chefe parabenizando profissional por ter sido promovido no trabalho

Ainda que muito de como pode acontecer uma promoção tenha a ver com o funcionamento da organização em que se está, existem algumas medidas que o profissional pode tomar para conseguir ser promovido.

Compilamos os principais passos necessários para subir na carreira. Com base nas nossas dicas, crie um plano de ação personalizado. Ou seja: inclua eles na sua rotina da forma que achar melhor, priorizando de acordo com o grau de importância que as práticas podem ter no contexto em que está inserido atualmente.

 

6 passos indispensáveis para ser promovido no trabalho

1º Entenda o que é valorizado na cultura da organização

Você sabe o que é cultura organizacional? Basicamente, é o conjunto de valores da organização, que se traduzem, no dia a dia, em comportamentos e práticas.

Se a empresa valoriza autonomia, por exemplo, pode ser importante que os funcionários tenham independência e segurança.

Às vezes, muito imerso na sua rotina e função, o profissional deixa de lado – ou, desde o início, nem sabe – o que são esses fatores. Para conhece-los, vale a pena conversar com alguém do rh ou pesquisar na internet sobre a companhia.

2º Entenda as expectativas que existem sobre seu trabalho

Às vezes, estar cumprindo suas funções não é o bastante, visto que o gestor pode esperar também outro tipo de entrega. Por isso, vale a pena ter uma conversa que esclareça as expectativas atuais sobre seu trabalho – inclusive em relação a resultados. A partir disso, você pode entender onde deve excedê-las – ou onde agregará mais valor para a organização.

Só a conversa em si provavelmente já demonstrará proatividade para seu líder e os insights podem te ajudar a se guiar para crescer.

Leia também: O que são soft skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira

3º Entenda o que é preciso para subir na companhia

O terceiro passo é entender especificamente que outros fatores contam para subir de cargo na empresa em que está. Para isso, a melhor forma é conversar com alguém que foi promovido uma ou mais vezes. Marque um café, almoço, e tenha algumas perguntas na cabeça. Exemplos do que você pode questionar para quem já conseguiu ser promovido no trabalho:

  • a que fatores de comportamento você atribui seu crescimento aqui na companhia?
  • que entregas foram cruciais para conseguir a promoção?
  • que dicas você me daria?

4º Entenda o que você precisa desenvolver

Até aqui, você já entendeu as características que sua empresa valoriza, as expectativas que existem sobre você como profissional e o caminho para uma promoção na organização.

Com essas informações, faça uma lista do que você deve fazer (ações) e pontos que precisa desenvolver. Por exemplo, se a companhia valoriza habilidades de liderança e seu colega contou que cresceu exatamente por isso, esse deve ser um aspecto interessante para focar a atenção.

Depois de ir atrás de todos esses pontos, você terá um panorama sobre o que você precisa começar a fazer, habilidades que deve ter.

5º Crie e siga um plano de desenvolvimento

Para entender a fundo como criar um plano de autodesenvolvimento, confira esta matéria do Na Prática. Os passos básicos são:

  • definir os pontos a desenvolver
  • quebra-los em três, quatro atividades que vão te ajudar a evoluir em tal ponto
  • colocar datas em cada ação e quebrar em ações menores na sua agenda diária, se necessário
  • definir metas relacionadas a cada ponto a desenvolver: onde você planeja chegar?

É muito importante ter prazos e se organizar para ir cumprindo pedacinho por pedacinho. Não perca a meta final de vista mas divida bem as tarefas para dar conta delas na rotina.

Não basta só fazer: dar visibilidade sobre seu crescimento como profissional – e seus resultados – também deve ser parte do processo. Por isso, a próxima dica é exatamente:

6º Mostrar seu desenvolvimento

Seguindo todos esses passos, vale puxar uma conversa com seu gestor para pegar entender o que mais anda bloqueando o processo. Daí, talvez saia mais um plano de ação, talvez você apenas deva continuar se desenvolvendo no caminho que estava e esperar um pouco.

Se tudo parece encaminhado, ainda há a opção de pedir uma promoção, mas ela é complexa e merece uma matéria inteira dedicada ao tema. Em suma, você precisa estar munido de provas concretas – resultados claros – para construir seu caso e defende-lo frente ao ou aos líderes.

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: