiátricos), clínicas, casas de repouso, creches etc.

Fonoaudiologia

O estudo da comunicação e da linguagem dá as diretrizes para a prática dos fonoaudiólogos. São os profissionais deste segmento da Saúde que diagnosticam e tratam alterações auditivas, vocais e, até mesmo, problemas de dicção. Muito procurados por cantores, locutores e professores que usam constantemente a fala, os fonoaudiólogos também trabalham em hospitais e clínicas auxiliando pacientes com surdez.

Medicina Veterinária

Os profissionais da medicina veterinária são os responsáveis por promover a saúde de animais domésticos e silvestres. Mas, para além da experiência clínica, os veterinários também podem trabalhar no setor ambiental (para controle de pragas) e na área industrial (para supervisionar produtos de origem animal).

Medicina

Assim como as especialidades são vastas – existem mais de cinquenta –, as atribuições de um profissional da medicina também são amplas. Com o intuito promover saúde por meio da prevenção e do combate a doenças, os médicos podem atuar como gestores, pesquisadores, professores, clínicos e cirurgiões. 

Nutrição

Cabe ao nutricionista orientar as pessoas sobre os efeitos dos alimentos no organismo, de maneira a garantir o melhor aproveitamento de nutrientes, prevenindo doenças ou, até mesmo, ajustando a alimentação conforme um objetivo específico. Os profissionais da área costumam fazer atendimento individual dos pacientes (inclusive atletas), mas também podem trabalhar em spas, dar consultoria a restaurantes, indústria alimentícia etc.

Odontologia

Profissional responsável pela saúde bucal, a atuação do dentista vai desde a parte estética até a cirúrgica. Pode trabalhar, portanto, em clínicas e hospitais. Porém, há um leque amplo de especialidades, tais como endodontia (que cuida dos tratamentos de canal, por exemplo), odontopediatria, harmonização orofacial, entre outras. 

Psicologia

O ser humano é, por si só, bastante complexo e, diante disso, cabe ao profissional da Psicologia dar conta de fenômenos psíquicos e comportamentais, a fim de diagnosticar e tratar doenças mentais e distúrbios de ordem emocional. Normalmente o tratamento é individualizado, mas as especialidades possíveis são muitas. Há psicólogos especializados em luto; outros, na parte educacional; enquanto existem especialistas que se ocupam do viés empresarial. 

Radiologia

A visão ampla da anatomia do corpo para o diagnóstico de traumas e de outras desordens físicas é a especialidade dos radiologistas. Os profissionais desta área atuam em laboratórios, hospitais, clínicas e até mesmo na criminologia, por meio da radiologia forense. 

Tecnologia

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Ciência da Computação

O estudo das aplicações tecnológicas para processamento de dados é a base da Ciência da Computação. O curso é um dos mais abrangentes para formar profissionais de TI. Como se sabe, diante da evolução tecnológica a demanda por especialistas nesta área aumenta vertiginosamente. A atuação se dá em segmentos como segurança da informação, desenvolvimento de sistemas, administração de redes etc. 

Ciência de Dados

No contexto do big data (campo que estuda os grandes conjuntos de dados disponíveis), a ciência de dados vem se integrando cada vez mais aos negócios e impactando até mesmo o processo de seleção de pessoas – por meio da aplicação conhecida como people analytics, por exemplo –, isso tudo sem falar nas contribuições para o campo da saúde, por meio da “medicina de dados”.  

Tecnologia da Informação

Exemplos comuns de Tecnologia da Informação aparelhos telefônicos, softwares, computadores, satélites, redes de dados, entre outros. Os profissionais da área trabalham para que todos esses sistemas de comunicação continuem funcionando corretamente, transmitindo informações da forma mais ágil possível com a ajuda de recursos tecnológicos. As especializações para quem trabalha de TI vão desde programação até robótica, passando por engenharia de software e sistema de redes.

Ciências Exatas

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Foto de Nothing Ahead via Pexels

Ciências Contábeis

O profissional de Contabilidade é fundamental para os negócios, já que a figura do contador é imprescindível para administrar a parte burocrática das finanças de uma empresa. Além de prestar consultoria para organizações dos mais diversos segmentos, os contadores podem atuar em fábricas, ONGs etc.

Estatística

A figura do profissional de estatística é muito associada a questionários e pesquisas de opinião pública. De fato, esta é uma faceta importante desde trabalho, mas os especialistas nesta área também são valiosos no setor financeiro, na indústria e até mesmo na área da Tecnologia.

Física

A relação entre matéria e energia é a base do que estudam os físicos. É comum que os associemos diretamente à área acadêmica, mas estes profissionais também podem trabalhar na área ambiental, informática, indústria, além do segmento de física nuclear. 

Matemática

Assim como no caso da Física, naturalmente podemos pensar que alguém formado em Matemática só poderá atuar em escolas ou universidades. No entanto, os experts na ciência do raciocínio lógico são importantes na economia, informática e até mesmo na medicina.

Ciências Biológicas e da Terra

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-o-recipiente-com-algas-marinhas-2280568/
Foto de Chokniti Khongchum via Pexels

Biologia

A etimologia da palavra “biologia” está relacionada com o “estudo da vida” em suas mais variadas formas. Os profissionais podem atuar como professores ou se envolver na área da saúde (com microbiologia) e ambiental.

Química

O profissional químico se ocupa de substâncias, características físico-químicas e suas reações. A área de atuação é ampla, já que envolve indústria de cosméticos, alimentos, papel e celulose etc. O profissional também pode lecionar e trabalhar com pesquisa.

Zootecnia

Aqui, o foco é a melhora na produção e na qualidade de produtos de origem animal, bem como de itens para consumo dos animais. Agropecuária e empresas que fabricam e comercializam esse tipo de produto são as que mais empregam estes profissionais.

Astronomia

Área da ciência que analisa corpos celestes e seus fenômenos, a astronomia estuda a formação do universo. O astrônomo pode atuar em equipamentos culturais (como planetários) ou com pesquisa, entre outros segmentos.

Geofísica

O geofísico se empenha de estudar os processos dinâmicos da terra. O profissional da área pode trabalhar no segmento ambiental e, ainda, com mineração, além da geofísica forense.

Geologia

Em um paralelo com a geofísica, a geologia também é uma ciência da Terra, porém, se ocupa da crosta terrestre e de sua composição química, em uma análise dos minerais e das rochas. A atuação se dá na área ambiental, química, siderúrgica e até mesmo na geologia econômica.

Meteorologia

Os meteorologistas são os profissionais por trás das “previsões do tempo” tão populares em jornais de rádio e televisão. De cara, esta é uma possibilidade de atuação promissora. Entretanto, também é possível se envolver em pesquisa, órgãos públicos e até mesmo em empresas do setor agrícola.

Oceanografia

O estudo dos mares e dos oceanos é a diretriz básica da oceanografia. Porém, outros ambientes aquáticos, como rios e lagos, também fazem parte do campo em que os profissionais do segmento atuam. 

Agronomia

O profissional desta área é o responsável pela gestão ambiental ligada ao solo, com uma gama de conhecimentos e, por isso mesmo, de linhas para atuar, tais como defesa sanitária, manejo do solo e gestão da propriedade rural.

Engenharias

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Pexels 

Engenharia Aeroespacial

O foco, aqui, está na projeção e construção de sistemas aeroespaciais, a exemplo de foguetes, veículos lançadores e satélites, além da manutenção de aeronaves. 

Engenharia Biomédica

A integração entre ciências exatas e ciências da saúde é o cerne da engenharia biomédica, que é fundamental para diagnósticos. Neste caso, estamos falando de projetos e manutenção de aparelhos médicos.

Engenharia Civil

A estrutura de edifícios comerciais, residenciais; das estradas, dos portos… enfim, toda a parte estrutural em que se utiliza o concreto é responsabilidade de engenheiros civis. A atuação se dá em construtoras, ramo ambiental, serviço público etc.

Engenharia de Materiais

Pesquisa, transformação, reaproveitamento e criação de novos materiais estão na expertise deste ramo da Engenharia. O profissional pode atuar na construção civil, em indústrias e no setor financeiro, por exemplo.

Engenharia de Minas

A pesquisa mineral, bem como o conjunto de tecnologias para atuar em mineração são o foco do engenheiro de minas, que pode trabalhar na implementação de projetos no segmento, como também na avaliação do impacto ambiental da atividade.

Engenharia de Produção

Profissional fundamental para a cadeia logística, o engenheiro de produção cuida da fabricação de itens, organização de estoque e maquinário. Pode, portanto, trabalhar em fábricas e escritórios, em funções organizacionais.

Engenharia de Transportes

O engenheiro de transportes pode trabalhar em campos distintos, que vão desde concessionárias de rodovias até construtoras. Este profissional gerencia as demandas de sistemas de transporte e tráfego

Engenharia Elétrica

Aqui, estamos falando principalmente da geração de energia e tudo o que envolve este processo. O engenheiro eletricista é o responsável por criar sistemas de armazenamento e captação elétricos. O profissional pode trabalhar com sistemas de controle, instrumentos de medição, TI e telecomunicações.

Engenharia Mecânica

O foco dos engenheiros mecânicos é a manutenção e desenvolvimento de maquinário para indústria automotiva e aeronáutica, principalmente. O campo de atuação é amplo, sendo que o profissional pode se envolver em controle de estoques, inspeção, usinagem etc.

Engenharia Metalúrgica

Indo direto ao ponto, a função primordial do engenheiro metalúrgico é transformar minérios em minerais e ligas metálicas – podendo, para tanto, se utilizar de outros materiais, como vidro. A atuação se dá principalmente na indústria, sendo este um profissional indispensável na siderurgia, por exemplo.

Engenharia Naval

As embarcações e os veículos de transporte no meio aquático são a base do trabalho dos engenheiros navais. Tais profissionais podem trabalhar com navios de logística (que transportam contêineres e comboios), petroquímicos e militares, entre outros.

Engenharia Nuclear

Concepção, construção e operação de reatores usados em usinas geradoras de energia elétrica são as funções deste tipo de engenheiro. A área de atuação se dá especialmente em usinas nucleares.

Engenharia Oceânica

Enquanto o engenheiro naval se ocupa das embarcações, cabe ao engenheiro oceânico se ocupar da construção e manutenção das plataformas de exploração de petróleo e gás. A indústria petroquímica, portanto, é sua maior empregadora.

Engenharia Química

Assim como ocorre com outros segmentos da Engenharia, o engenheiro químico também trabalha com vários ramos diferentes da indústria, incluindo a alimentícia e o setor de estética. O profissional da área trabalha com a transformação de matérias-primas em produtos, além de fazer controle de qualidade.

Engenharia Sanitária

A utilização de recursos hídricos e de saneamento básico está no centro da atuação dos engenheiros sanitários. Estes profissionais lidam com redes de esgoto, estações de tratamento e bacias hidrográficas, trabalhando em empresas do Terceiro Setor, órgãos ambientais etc.

Ciências Humanas

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Foto: Pexels

Geógrafo

O estudo do espaço geográfico é central para esta profissão, cujos trabalhos se apoiam em mapas, análises do solo, clima, vegetação etc. Além da docência, o geógrafo trabalha com planejamento urbano, cartografia e geoprocessamento, entre outros segmentos.

Geólogo

Em um paralelo com a geofísica, a geologia também é uma ciência da Terra, porém, se ocupa da crosta terrestre e de sua composição química, em uma análise dos minerais e das rochas. A atuação se dá na área ambiental, química, siderúrgica e até mesmo na geologia econômica.

Orientador educacional

Como o próprio nome sugere, este profissional orienta estudantes em diferentes níveis e especialidades, sendo responsável também pelo acompanhamento pedagógico de atividades em ambiente escolar.

Ciências Sociais

A estrutura das relações sociais a partir de uma análise econômica, cultural, social e política é a base desta profissão. Por se tratar de uma área interdisciplinar, que converge estudos de Direito, Economia, Comunicação etc, os cientistas sociais tem uma vasta atuação, como em organizações do Terceiro Setor, assessoria política e pesquisa acadêmica.

Filosofia

Uma área que, sem dúvida, se ocupa mais de perguntas em relação a respostas é a Filosofia. Cabe a filósofos estudar questões ligadas à existência, à razão. Atuação em pesquisa e docência são comuns, mas os filósofos também podem trabalhar em equipamentos culturais e meios de comunicação, como colunistas.

Teologia

Pela etimologia da palavra, “teologia” significa “ciência de Deus”. Trata-se da análise de dogmas e crenças conforme contextos históricos. Os teólogos podem trabalhar em igrejas ou como professores e pesquisadores.

História

Compreender o passado humano e seus acontecimentos do ponto de vista cultural, econômico e social é a matriz de um historiador. Em outras palavras, o profissional se ocupa do resgate da memória, podendo trabalhar com docência, na elaboração de conteúdo didático e em arquivos históricos, entre outras frentes de atuação.

Ciências Sociais Aplicadas

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Photo by Tingey Injury Law Firm on Unsplash

Administração

Considerado generalista, o curso de Administração, por vezes, atrai aqueles que não se decidiram totalmente por um caminho profissional. Quem tem essa formação pode trabalhar em áreas de recursos humanos, comercial, financeira, no administrativo etc. O segmento é composto por conceitos que vêm da matemática financeira, economia e do marketing, podendo, com isso, ser útil para qualquer carreira.

Direito

As possibilidades de atuação de um profissional de Direito não se restringem aos tribunais, embora o conhecimento das leis possa, naturalmente, levar a uma carreira nesse sentido. Quem se forma na área pode trabalhar em escritórios, organizações internacionais, órgãos públicos, startups e empresas de tecnologia.

Arquivologia

Os arquivos, como o próprio nome da profissão sugere, são a base de estudos de um arquivista ou arquivologista. Este ramo tem um paralelo com a ciência da informação, a partir da coleta e análise de dados históricos. Os profissionais podem trabalhar em ONGs, museus, universidades e órgãos públicos, por exemplo.

Biblioteconomia

O biblioteconomista concentra seus estudos em economia e, também, em tudo o que compõe locais como centros de documentação e bibliotecas. Quem segue esta carreira pode trabalhar em equipamentos culturais, arquivos públicos, editoras, livrarias ou, ainda, no controle da documentação de empresas.

Museologia

Na carreira em que os museus são objeto de estudo e atuação, os profissionais são responsáveis pela manutenção e conservação de acervos e do patrimônio histórico e cultural de determinada localidade. Os campos de trabalho são, principalmente, os próprios museus e galerias de arte.

Serviço Social

Esta é a carreira que seguem os assistentes sociais. Estes profissionais trabalham em áreas como saúde, habitação, justiça e previdência. Seu principal objetivo é atuar no processo de reprodução das relações sociais, atuando para a efetividade de políticas públicas de promoção da igualdade.

Economia

A ponte entre ciências humanas e exatas faz a economia. Não basta saber interpretar dados, é preciso entender também o comportamento humano por trás deles – e isso não é todo mundo que consegue, mas é o que um número cada vez maior de empregadores quer saber. Por esta razão, economistas são demandados em diferentes áreas de atuação, como o setor privado, o público e o meio acadêmico. 

Finanças

O profissional desta área caminha lado a lado com as carreiras em contabilidade e economia. Os bancos e empresas privadas são os principais meios de atuação. Quem tem formação em Finanças pode, ainda, atuar como trader em operações de investimento – o que, aliás, tem se mostrado promissor.

Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto e urbanista se ocupa do planejamento e execução de projetos para ambientes internos e externos, trabalhando em parceria com engenheiros e designers de interiores. Os profissionais que seguem tal carreira podem trabalhar com edificações, mas também com cenografia (inclusive no cinema).

Jornalismo

A apuração e análise crítica de informações que compõem os mais variados fatos são a base de atuação de um jornalista. Este profissional trabalha com a notícia nos mais diferentes meios, como jornal e revista impressos, rádio, televisão, internet etc. 

Publicidade e Propaganda

Os profissionais deste segmento da comunicação (que também se relaciona com a área de negócios) se ocupam da divulgação de produtos ou serviços por meio de estratégias específicas. Os publicitários costumam trabalhar em agências, mas também podem atuar em meios de comunicação, políticos etc.

Rádio e TV

A criação e distribuição de conteúdo no rádio, na televisão e no meio digital são as demandas de um profissional formado nesta área, que tem uma forte ligação com o cinema e as mais diversas produções audiovisuais. Dada a possibilidade de atuar nos meios que formam a própria carreira, naturalmente o leque de opções de trabalho é bastante amplo.

Relações Públicas

As Relações Públicas podem ser definidas como um conjunto de diretrizes estratégicas dentro da comunicação. De maneira objetiva, cabe aos profissionais desta carreira estabelecer diálogo entre clientes (sejam empresas ou indivíduos) e o público, muitas vezes com apoio dos meios de comunicação.

Relações Internacionais

Aqui, abordamos a sistemática das relações políticas, econômicas e sociais em diferentes países. Os diplomatas são os profissionais que se destacam nesta carreira, mas os internacionalistas podem, também, trabalhar com comércio exterior, Terceiro Setor, empresas privadas, pesquisa acadêmica etc.

Turismo

Evidentemente, as viagens são o foco de quem trabalha com turismo. Portanto, o campo de atuação destes profissionais passa por agências, hotelaria, clubes etc. Os turismólogos também podem trabalhar em equipamentos públicos, para promover o turismo local.

Linguística, Letras e Artes

Faça também o Teste Vocacional para saber qual das profissões é a perfeita

Foto: Cottonbro via Pexels

Letras

Conceitos linguísticos, morfologia das palavras e produção textual, incluindo diversas vertentes da Literatura fazem parte da formação em Letras. Os profissionais podem trabalhar com ensino e pesquisa, mas também com tradução e editoração, por exemplo.

Linguística

Enquanto o profissional formado em Letras estuda conceitos linguísticos dentro de um contexto histórico e cultural, o linguista se debruça mais especificamente sobre a língua e o discurso.

Tradução

A carreira de Tradutor e Intérprete passa por reescrever textos e áudios em outro idioma, porém, não de maneira literal e sim por meio de uma interpretação do que faz mais sentido dentro de determinado contexto. Os profissionais com esta formação podem trabalhar com tradução simultânea, cinema (na construção de legendas) e até na tradução de documentos, entre outras frentes de atuação.

Teatro

É comum que associemos o trabalho de um profissional de Teatro aos palcos, mas a gama de opções para atuar é muito variada. Aqui, não estamos falando apenas da formação de atores, mas roteiristas, produtores, diretores teatrais etc. É possível trabalhar em instituições de ensino, empresas privadas, equipamentos culturais, hospitais (como em projetos sociais), além de peças publicitárias e meio audiovisual, paralelamente ao ambiente teatral.

Dança

A movimentação corporal para execução de coreografias é a base de trabalho de dançarinos, que podem trabalhar principalmente nos setores cultural e educacional. Para além dos próprios bailarinos, os profissionais formados em dança podem atuar na produção e direção de espetáculos artísiticos.

Música

Os profissionais desta área estudam a harmonia entre voz e instrumentos musicais na composição de arranjos. Normalmente, os músicos se envolvem profissionalmente em grupos para apresentações (como corais e orquestras) ou ministram aulas particulares em seus segmentos de atuação.

Moda

O universo da moda é composto por uma série de profissionais envolvidos em várias etapas do processo de fazer com que uma peça passe da concepção às passarelas e, na outra ponta, ao guarda-roupa do consumidor final. O setor de moda é bastante dinâmico, o que se explica pela mudança de tendências conforme o passar dos anos ou das estações. O profissional pode trabalhar com conceito, desenho e desenvolvimento do vestuário, calçado ou acessório, mas também pode se envolver na administração da produção têxtil. Há, ainda, a possibilidade de atuar como personal stylist, sendo um consultor pessoal de estilo do cliente a partir das tendências. 

Cinema

O que vemos nas telonas (ou na TV) tem, por trás, uma série de profissionais da Sétima Arte envolvidos. A formação em cinema permite trabalhar com produção, roteirização, montagem e direção de filmes, sejam curtas ou longas metragens. 

Fotografia

Só o fato de existirem diferentes segmentos desta profissão, como fotografia de moda, de guerra, fotojornalismo etc já nos mostra que esta área tem um campo bastante amplo. A demanda varia conforme a especialidade, seja para campanhas, registros de fatos históricos, eventos (como casamentos e formaturas), retratos etc.

Design Gráfico

O ordenamento estético de peças gráficas por meio da comunicação são o foco de designers, que podem trabalhar em editoras, agências de publicidade e propaganda, escritórios de diversos segmentos, meios de comunicação (como jornais e revistas) etc.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: