Um Projeto: Fundação Estudar
prêmios e competições com inscrições abertas

7 prêmios e competições com inscrições abertas

Por Suria Barbosa

Seleção atualizada quinzenalmente de iniciativas brasileiras como prêmios, concursos e competições que estão com inscrições abertas e oferecem vantagens para os vencedores. Nesta semana, educação, fotografia, tecnologia, literatura e empreendedorismo.

Se você acompanha o Na Prática, já deve ter se deparado com nossa seleção de concursos internacionais em que brasileiros podem se inscrever.

Agora lançamos uma lista com os concursos nacionais. Da mesma forma, oferecem prêmios e vantagens para finalistas e vencedores. Confira!

Prêmios e competições com inscrições abertas

#1 Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC), que tem objetivo de valorizar o professor formador de cursos de licenciatura e divulgar experiências formativas que contribuam para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica.

Podem concorrer projetos realizados por professores formadores de cursos de licenciatura de todo o país.

Cada um dos projetos selecionados recebe 20 mil reais, diploma e troféu, além de ter seu trabalho divulgado pela organização que promove a iniciativa. Inscrições podem ser realizadas pelo site da FCC, até 29 de julho.

#2 Concurso de Fotografia do Metrô

As inscrições para a 3ª edição de Concurso de Fotografia do Metrô vão até 31 de julho – e podem ser realizadas pelo site do Metrô. O tema deste ano é “Cidade Sustentável – Quais são os benefícios do Metrô no seu vaivém pela cidade?”. O objetivo é estimular, por meio da fotografia, uma reflexão sobre a contribuição do Metrô para a mobilidade sustentável.

O concurso se divide em duas categorias: empregados e passageiros. Uma comissão julgadora, formada por empregados do Metrô, irá escolher as 12 melhores fotos de cada categorias e as 24 fotos selecionadas passarão por uma fase de votação popular, em que o público votará “curtindo-as” no canal oficial do Metrô no Facebook.

Os vencedores serão anunciados no dia 19 de setembro e premiados na Estação Sé do Metrô, durante a abertura de uma exposição.

#3 Desafio Iniciativa PPGs

Até 5 de agosto, pesquisadores, startups, estudantes ou profissionais podem participar do desafio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para melhorar a qualidade de dados dos programas de pós-graduação. As inscrições devem ser feitas pelo site do desafio.

Podem se inscrever pessoas físicas, equipes e pessoas jurídicas. A rede busca iniciativas que permitam a importação de informações do International Standard Book Number (ISBN) para a Plataforma Sucupira. Três projetos serão selecionados e receberão prêmios de R$ 15 mil a R$ 2 mil.

Quem se inscrever, poderá participar de webinars de imersão que irão apresentar temáticas do desafio, tirar dúvidas e explicar o que é esperado dos projetos. O resultado final será divulgado em 30 de setembro e o pagamento dos prêmios será realizado até o fim de novembro. Inscrições pelo site da iniciativa.

#4 Prêmio São Paulo de Literatura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, que premiará em duas categorias: “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2018” e “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2018”. Cada ganhador receberá o prêmio de 200 mil reais.

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos.

É possível participar a partir da inscrição no site do prêmio – a iniciativa está aberta até 15 de agosto.

#5 4º Prêmio Territórios

O 4º Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Seu objetivo é homenagear projetos colaborativos em andamento que sejam realizados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola e que aproveitem as potencialidades da cidade.

Dez experiências serão selecionadas e premiadas. Escolas receberão 5 mil reais, doação de livros, protagonismo em um minidocumentário a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação e da Estácio.

Já os responsáveis pelo projeto ganharão bolsa para curso de arte e vantagens do Instituto Tomie Ohtake. Inscrições abertas até 16 de agosto pelo site do prêmio.

#6 Programa de mentoria para startups do C6 Bank – Opp

O novo banco C6 Bank abriu inscrições para centro de fomento ao empreendedorismo. As empresas selecionadas terão possibilidade de receber até 70 mil reais de investimento e participam do Opp, hub de oportunidades para startups brasileiras. 

Serão selecionadas até nove startups cujos negócios estejam relacionados a verticais como meios de pagamento, créditos e cobrança, soluções de gestão e outras oportunidades que tenham conexão com o C6 Bank e outras empresas do grupo, que conta com companhias como a PayGo (empresa de tecnologia em captura de transações com cartões), a Setis (principal fornecedora de soluções para terminais de pagamento do Brasil) e a C6 Capital Securities LLC (corretora de valores mobiliários com sede em Nova York).

Participe cadastrando-se pelo site Opp C6 até 25 de agosto.

#7 Prêmio Professor Transformador Bett Educar

O Prêmio Professor Transformador Bett Educar foi criado pela rede Base2Edu com a missão de reconhecer, valorizar e apoiar educadores brasileiros de destaque, que tenham desenvolvido alguma iniciativa transformadora focada em melhorar o aprendizado dos alunos.

As inscrições para são para educadores da rede básica das escolas pública e privada, e acontecem até 22 de novembro (faça a sua pelo site!).

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo