Um Projeto: Fundação Estudar
concursos internacionais

12 concursos internacionais para brasileiros

Por Suria Barbosa

Organizações internacionais estão com iniciativas abertas globalmente. Concursos de cinema, fotografia, química, direitos humanos, sustentabilidade e empreendedorismo, que aceitam candidaturas de brasileiros e conferem grandes vantagens aos vencedores. Confira a seleção!

Diversas organizações promovem concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. São oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

Confira a seleção do Na Prática de cinco concursos internacionais que estão em vigência – e participe!

Leia também: Plano de ação para realizar seus objetivos!

Concursos internacionais abertos:

1. Programa Global de Líderança Teen da Three Dot Dash

A organização Three Dot Dash lançou seu Programa Global de Liderança, com foco em jovens que atuam em relação à educação, o meio ambiente, saúde, segurança abrigo ou água. O prêmio, nesta edição, é um convite para o evento Just Peace Summit, em Nova York, sendo que todas as despesas de viagem serão pagas.

Para ser elegível, é preciso ter entre 13 e 19 anos, se fundador ou cofundador de uma iniciativa ligada aos temas, ter fluência em inglês e ser indicado por um parceiro da organização ou alumni, membro de uma organização de educação ou membro da fundação We Are Family. Participe até 13 de setembro pelo site da iniciativa.

2. Desafio de Química Green & Sustainable da Fundação Elsevier

A Fundação Elsevier abriu inscrições para o Desafio Green & Sustainable, focado em estimular pesquisas inovadoras em química que ajudam o meio  ambiente e comunidades de baixa renda em países emergentes ou em desenvolvimento. As propostas precisam ser replicáveis, escaláveis, sustentáveis e aplicáveis nesse contexto.

O Desafio é aberto para indivíduos e organizações não lucrativas com projetos que utilizem química para atacar desafios de sustentabilidade ligados à água, energia ou saneamento.

O prêmio se divide em duas categorias: ciência e empreendedorismo. Vencedores de ciência podem levar 50 mil ou 25 mil euros (primeiro e segundo lugar, respectivamente), e empreendedores podem ganhar 25 mil euros.

Saiba mais sobre a iniciativa e inscreva-se (até 15 de setembro) pelo site da Fundação Elsevier.

3. Prêmio Global de Professores da Fundação Varkey

A Fundação Varkey promove seu prêmio global, que existe desde 2014, e é voltado para professores excepcionais, que tenham dado enorme contribuição para sua profissão.

Um vencedor é selecionado mundialmente e recebe 1 milhão de dólares da organização. Para ser elegível, é preciso que o professor dedique pelo menos 10 horas semanais ensinando crianças presencialmente, além de ter previsão de continuar na profissão pelo menos pelos próximos cinco anos.

Saiba mais sobre o prêmio milionário e inscreva-se pelo site do prêmio, até 22 de setembro. Também é preciso nominar sugerir candidatos por aqui.

4. Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”

Candidaturas abertas para o Prêmio de Direitos Humanos “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, promovido pelo Primeiro Ministro do Governo Francês. A iniciativa visa reconhecer e apoiar projetos individuais ou coletivos que focam em proteger Direitos Humanos na França ou em outras nações.

Nesta edição, a participação é possível em duas categorias temáticas:

  •  Jovens Defensores de Direitos Humanos
  • “O dever da fraternidade”

Os vencedores serão convidados a Paria para a cerimônia final, além de receberem uma medalha e 70 mil euros. Saiba tudo e participe até 14 de outubro pelo site do prêmio.

5. Prêmio de Design para Jovens Talentos Criativos da Lexus

Chamada aberta para o Prêmio de Design da Lexus, com tema “Design de um amanhã melhor”. A iniciativa existe desde 2013 e foca em jovens talentos. Finalistas viajam para Nova York onde fazem um workshop especializado em design e depois têm seus designs exibidos na Semana de Design de Milão, produzindo um protótipo com verba da Lexus e com apoio de mentores.

A competição é aberta para profissionais, estudantes e entusiastas no mundo inteiro, contanto que se tenha atingido a maioridade no país natal. Inscreva-se até 14 de outubro, pelo site Lexus Design Award.

6. Prêmio de Fotojornalismo da Fundação Carmignac

A 11ª edição do Prêmio de Fotojornalismo Carmignac está aceitando inscrições até 16 de outubro e tem foco na República Democrática do Congo e nos desafios que hoje a nação enfrenta, sendo que ela está nas piores posições dos rankings de cumprimento de Direitos Humanos.

Trabalhos de jornalistas do mundo inteiro são aceitos na competição, que pode ser acessada pelo site da Fundação Carmignac. A ideia da iniciativa é apoiar um projeto focado nos desafios do Congo. O vencedor ganha verba de 50 mil euros para conduzir uma pesquisa de campo de seis meses, uma exposição e a publicação de uma monografia.

7. Prêmio Global Change da Fundação H&M

O Prêmio GLobal Change da H&M é uma competição de inovação, em que o foco é a indústria da moda – soluções para torná-la mais circular. Nesta edição, são três os grandes temas da iniciativa:

  • Foco no consumidor – empoderar consumidores para serem parte da solução
  • Digital e dados – inovações utilizando tecnologia e dados
  • Design circular – inovações que abrangem todo o ecossistema da moda em todos os pontos de contato

É possível participar até 16 de outubro, pelo site. São elegíveis qualquer pessoa com mais de 18 anos, além de instituições, negócios sociais e organizações, desde que a ideia esteja em fases iniciais.

8. Fundo Knowledge Management

O Fundo Knowledge Management é um instrumento da Knowledge Platform focado em apoiar propostas ágeis, inovadoras e experimentais no campo de SRol (Security & Rule of Law – Segurança e Estado de Direito). Possui 300 mil euros anuais que são distribuídos em prêmios de até 15 mil euros para eventos, ideias de pesquisa e outras iniciativas que busquem melhorar a qualidade do conhecimento gerado no campo SRol.

Podem participar consórcios e indivíduos com objetivo de impactar políticas, programas ou gerar conhecimento desse tema em países fragilizados ou afetados por conflitos.

Participe se inscrevendo até 15 de novembro pelo formulário online. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected]

9. Prêmio de Escrita Nova Mídia

O Prêmio de Escrita Nova Mídia celebra histórias e poesias criativas em diversos formatos e plataformas. São cinco categorias em que é possível participar – e vencer.

A iniciativa é aberta para qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, mas menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para participar. Submeta seu trabalho até 22 de novembro, ou 13 de dezembro no caso da inscrição na categoria de estudante, pelo site do prêmio.

10. Prêmio Mundial de Fotografia da Sony

Voltado para fotógrafos experientes e emergentes, o Prêmio Mundial da Sony tem quatro categorias para participação: Profissional (com data limite para inscrição 14 de janeiro de 2020), Open (até a data limite 7 de janeiro de 2020),  Youth (que tem deadlines mensais) e Student (que aceita inscrições até 29 de novembro de 2019).

Cada classificação tem critérios de elegibilidade diferentes e também prêmios – que vão de dinheiro a equipamento da Sony. Inscreva-se pelo site da competição.

11. Prêmio de meio ambiente da Volvo

O Volvo Environment Prize 2020 já está aberto e aceitando inscrições, pelo site, até 10 de janeiro de 2020. O concurso foi idealizado para homenagear descobertas científicas e inovadoras no campo do meio ambiente.

Existente desde 1990, o prêmio se tornou um dos mais reconhecidos nessa área da ciência. Autores de projetos de qualquer disciplina que se conectem com o tema central podem participar, contanto que tenham como demonstrar impacto do seu trabalho para além do estudo científico.

O prêmio consiste em um diploma feito à mão, uma escultura de vidro e uma quantia em dinheiro equivalente a 167 mil dólares, aproximadamente.

12. Prêmio da Rolex para Empreendimentos

Prêmio promovido há mais de quarenta anos pela Rolex, busca projetos voltados a expandir o conhecimento ou melhorar a qualidade de vida das pessoas em cinco áreas: ciência e saúde, tecnologia aplicada, exploração, heranças culturais e meio ambiente.

Além de publicidade e um cronômetro Rolex, projetos recebem 200 mil francos suíços.

Para participar, o candidato deve ter um papel central na organização ou no projeto. A iniciativa é aberta para maiores de 18 anos e aceita inscrições pelo site até 15 de abril de 2020.

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo