Joice Toyota

A entrevista de emprego costuma ser uma das etapas do processo seletivo que mais causa apreensão. Não é à toa. Respostas de poucos minutos (quiçá segundos) podem ser decisivas na escolha do contratado. Aliás, há sempre perguntas que se repetem nos processos e, muito provavelmente, por isso, parece ser difícil ser criativo e se destacar.

Pensando nesse assunto, o Na Prática decidiu fazer perguntas de entrevistas de emprego a importantes executivos do Brasil. Além disso, trouxemos Patrícia Aguiar, Gerente de Redes e Seleção Massiva da Fundação Estudar, que irá analisar cada uma das respostas sob a ótica do recrutador.

Neste terceiro episódio da série, convidamos Joice Toyota, co-fundadora e diretora executiva do Vetor Brasil. Formada em Engenharia Elétrica pela USP e com MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford, trabalhou em consultoria estratégica por 7 anos, em setores como: serviços financeiros, agribusiness e aviação. Joice também já trabalhou como superintendente da Secretaria de Educação de Goiás e no Teach For America, nos Estados Unidos.

Leia também:

Episódio 1 – Executivos respondem perguntas de entrevistas: Carlos Brito (ex-CEO da AB InBev)

Episódio 2 – Executivos respondem perguntas de entrevistas: Thiago Piau (CEO da Stone)

Joice Toyota responde a perguntas comuns de entrevistas de emprego

# Por que devemos contratá-la?

Joice: Assim como vocês, dedico a minha vida a transformar o Brasil em um país melhor para todos os brasileiros e acredito que os nossos maiores problemas só serão resolvidos quando tivermos um setor público mais eficiente. Como os resultados não são atingidos só com boas intenções, trabalho duro e invisto em me desenvolver. Não me apaixono por um jeito x ou y para fazer as coisas, pois foco em realmente resolver os problemas.

  • Alinhamento de propósito
  • Foco no resultado
  • Mão na massa
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento

Análise: Em uma resposta que transparece muita paixão e concretude, Joice Toyota fala dos seus diferenciais de maneira bem embasada em autoconhecimento, em termos de entendimento e alinhamento do seu propósito ao da organização e também do seu estilo de trabalho, com muita mão na massa, sentimento de dona e olhar para eficiência. Quando Joice fala sobre não se apaixonar “por um jeito x ou y” demonstra estar aberta a aprender, ser flexível e usar para balizar para tomar decisão nada mais do que o que vai resolver de fato os problemas e entregar os melhores resultados.

Leia também: Mudança de carreira: de consultoria estratégica ao setor público

# Quais são os seus objetivos de carreira?

Joice: Quero que o meu trabalho tenha um impacto positivo na vida das pessoas. Quero me desenvolver para ser uma liderança melhor e assim aumentar o impacto das minhas ações e também inspirar mais pessoas a se dedicarem a resolver problemas relevantes no Brasil.

Análise: Joice Toyota é bastante concisa ao falar de seus objetivos futuros, centrando sua resposta não em cargos ou funções – o que é bem comum em entrevistas –, mas sim na transformação concreta que quer gerar no País e em outras pessoas. Joice se coloca como protagonista na resolução de problemas relevantes e seu autodesenvolvimento como profissional e liderança como ferramenta para chegar mais longe, demonstrando muita entrega, paixão e motivação pelo que acredita.

# Pontos fortes e fracos e como se posicionaria em uma equipe?

Joice: Pontos fortes: sou apaixonada pelo o que faço e compartilho esse entusiasmo com minha equipe; invisto bastante no desenvolvimento de quem trabalha comigo; não me desmotivo quando recebo “nãos”; apesar de às vezes ter medo, não deixo de assumir riscos para fazer nossa operação crescer. Pontos fracos: na vontade de acelerar a execução, às vezes gero ansiedade na equipe, o que ironicamente torna o processo todo mais lento.

Meu papel em uma equipe é o de apoiar o desenvolvimento de novas lideranças. Gosto de ouvir o sonho de cada um e ajudá-los a identificar o caminho para alcançar esses sonhos de forma alinhada com o crescimento da organização.

Leia também: Diretora do Vetor Brasil conta desafios de causar impacto social

Análise: sem perder sua paixão pelo que faz, e o quanto se entrega para fazer acontecer, Joice Toyota traz de maneira bem clara e vulnerável seus pontos fortes e a desenvolver enquanto indivíduo, gestora e líder de uma organização. Além disso, ela consegue trazer de forma interessante o impacto das suas características nas pessoas que trabalham ao seu redor e também o reflexo disso nos negócios, demonstrando mais uma vez seu sentimento de dona.

Como parte de um time, Joice enfatiza sua capacidade de ouvir aspirações, desenvolver a equipe, mas especialmente de traçar um plano que não só faça sentido para a pessoa como também abrace os desafios da organização. Além de preocupada com gente, ela reforça seu comprometimento com o todo – componente essencial para quem quer recrutar pensando em resultados sustentáveis e perenidade do negócio.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: