Um Projeto: Fundação Estudar
concursos internacionais

11 concursos internacionais para brasileiros

Por Suria Barbosa

Organizações internacionais estão com iniciativas abertas globalmente. Concursos de redação, iniciativas sociais, fotografia, educação, sustentabilidade, arquitetura e empreendedorismo, que aceitam candidaturas de brasileiros e conferem grandes vantagens aos vencedores. Confira a seleção!

Diversas organizações promovem concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. São oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

Confira a seleção do Na Prática de cinco concursos internacionais que estão em vigência – e participe!

Leia também: Plano de ação para realizar seus objetivos!

Concursos internacionais abertos:

1. Prêmio de Escrita Nova Mídia

O Prêmio de Escrita Nova Mídia celebra histórias e poesias criativas em diversos formatos e plataformas. São cinco categorias em que é possível participar – e vencer.

A iniciativa é aberta para qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, mas menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para participar. Submeta seu trabalho até 22 de novembro, ou 13 de dezembro no caso da inscrição na categoria de estudante, pelo site do prêmio.

2. Prêmio Mundial de Fotografia da Sony

Voltado para fotógrafos experientes e emergentes, o Prêmio Mundial da Sony tem quatro categorias para participação: Profissional (com data limite para inscrição 14 de janeiro de 2020), Open (até a data limite 7 de janeiro de 2020),  Youth (que tem deadlines mensais) e Student (que aceita inscrições até 29 de novembro de 2019).

Cada classificação tem critérios de elegibilidade diferentes e também prêmios – que vão de dinheiro a equipamento da Sony. Inscreva-se pelo site da competição.

3. Prêmios Internacionais Ockenden para Projetos para Refugiados

Os Prêmios Ockenden visam dar luz aos problemas dos refugiados. Neste ano, 100 mil libras serão divididas igualmente entre quatro vencedores.

O único critério para participar é ser uma organização sem fins lucrativos. Inscreva-se, pelo site dos prêmios, até 30 de novembro de 2019.

4. Prêmio Suez-Instituto da França

Parceria entre a Fundação Suez e o Instituto da França, o Prêmio visa recompensar projetos que contribuem para o desenvolvimento de serviços de água, saneamento e gestão de resíduos.

Organizações sociais não-lucrativas e empreendedores sociais vencedores podem ganhar 50 mil euros em cada categoria. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro de 2019. Saiba mais sobre a iniciativa e a participação por aqui.

5. Prêmio de meio ambiente da Volvo

O Volvo Environment Prize 2020 já está aberto e aceitando inscrições, pelo site, até 10 de janeiro de 2020. O concurso foi idealizado para homenagear descobertas científicas e inovadoras no campo do meio ambiente.

Existente desde 1990, o prêmio se tornou um dos mais reconhecidos nessa área da ciência. Autores de projetos de qualquer disciplina que se conectem com o tema central podem participar, contanto que tenham como demonstrar impacto do seu trabalho para além do estudo científico.

O prêmio consiste em um diploma feito à mão, uma escultura de vidro e uma quantia em dinheiro equivalente a 167 mil dólares, aproximadamente.

6. Prêmio Buffett para Liderança em Conservação da National Geographic

Esta iniciativa visa homenagear pessoas que tenham demonstrado grandes esforços em gerir e proteger recursos naturais em suas regiões e/ou países. Vencedores ganham 25 mil reais como suporte para continuarem seus trabalhos.

É preciso ser morador da África e América do Sul e ser indicado por outra pessoa (não serão considerados candidatos que se autonominarem). Inscrições abertas até 10 de janeiro pelo formulário online.

7. Prêmio WISE (World Innovation Summit for Education)

Prêmio WISE está com inscrições abertas para projetos em educação em andamento em qualquer tipo de organização. A iniciativa tem objetivo de reconhecer e promover iniciativas inovadoras que endereçam desafios globais de educação.

Cada projeto premiado levará 20 mil dólares, além de ter grande exposição na mídia. Inscreva-se até 20 de janeiro pelo site oficial do WISE.

8. Prêmio de Redação de Direitos Humanos em Direito da American University

O Prêmio de Redação de Direitos Humanos é uma iniciativa anual voltada para fomentar redação acadêmica em Direito. É possível participar enviado material em espanhol e/ou em inglês. É um requisito, no entanto, ter formação em Direito e poder demonstrar interesse no tema.

Quem ganhar tem bolsa de estudos completa para estudar Direitos Humanos na American University – Washington College of Law, tendo também as despesas de viagem para Washington D.C. (onde fica a instituição) custeadas, além de possibilidade de alojamento em dormitório e bolsa-auxílio para despesas regulares. Os melhores artigos serão publicados na revista da instituição. Inscrições até 1 de fevereiro pelo site da American University.

9. Prêmio de Fotografia ZEISS

Estão abertas as inscrições para o ZEISS Photography Award, um concurso internacional de fotografia organizado pela fabricante de lentes ZEISS e pela Organização Mundial de Fotografia. O concurso é aberto a qualquer pessoa que queira participar enviando de 5 a 10 fotografias sobre o tema do ano, e as inscrições vão até 4 de fevereiro de 2020. Inscreva-se pelo site da iniciativa.

Entre os prêmios estão uma viagem para Londres, no Reino Unido, em abril de 2020. Nessa época, acontecerá a Sony World Photography Award, uma premiação e exibição que destacará a foto vencedora do concurso. O vencedor também ganhará uma viagem à Alemanha, com tudo pago, para conhecer as fábricas da ZEISS.

Além das viagens, o vencedor ganhará também um conjunto de lentes ZEISS avaliadas em 12 mil libras, e uma bolsa de três mil libras para realizar um projeto de fotografia internacional de sua escolha. Finalmente, segundo a premiação, o autor da foto vencedora também poderá colaborar com a ZEISS em projetos futuros.

10. Prêmio Internacional VELUX para Estudantes de Arquitetura

Inscrições abertas até 1º de abril de 2020 para o Prêmio Internacional VELUX para Estudantes de Arquitetura. Com o tema “Luz de Amanhã”, esta edição da iniciativa, que é bianual, busca projetos focados na projeção de luz em construções ou investigações sobre a incidência de luz.

O prêmio total chega a 30 mil euros para os vencedores. Para participar, é preciso ser um estudante matriculado em curso de Arquitetura entre 2019 e 2020, inscrito individualmente ou em grupo.

Veja mais sobre o prêmio no site da VELUX.

11. Prêmio da Rolex para Empreendimentos

Prêmio promovido há mais de quarenta anos pela Rolex, busca projetos voltados a expandir o conhecimento ou melhorar a qualidade de vida das pessoas em cinco áreas: ciência e saúde, tecnologia aplicada, exploração, heranças culturais e meio ambiente.

Além de publicidade e um cronômetro Rolex, projetos recebem 200 mil francos suíços.

Para participar, o candidato deve ter um papel central na organização ou no projeto. A iniciativa é aberta para maiores de 18 anos e aceita inscrições pelo site até 15 de abril de 2020.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo