tendências profissionais de 2020

De olho nas demandas do mercado e tendências profissionais para 2020, a empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half preparou um guia para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Nele, é possível encontrar cargos e habilidades mais demandados, tabelas salariais de diversos cargos, além de conhecer as principais tendências profissionais de áreas como recursos humanos, tecnologia, mercado financeiro, marketing, engenharia e direito. Confira o resumo!

As tendências profissionais para 2020, segundo a Robert Half

Recrutamento

Segundo a Robert Half, grande parte dos líderes opinam que contratar profissionais qualificados é um desafio crescente. Eles ainda prevem que essa dificuldade deve continuar até 2024. Uma das razões para isso é o avanço tecnológico, que faz com que os profissionais não consigam se atualizar na mesma velocidade que a tecnologia. Por isso, a consultoria recomenda que os gestores incentivem seus times a ver valor na tecnologia, revejam suas estruturas organizacionais e redobrem a atenção no recrutamento e seleção, começando pelo briefing da vaga.

Líderes e gestores estão valorizando habilidades como adaptabilidade à mudança, visão de negócio, pensamento estratégico e liderança. Outras tendências profissionais são apostar em equipes mistas, principalmente levando em consideração diferentes gerações de profissionais.Já para quem busca se inserir no mercado de trabalho, as tendências profissionais para 2020 estão voltadas a busca de possibilidade de crescimento dentro da empresa. Além disso, os pacotes de benefícios e os valores e propósitos das organizações são itens importantes que são avaliados por candidatos.

Leia também: 5 aspectos que os recrutadores avaliam em seu currículo!

Finanças e contabilidade

O ano de 2020 deve ser de crescimento para o setor. As tendências profissionais para 2020 são o destaque para empresas com equipes bem estruturadas e que adotem soluções tecnológicas. O modelo de gestão será fundamental, já que a remuneração não é mais prioridade para os profissionais, mas sim participar de projetos significativos e poder influenciar nas decisões do negócio.

O perfil de profissional demandado será alguém que consiga diminuir os custos da empresa, mas também aumentar a receita, seja multidisciplinar, tenha uma grande base técnica e conhecimento do fluxo de processos. Terá um diferencial quem tiver uma visão macro do negócio, perfil consultor, for crítico na apuração de dados e rápido para gerar informações. As áreas de planejamento financeiro, auditoria e finanças corporativas estarão entre as tendências profissionais para 2020.

Mercado financeiro

As expectativas para esse ramo também são positivas, mas os gestores devem avaliar bem a estrutura de suas equipes. As áreas comerciais de linha de frente, que lide com os clientes, e regulação terão muita relevância. Analistas de investimento e profissionais de compliance serão altamente requisitados. As empresas devem apostar em seleções intensas, mas simples. As habilidades mais demandadas serão perfil inovador, visão estratégica e senso de dono.

Leia também: Entenda o algo trading, tendência do mercado financeiro

Engenharia

Desde 2012 o setor esteve em baixa, mas isso deve mudar em 2020. Há muitas oportunidades para engenheiro de vendas e profissionais de aplicação, e nas áreas de manutenção, qualidade, planejamento, supply chain e compras. O mercado de energia também tem vagas nas posições de trader, comercial e vendas internas.

Profissionais focados na experiência do cliente estarão em vantagem, uma vez que esse serviço será prioridade para as empresas. Qualificar equipes de CRM, assistência técnica, manutenção, pós-venda e supervisão de trabalho em campo será a meta das corporações. As habilidades mais demandadas dos profissionais de engenharia serão ter bom relacionamento interpessoal, perfil analítico, mão na massa, facilitador, flexível e orientado a resultados.

Tecnologia

Os recrutadores que busquem profissionais de tecnologia devem otimizar suas seleções. Os candidatos preferem processo seletivos rápidos e eficazes, condizentes com a dinâmica da área. As tendências profissionais para 2020 em tecnologia estão ligadas a uma necessidade dos profissionais de se sentirem conectados ao propósito do negócio. Analistas de Business Intelligence terão muitas oportunidades no próximo ano, já que as empresas estarão focadas na metodologia ágil.

Leia também: 8 livros sobre tecnologia (para quem quer entender as principais tendências!)

Agilidade, foco em resultado, visão estratégica, boa comunicação e capacidade de se atualizar rapidamente são as tendências profissionais para 2020. Desenvolvedores, cientistas de dados, profissionais de segurança da informação, gerente e diretor técnico de tecnologia serão os cargos com mais oportunidades.

Vendas e marketing

As transformações tecnológicas trarão desafios para o setor, mas é esperado um crescimento acelerado. As áreas de energia, educação, varejo, tecnologia e equipamentos médicos demandarão profissionais de venda. Enquanto isso, o profissional de marketing deverá desenvolver competências para mapear métricas, ter perfil analítico e ser capaz de identificar resultados e pontos de melhoria. Conhecimento de SEO, AdWords e Google Analytics serão diferenciais.

Especialistas em big data terão alta demanda por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em agosto de 2020. Na hora de se candidatar a uma vaga, profissionais de venda e marketing devem focar em comprovar sua experiência com fatos e dados. Perfis analíticos, multitarefa e “caçador” de novos clientes estarão entre as tendências profissionais para 2020.

Leia também: Inbound recruiting: como as empresas estão aplicando conceitos de marketing para atrair talentos

Direito

O perfil consultivo e sênior será valorizado entre os profissionais da área. Ter foco em resultados é uma demanda de vários setores de atuação jurídica, assim como entender o valor agregado das ações para o negócio. Automatizar ações, por meio dos recursos tecnológicos, fará com que os profissionais otimizem tempo e recursos. Perfil inovador, comercial, business partner e com visão de negócio será o mais desejado. Em 2020, haverá oportunidades para diretor e gerente jurídico, sócios, para as áreas tributária, compliance, contencioso cível, societária e de fusão e aquisição.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: