Quando uma pessoa decide deixar um emprego, a primeira coisa que pedem a ela é uma carta de demissão. Principalmente se você é um profissional jovem, essa pode ser uma missão um tanto quanto desafiadora.

Mas não se preocupe!

Nesse artigo, o NaPrática te explica os pontos mais importantes a se considerar ao redigir esse documento?

Confira a seguir e baixe o modelo para preencher gratuitamente!

Baixar o modelo de carta de demissão gratuitamente

Antes de tudo: o que é uma carta de demissão?

Em linhas gerais, uma carta de demissão é um documento escrito que formaliza sua intenção de deixar um emprego atual.

Com ela, você registra de maneira oficial sua decisão ao seu empregador. Serve tanta para fins práticos (o seguimento da sua carreira) quanto para fins legais (o processo burocrático de desligamento).

Para o profissional, por que é importante escrever uma carta de demissão?

#1. Formalidade:

Ao redigir uma carta, você está seguindo os procedimentos adequados de negócios e demonstrando respeito pela empresa e pelos seus empregadores. A carta serve como prova escrita de que você notificou oficialmente sua intenção de sair.

Leia mais: O que é Comunicação Não-Violenta (CNV) e como aplicar o conceito

#2. Clareza

Uma carta de demissão permite que você explique sua decisão de maneira clara e concisa. Você pode incluir os motivos da sua partida, se desejar, mas isso não é obrigatório. No entanto, é importante manter um tom profissional e evitar fazer críticas desnecessárias ou negativas sobre a empresa ou colegas de trabalho.

#3. Registro

Ao ter uma carta de demissão por escrito, tanto você quanto a empresa têm um registro documentado da sua saída. Isso pode ser útil em caso de disputas futuras ou quando você precisar fornecer evidências de que deixou o emprego de forma voluntária.

#4. Processamento adequado

A carta de demissão ajuda a iniciar o processo de transição de forma adequada. Ao fornecer uma notificação por escrito, você dá à empresa tempo para encontrar um substituto adequado e planejar a reorganização da equipe, minimizando o impacto da sua partida.

#5. Networking e referências

Sair de um emprego de forma profissional e cortês ajuda a manter boas relações com seus ex-colegas e lideranças. Essas conexões podem ser valiosas para futuras oportunidades de emprego ou como referências em seu currículo.

Leia mais sobre: Networking: saiba como criar uma boa rede de contatos e interagir com ela

Conclusão

Escrever um cartão de demissão, portanto, é uma prática importante que demonstra profissionalismo, estabelece uma comunicação clara e documentada, e ajuda a manter boas relações profissionais.

Se for deixar seu emprego, faça uma carta de demissão.

Leia ainda: Baixe e preencha um Planner Mensal para ser mais produtivo!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: