Um Projeto: Fundação Estudar
concursos internacionais

9 concursos internacionais para brasileiros

Por Suria Barbosa

Organizações internacionais estão com iniciativas abertas globalmente. Concursos de fotografia, tecnologia, jornalismo, empreendedorismo e cinema, que aceitam candidaturas de brasileiros e conferem grandes vantagens aos vencedores. Confira a seleção!

Diversas organizações promovem concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. São oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

Confira a seleção do Na Prática de cinco concursos internacionais que estão em vigência – e participe!

 

Leia também: Plano de ação para realizar seus objetivos!

 

Concursos internacionais abertos:

1. Competição ConnectHer Girls Impact the World

Promovido pela organização ConnectHer, The Girls Impact the World festival de filmes, é um evento anual que visa trazer à tona problemas mundiais que as mulheres enfrentam, como violência e de saúde maternal.

Para participar da competição, é preciso estar no Ensino Médio ou na graduação. E a submissão deve consistir em um vídeo original, de três a seis minutos de duração, com foco em um ou mais dessas questões.

Inscrições estão abertas até 20 de janeiro e podem ser realizadas pelo site ConnectHer.

2. Concurso de Redação do International Monetary Fund Finance & Development

Aberto para estudantes de mestrado (ou formações superiores ao mestrado) do mundo inteiro, a competição do International Monetary Fund busca propostas de soluções para a desigualdade.

A redação vencedora será publicada na revista Finance & Development, uma publicação do IMF, organização presente em 189 países. Entre os critérios, é preciso que o material enviado tenha 1500 palavras ou menos. Para participar, envie sua redação com nome completo, programa que cursa e universidade para fanddcompetition@imf.org até 31 de janeiro.

3. Desafio de Investimento Sustentável Kellogg-Morgan Stanley

O Desafio de Investimento Sustentável é uma iniciativa anual, que busca identificar propostas de novas estratégias de investimento, que levem em conta os principais desafios globais atuais com relação à sustentabilidade.

Estudantes de graduação de todo o mundo podem participar – contanto que estejam organizados em em times de, no máximo, quatro membros (sendo que todos precisam estar matriculados em um programa de graduação).

Entre os vencedores, o primeiro lugar leva 10 mil dólares e o segundo lugar, 5 mil dólares. Além disso, a equipe vencedora apresentará um painel em uma conferência de 3500 pessoas focada nos grandes problemas mundiais. Inscrições estão abertas até 1 de fevereiro e podem ser realizadas online.

4. Program GlobalGiving Accelerator

A organização GlobalGiving se dedica a acelerar organizações e conectar doadores com projetos. Em seu programa de aceleração, cujas inscrições estão abertas, oferece apoio no desenvolvimento de competências dos empreendedores, dá acesso a ferramentas e fomenta a criação de uma rede de suporte (inclusive, financeiro) do empreendimento.

Qualquer instituição, de qualquer lugar do mundo, que seja não-lucrativa está apta a participar da seleção. Entre os benefícios, estão cerca de 30 mil dólares em fundos e prêmios. Além disso, os empreendimentos que conseguirem pelo menos 5 mil dólares de um dos 40 doadores que serão apresentados pela GlobalGiving têm associação permanente na rede, recebem um media kit, certificado e outras oportunidades de divulgação.

O próximo prazo para análise das aplicações na primeira leva de 2019 é dia 1 de fevereiro, mas a organização aceita inscrições continuamente. Inscreva-se online por aqui.

5. Competição Rice Business Plan

Rice Business Plan é um concurso voltado para empreendedores recém-formados ou formandos – incluindo em PhD, MBA e mestrado, entre outros. Seu objetivo é oferecer experiência no ecossistema empreendedor, oportunidades de networking e contato com investidores e feedback. Quem participa também tem chance de ganhar de 500 dólares a 300 mil dólares.

As startups participantes precisam se encaixar em uma das quatro categorias contempladas: energia/tecnologia limpa, tecnologia, ciências da vida e outras inovações (como nanotecnologia e materiais avançados).

Para serem selecionados para a competição, os empreendimentos precisam ter conformidade aos critérios de participação. Entre eles: ter pelo menos dois estudantes, concluindo seus cursos ou que tenham se formado a partir de 1 de julho de 2018. Inscreva-se pelo site do concurso até 10 de fevereiro.

Effectuation: a ferramenta para tirar qualquer projeto do papel

6. Prêmio Emerging Technologist Abi

Inscrições estão abertas para o Emerging Technologist Abi, prêmio idealizado pela organização Anita Borg – que leva o nome da cientista americana – que visa trazer à tona casos de mulheres que atuam em tecnologia e utilizam da criatividade para resolver problemas.

Podem participar da iniciativa mulheres nos primeiros 10 anos de carreira, empregadas por empresas lucrativas, não lucrativas e instituições do governo. Entre as áreas contempladas, estão de desenvolvimento de software, pesquisa & desenvolvimento e engenharia, ou que trabalham com funções que exigem conhecimentos e especialização técnica profunda.

Vencedoras serão homenageadas em uma celebração, além de receberem um prêmio em dinheiro. Para participar, é preciso enviar pelo site uma série de documentos requeridos – como currículo, carta de referência e biografia – até 13 de fevereiro.

7. Competição de Programação do Google Hash Code

Organizada pelo Google, a Hash Code é uma competição de programação em que os participantes são desafiados a resolver um problema de engenharia escolhido pela companhia. São aceitos grupos de dois, três ou quatro membros, que serão responsáveis por também escolher a linguagem de programação com a qual trabalharão.

Os prêmios são de mil dólares, 2 mil dólares e 4 mil dólares, para o terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente. Inscreva-se até 25 de fevereiro, pelo site da oportunidade.

8. Prêmio Pass It On

Outra iniciativa da organização Anita Borg, o prêmio Pass It On financia mulheres em computação ou em projetos que incentivem a presença de mulheres no ramo. Quem ganhar, levará uma quantia em dinheiro que pode chegar a mil dólares.

Entre os critérios de elegibilidade, é preciso ser mulher no setor da computação, ou aspirante, e ter mais de 18 anos.

Participe do Pass it On enviando sua inscrição até 21 de março pelo site.

9. Prêmio de Reconhecimento da Mídia Merck “More Than a Mother”

Jornalistas de meios online, impresso, rádio e plataformas multimídia podem participar do Media Recognition Awards, promovido pela organização filantrópica alemã The Merck Foundation. O tema é a prevenção da infertilidade na África e o objetivo da iniciativa é quebrar o estigma sobre o assunto.

Essa é a segunda edição do prêmio, que busca reconhecer jornalismo de saúde excepcional, além de jornalistas que se dediquem a um trabalho informativo e preciso sobre a infertilidade no continente africano.

Os que enviarem materiais multimídia concorrem a 3 mil dólares, enquanto os que enviarem material impresso, online e rádio, têm chance de ganhar mil dólares, cada. Aplique mandando seu trabalho até o dia 31 de março de 2019 para o e-mail mystory@merckmorethanamother.com, junto com seu nome, sexo, idade, categoria, veículo, cidade e contatos.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo