Um Projeto: Fundação Estudar
concursos internacionais

12 concursos internacionais para brasileiros

Por Suria Barbosa

Organizações internacionais estão com iniciativas abertas globalmente. Concursos de tecnologia, empreendedorismo, impacto social, sustentabilidade, jornalismo, arquitetura e fotografia, que aceitam candidaturas de brasileiros e conferem grandes vantagens aos vencedores. Confira a seleção!

Diversas organizações promovem concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. São oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

Confira a seleção do Na Prática de cinco concursos internacionais que estão em vigência – e participe!

Leia também: Sonha em trabalhar no exterior? Saiba o que é e como conseguir uma expatriação!

 

Concursos internacionais abertos:

1. Microsoft AI Idea Challenge Contest

Microsoft AI Idea Challenge é um concurso voltado para desenvolvedores, estudantes, profissionais e cientistas de dados, que proponham soluções inovadoras com inteligência artificial (IA).

As melhores três ideias serão premiadas, além de terem a chance de serem apresentadas no AI Lab da Microsoft. O primeiro lugar ganha um notebook, o segundo um kit de drone e o terceiro um videogame. Envie seu projeto até 12 de outubro pelo site do concurso.  

2. Global Student Entrepreneur Awards 2019

Inscrições abertas para o Global Student Entrepreneur Awards 2019. Promovido pela instituição global, sem fins lucrativos, Entrepreneur Organization, é uma das principais competições para universitários que possuem e operam empreendimentos.

Além de ser preciso ser dono do negócio – por, no mínimo, seis meses – para participar, também é um requisito que a empresa tenha gerado receita de 500 dólares ou recebido um investimento/suporte de 1000 dólares. O limite de idade para participação é de 30 anos.

Quem for selecionado a partir da aplicação, participa de um evento local para se apresentar e, os finalistas competem na final, em abril de 2019. Os participantes têm acesso a mentoria, oportunidade de networking com empreendedores, exposição na mídia e prêmios que somam 50 mil dólares, além de produtos e serviços para ajudar na infraestrutura da companhia.

As aplicações para a fase local estão abertas. Em Porto Alegre, a data limite é 12 de outubro, no Rio de Janeiro, 15 de outubro e em São Paulo, até 19 de outubro. Para Belo Horizonte e Recife, ainda serão marcadas. Acompanhe a divulgação por aqui. e se aplique por aqui

3. Berkeley Undergraduate Prize for Design Excellence 2019

Anualmente, a Universidade da Califórnia, Berkeley promove o prêmio para excelência em design, em que busca fomentar a investigação da arquitetura como arte social.

Estudantes matriculados em cursos de Arquitetura de qualquer lugar do mundo podem participar. Nesta edição, a proposta é responder, por meio de uma redação, a seguinte questão: “O que os arquitetos fizeram no passado e o que eles podem fazer no futuro para ajudar a reduzir os efeitos negativos do clima e das mudanças climáticas?” Como objeto de estudo, os participantes devem apresentar duas construções presentes em sua comunidade.

Os selecionados podem levar de 25 mil a 5750 dólares. Envie seu trabalho até 1 de novembro, pelo site do prêmio.

4. D-Prize Global Competition

Aplicações abertas para a segunda edição da D-Prize Global Competition, para aspirantes a empreendedores. O concurso financia ideias que aumentem acesso a intervenções anti-pobreza.

Para quem participa, é preciso propor soluções em um dos cinco campos, chamados de desafios: educação de meninas, agricultura, energia, saúde global, educação, governança e infraestrutura e alfândega.

Até 25 das melhores propostas serão premiadas com até 20 mil dólares para lançar a ideia em lugares de extrema pobreza. Participantes de qualquer país, idade ou background são elegíveis. Organizações também podem ser consideradas, se forem alinhadas com o objetivo do prêmio e precisarem de capital de alto risco.

O primeiro prazo para envio das inscrições é 14 de outubro, para quem quer uma resposta cedo, mas o prazo regular é 4 de novembro. Saiba mais e inscreva-se por aqui

5. Global Change Award 

A Fundação H&M promove o Global Change Award, uma iniciativa que busca projetos de melhoria e sustentabilidade para o mundo da moda. O prêmio, que é anual, é conhecido como o Nobel da moda e, até este ano, já contemplou 8 mil inovações de 151 países.

Nesta edição, são três categorias para se aplicar: digitalização (aplicação de tecnologias), clima positivo (ideias que não sejam apenas neutras, mas sim benéficas para o meio ambiente) e desperdício (recuperar valor perdido em materiais).

Negócios sociais, organizações, instituições e pessoas podem participar do prêmio da Fundação H&M. No entanto, é preciso apresentar uma ideia em estágios iniciais com foco na indústria da moda. O concurso é aberto para indivíduos e grupos de até cinco pessoas – com mais de 18 anos.

Cinco vencedores dividem um prêmio de um milhão de euros, além de uma viagem para comparecer a uma cerimônia em Estocolmo, e acesso a um programa de aceleração para inovações. Inscreva-se até 17 de outubro, pelo site oficial.

6. International UNESCO/José Martí Prize 2019

O objetivo do prêmio International UNESCO/José Martí é homenagear iniciativas em acordo com os ideias de José Martí, tido como um dos principais intelectuais envolvidos na independência de Cuba.

Criado em 1994, o prêmio busca indivíduos, instituições, entidades ou organizações não-governamentais que tenham atuado em prol da integração, independência e preservação da cultura, identidade e valores históricos de países da América Latina e do Caribe. Os vencedores levam uma quantia não divulgada em dinheiro.

Para participar, é preciso preencher o formulário de aplicação em inglês, espanhol ou francês, e enviar até o dia 26 de outubro. Confira mais informações e baixe o formulário no site da UNESCO.

7. Chivas Venture Competition for Social Entrepreneurs 2019

O prêmio global Chivas Venture é direcionado para empreendedores sociais que utilizem seu negócio para criar um futuro melhor, por meio de impacto social ou ambiental.

Além de exposição global e networking, vencedores levam uma parte da verba de um milhão de dólares e participam de um programa de aceleração de três dias no Reino Unido.

Entre os requisitos para participar, é preciso que o fundador, cofundador ou um dos integrantes tomadores de decisão represente o empreendimento. Também é necessário ter 25 anos ou mais, falar inglês fluente e a startup precisa ser registrada no país como uma entidade com fins lucrativos e não ter mais de um milhão e meio de dólares em receita. Interessados podem se aplicar até o dia 31 de outubro, pelo site.

8. Global Media Competition

Concurso promovido pela Organização Internacional do Trabalho, o Global Media Competition foca nas coberturas sobre a migração de trabalho e o recrutamento profissional de migrantes.

A iniciativa é aberta para jornalistas, fotógrafos, nativos ou refugiados – na condição de trabalhadores migrantes. As inscrições enviadas devem ser centradas em um dos dois temas e o trabalho pode ser online, em formato de rádio ou de veículo impresso, multimídia ou um ensaio fotográfico – em inglês, espanhol ou francês.

Quatro participantes serão selecionados e receberão mil dólares cada, além de entrarem como destaque no site da Organização Internacional do Trabalho. Inscreva-se até 31 de outubro, pelo site.

9. Resilient Homes Challenge 2018

A plataforma de cursos online Build Academy lança o Resilient Homes Challenge para arquitetos e engenheiros. O desafio prevê a idealização de uma casa modular que custe menos de 10 mil dólares e seja de fácil construção. O objetivo é fomentar ideias para moradias que ofereçam riscos reduzidos em caso de desastres, ou que ofereçam possibilidade de reconstrução rápida.

Um dos critérios de elegibilidade é que pelo menos um dos membros do grupo tenha formação em Engenharia ou Arquitetura. Quem ganhar tem a chance de exibir seu trabalho no Banco Mundial, nos Estados Unidos, e de ajudar nos projetos relacionados da instituição.

Confira os critérios de design para o projeto e faça sua inscrição – até 30 de novembro – pelo site da Build Academy.

10. Global Social Venture Competition 2019

Assim como o prêmio Chivas, o Global Social Venture Competition busca negócios com atuação com foco em impacto social.

Mas, aqui, para participar, é preciso que o empreendimento tenha objetivo de ser sustentável financeiramente, ou já seja lucrativo. Também é preciso ter um componente tecnológico e um modelo de negócios escalável. Além disso, a receita total não pode ultrapassar 500 mil dólares até 31 de dezembro de 2018, entre outros requisitos.

Para representar o time, a iniciativa pede que seja inscrito um estudante ou recém-formado em programas de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. O estudante também deve estar envolvido no empreendimento.

Quem ganhar, leva o prêmio máximo de 40 mil dólares. Outros podem levar de 25 mil a mil dólares. Inscreva-se até 3 de dezembro pelo site do do Global Social Venture.

11. Sony World Photography Awards 2019

São quatro categorias no prêmio mundial de fotografia da Sony: Professional (conjunto de trabalhos), Open (melhores imagens únicas), Youth (melhores imagens únicas de fotógrafos com 12 a 19 anos) e Student (para estudantes de fotografia do mundo inteiro).

No grupo Professional, os vencedores levam 25 mil dólares, equipamento e têm seus trabalhos expostos em Londres. Dentro da classe Open e Youth, os participantes também concorrem à chance de ser incluído na exposição, sendo que os vencedores da Open ainda levam 5 mil dólares.

Dentre a categoria Students, 10 finalistas ganharão equipamento e viagem para o Londres. O vencedor levará 30 mil euros em equipamento profissional para sua instituição de ensino.

A inscrição é feita online, com formulários separados por categoria. Aplique para o grupo Professional, aqui (até 11 de janeiro de 2019); Open, aqui (até 4 de janeiro de 2019); Youth, aqui (até 4 de janeiro de 2019); e Student, aqui (até 30 de novembro de 2018).

12. Merck “More Than a Mother” Media Recognition Awards 2018

Jornalistas de meios online, impresso, rádio e plataformas multimídia podem participar do Media Recognition Awards, promovido pela organização filantrópica alemã The Merck Foundation. O tema é a prevenção da infertilidade na África e o objetivo da iniciativa é quebrar o estigma sobre o assunto.

Essa é a segunda edição do prêmio, que busca reconhecer jornalismo de saúde excepcional, além de jornalistas que se dediquem a um trabalho informativo e preciso sobre a infertilidade no continente africano.

Os que enviarem materiais multimídia concorrem a 3 mil dólares, enquanto os que enviarem material impresso, online e rádio, têm chance de ganhar mil dólares, cada. Aplique mandando seu trabalho até o dia 31 de março de 2019 para o e-mail mystory@merckmorethanamother.com, junto com seu nome, sexo, idade, categoria, veículo, cidade e contatos.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo