Uma das maiores dúvidas na hora de montar um currículo é sobre como atender todos os pontos que os recrutadores analisam. Além de todas os requisitos necessários para a vaga, os profissionais de Recursos Humanos avaliam algumas características que muitos candidatos deixam passar despercebido.
Para sanar essa dúvida, nada melhor do que ouvir a opinião de profissionais do ramo. Por isso, convidamos Regiane Maioli, Analista de Recrutamento e Seleção da Atlas Quantum, e Karina Vasque, VP of People da Loggi para revelarem como montar um currículo conforme o que elas observam!
1. Formatação
Se a primeira impressão é a que fica, isso também vale para o currículo. Todas as informações do documento precisam estar otimizadas para a leitura do recrutador, segundo Regiane. Pense que esses profissionais analisam centenas de CVs diariamente e que o seu deve se destacar por conter informações limpas e de fácil entendimento. Sendo assim, preocupe-se com a estética quando for montar um currículo!
Leia também: O que o recrutador avalia com suas respostas sem você saber
2. Palavras-chave
Incluir palavras chaves sobre suas experiências e habilidades não só ajudarão a leitura do recrutador, mas também de possíveis softwares que ajudam o RH a selecionar os melhores candidatos. Isso significa que seu CV pode ser descartado por simplesmente não conter um termo que seja importante para aquela vaga. “Um bom currículo tem a descrição das atividades que foram desenvolvidas nas outras experiências, utilizando-se de palavras-chaves que facilitam a leitura”, comenta Regiane.
3. Objetividade
Para Karina, o que faz um currículo ser realmente bom é a objetividade nas informações. “Quanto mais enxuto, organizado e objetivo, melhor. É bacana usar datas de entrada e saída das últimas experiências com mês e ano, e pontuar quais foram os maiores projetos e conquistas nas empresas anteriores.”
Seguindo esse conselho, você deve prezar por ser pontual nas informações, sem rodeios, oferecendo aquilo que é essencial para que o recrutador te identifique como um talento qualificado para a vaga.
4. Destaque no que faz o candidato forte
“Para vagas de estágio ou início de carreira, levamos em conta cursos e atividades extras que o candidato desenvolveu durante sua formação. Para vagas efetivas e gerenciais, focamos nos resultados atingidos e experiência para determinada função”, conta Karina sobre o que é avaliado na Loggi.
Isso significa que você deve destacar no seu currículo aquilo que te faz ser o candidato ideal e o que melhor conversa com o seu momento de carreira. Reflita sobre isso e sempre customize o seu CV com base na descrição da vaga.
Baixe modelo de currículo com foto
5. Informações e textos
Nem muito, nem pouco. Isso é o que você precisa ponderar na hora de escrever o seu currículo. Tome cuidado para não adicionar textos longos demais para a leitura rápida do recrutador e não se esqueça de revisar o texto para eliminar erros gramaticais.
Matéria publicada originalmente no portal parceiro Glassdoor.