trabalhadores em escritório com computadores

Levantamento do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) mostra que o nível de insatisfação com o emprego está bastante elevado entre os trabalhadores brasileiros.  De cada dez profissionais consultados, sete confessam não estarem satisfeitos com carreira ou emprego e gostariam de trocar de função ou empresa. A pesquisa ainda mostra que 60% das pessoas não fazem o que gostam.

O resultado ecoa outro estudo, dessa vez realizado pela Pactive Consultoria, mostrando que 77% dos trabalhadores brasileiros já pensou em largar o emprego e começar uma nova carreira, e 65% gostariam de fazer algo mais ligado à própria personalidade.

Para Anamaíra Sppagiari, coordenadora de carreira na Fundação Estudar, os dados são preocupantes e evidenciam que, apesar do crescente número de possibilidades de atuação no mercado de trabalho, a maioria da população não consegue encontrar uma carreira que proporcione realização pessoal e profissional. Para ela, a falta de conhecimento sobre o dia a dia de cada área e função é uma das principais razões por trás desses números.

Com o objetivo de ajudar o jovem universitário e recém-formado a tomar decisões profissionais mais embasadas, que conduzam a uma carreira gratificante, o Na Prática – braço de carreira da Fundação Estudar – lançou o programa Imersão.

Leia também: Confira as datas dos programas de carreira do Na Prática em 2015

Decisão de carreira Trata-se de um encontro entre os jovens que estão iniciando carreira e profissionais que já atuam no mercado de trabalho, o que dá aos participantes a oportunidade de conhecer o dia a dia em diferentes áreas de atuação e explorar as principais possibilidades de trabalho em cada uma delas.

Além de poder conversar com os profissionais convidados, os participantes do Imersão também realizam visitas guiadas a empresas e participam de dinâmicas mão-na-massa inspiradas em atividades reais do dia a dia profissional.

‘‘O Imersão mudou minha maneira de ver o mercado de trabalho. Conheci muita coisa sobre as diferentes áreas e entrei em contato com muita gente boa, tanto os profissionais dos bancos e fundos de investimento que tiraram todas as nossas dúvidas como os participantes que conheci”, conta o estudante Eduardo Procópio, que participou do evento Imersão Mercado Financeiro, em 2014. Outras temáticas são: Gestão Empresarial, Gestão Pública, Consultoria, Empreendedorismo, Impacto Social, Educação, Jurídico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Quando o jovem toma de uma decisão de carreira com mais informações sobre o mercado, a probabilidade de ele ser um profissional realizado é muito maior”, diz Ailton Cunha, responsável pelo Imersão. Ano passado todas as edições ocorreram na cidade de São Paulo, porém em 2015 outras cinco cidades também vão receber o evento: Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

Inscreva-se No momento, estão abertas as inscrições para as edições de Consultoria (30 de julho a 1 de agosto), Impacto Social (13 a 15 de agosto), Ciência, Tecnologia e Educação (20 a 22 de agosto), Gestão Pública (27 a 29 de agosto) e Jurídico (17 a 19 de setembro) em São Paulo; Mercado Financeiro (16 a 18 de julho) e Educação (8 a 10 de outubro) no Rio de Janeiro; Gestão Empresarial (2 a 4 de julho) em Belo Horizonte.  Inscreva-se aqui.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: