pessoas de diferentes etnias abraçadas, de costas, em uma sala de aula representando o ideal de diversidade de inclusão
Foto por fauxels

Nos últimos anos, diversas organizações, públicas e privadas, passaram a dar mais atenção ao tema da Diversidade e Inclusão. Seja porque os trabalhadores começaram a reivindicar seu espaço, seja porque as companhias entenderam melhor o papel do tema na produtividade, o caso é que essa parece uma discussão que não sairá mais da ordem do dia.

O que nem todos compreendem, porém, é como a discussão no entorno da Diversidade e Inclusão vai ocupar de modo prático a vida de todos de agora em diante. No fim das contas, sobram dúvidas sobre o que de fato é Diversidade e Inclusão, sobre como ela ajuda as empresas  e sobre quais são os pontos que demandam mais atenção.

Saiba tudo sobre como o trabalho voluntário pode ajudar sua carreira. Baixe este e-book gratuitamente

O que, no fim das contas, Diversidade e Inclusão?

Quando as empresas pautam a Diversidade e Inclusão como algo importante, elas estão reconhecendo que a inclusão de indivíduos de diferentes origens, experiências e perspectivas é crucial para o sucesso da organização. 

Isso significa que as empresas estão empenhadas em criar um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo para todos os funcionários, independentemente de sua raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidades e outras características que possam influenciar suas experiências de vida e de trabalho.

As empresas que valorizam a diversidade e inclusão entendem que essa abordagem pode trazer diversos benefícios para a organização, tais como:

Leia ainda: Vagas abertas: “evasão de cérebros” e formação desatualizada dificulta contratações no mercado de tecnologia

#1. Melhora da criatividade e inovação

Equipes diversificadas trazem uma variedade de perspectivas e ideias que podem levar a soluções inovadoras para os desafios de negócios.

#2. Maior engajamento e produtividade

Funcionários que se sentem valorizados e incluídos no ambiente de trabalho tendem a ser mais engajados e produtivos.

Leia mais: 6 Jovens Influenciadores de Estudo e Produtividade para seguir

#3. Melhora da reputação da empresa

Empresas que promovem a diversidade e inclusão podem atrair talentos e consumidores que valorizam esses aspectos.

#4. Atendimento a clientes diversos

Equipes diversificadas podem ter melhor compreensão e atender melhor a clientes de diferentes origens e culturas.

#5. Melhora do desempenho financeiro

Empresas que promovem a diversidade e inclusão têm maior probabilidade de obter resultados financeiros positivos.

E quais são as áreas para dar mais atenção quando falamos de Diversidade e Inclusão?

Nos próximos anos, alguns temas serão preponderantes quando gestores e colaboradores tratarem o tema da Diversidade e Inclusão. Confira algumas:

#1. Maior atenção ao recrutamento diverso

As empresas estão se concentrando em atrair candidatos de diferentes origens e fornecer um processo de recrutamento mais inclusivo para minimizar a possibilidade de viés inconsciente.

#2. Abordagem mais holística para a diversidade e inclusão

Em vez de se concentrar em apenas uma dimensão da diversidade (por exemplo, gênero), as empresas estão adotando uma abordagem mais holística para a diversidade, incluindo raça, etnia, idade, habilidades, orientação sexual e identidade de gênero, dentre outras.

#3. Maior ênfase na educação e treinamento

As empresas estão investindo em treinamentos e educação em diversidade e inclusão para funcionários e gestores para aumentar a conscientização e promover a compreensão de como lidar com situações desafiadoras.

#4. Foco na inclusão em todas as fases da jornada do funcionário

Empresas estão prestando atenção em garantir a inclusão em todas as fases da jornada do funcionário, desde o processo de recrutamento até o desenvolvimento de carreira, a promoção e a aposentadoria.

#5. Empresas se comprometendo com metas e medições

Empresas estão criando metas mensuráveis ​​para diversidade e inclusão e estão acompanhando o progresso para identificar áreas onde precisam melhorar.

#6. Aumento da transparência

As empresas estão se tornando mais transparentes sobre seus esforços, divulgando relatórios e métricas sobre a representatividade e inclusão dentro da organização.

#7. Apoio à diversidade de fornecedores

As empresas estão dando preferência a fornecedores e parceiros que valorizam a diversidade e a inclusão em suas operações.

#8. Foco na inclusão na comunidade

Empresas estão aumentando seu impacto na comunidade por meio de investimentos em organizações sem fins lucrativos, iniciativas de desenvolvimento comunitário e outras atividades que apoiem a inclusão em nível local e global.

Conclusão

Essas são algumas das tendências em diversidade e inclusão nas empresas que estão ganhando força e atenção. Vale a pena estar atento a essas e outras iniciativas que as empresas estão tomando para garantir um ambiente de trabalho inclusivo e diverso.

Em resumo, quando as empresas destacam este tema como como algo importante, elas estão sinalizando um compromisso em criar um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e equitativo para todos os funcionários, além de buscar os benefícios que a diversidade e inclusão podem trazer para a organização.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: