Não importa de qual área ou setor, ter um pensamento crítico é uma ferramenta eficaz para qualquer profissão. Afinal, com ele, é possível fazer uma análise de diferentes situações e contextos de maneira objetiva, sem a interferência de vieses, bem como enxergar diferentes perspectivas – fato que pode melhorar a criatividade, inclusive.

Leia também: Aprenda a identificar e gerenciar as emoções próprias e dos outros com o Curso Inteligência Emocional Na Prática

Apesar disso, aprender a pensar de maneira crítica não é algo tão simples. Não há um guia que forneça um passo a passo para seguir e alcançar o máximo de pensamento crítico. Em vez disso, porém, é possível exercitá-lo. Afinal, assim como seria feito com um músculo, a prática constante permite que ele fique mais forte com o tempo.

Pequenos exercícios que estimulam o pensamento crítico

Se você está buscando por novas ideias, resolver um problema ou apenas analisar como e por que algo deu errado, o pensamento crítico pode levá-lo às melhores soluções. Para ajudar quem está interessado em desenvolver essa soft skill, o Inc elencou 7 exercícios e práticas que podem transformar qualquer pessoa em um melhor pensador crítico. Confira!

#1 Expresse-se em vários meios

Diferentes pessoas têm diferentes estilos de pensamento e diferentes estilos de aprendizagem. Você, por exemplo, pode ter maior preferência pelo aprendizado visual, auditivo ou cenestésico – o que é bom –, mas se quiser desenvolver o pensamento em novas direções, é importante tentar pensar (ou pelo menos se expressar) em diferentes meios.

Vamos a mais um exemplo: se você está falando sobre um problema em voz alta, tente fazer um diagrama. Se você ficou olhando para gráficos o dia todo, tente anotar suas interpretações deles. A nova perspectiva pode ser bastante esclarecedora.

#2 Converse com uma criança de 6 anos

Einstein costuma ser creditado por dizer que “se você não consegue explicar algo para uma criança de seis anos é porque você também não entendeu”. O ponto da citação, independentemente de quem o disse, é relevante. Pois ser capaz de explicar um conceito abstrato em termos simples é uma indicação de que você tem um entendimento completo de um problema e uma maneira de vê-lo sob uma nova luz.

Então, aqui fica o exercício prático: tente conversar com uma criança sobre o assunto em questão (real ou imaginário). Você poderá descobrirá elementos do assunto que não entende totalmente e poderá começar a pensar no problema de uma nova maneira.

#3 Compreenda e desafie seus preconceitos

Cada um de nós é afetado por vários preconceitos cognitivos. Alguns, inclusive, afetam a forma como valorizamos as coisas e outros, a forma como pensamos. Identificar e desafiar esses vieses cognitivos pode nos permitir contorná-los.

Por exemplo, se você sabe que é afetado por vieses de confirmação, pode procurar especificamente por evidências que contradizem sua suposição principal. Quer saber como? O Na Prática tem um artigo sobre o assunto.

#4 Trabalhe de trás para frente

Trabalhar um problema de trás para frente pode ajudar você a ver coisas que poderiam ser ignoradas de outra forma. Quer ver um exemplo simples? Revisar um documento frase por frase de trás para frente pode ajudá-lo a identificar mais facilmente os erros ortográficos e gramaticais. Desta forma, reconstruir uma falha do fim ao início (ao invés do início ao fim) pode ajudá-lo a identificar o verdadeiro impacto de cada frase.

#5 Peça a outras pessoas para explicar seus processos de pensamento

Converse com outras pessoas sobre qualquer problema que você esteja tentando resolver. É de bastante utilidade receber outras opiniões sobre as soluções a serem usadas, contudo o objetivo maior é entender quais são os processos de pensamento. Já falamos, diferentes pessoas têm diferentes abordagens para o mesmo problema e compreender esses processos pode ajudá-lo a refinar e expandir o seu.

#6 Exponha-se a novos conteúdos e novos criadores

Da mesma forma, é bom sair da sua zona de conforto e se expor a novos tipos de conteúdo e criadores. Cada novo autor, palestrante ou pensador que você encontrar pode lhe ensinar algo novo sobre a maneira como você pensa – e apresentá-lo a novos fatos e ideias que podem integrar o seu próprio pensamento crítico.

#7 Faça experiências com provocações cerebrais e dilemas éticos

Os verdadeiros dilemas éticos sempre serão um problema para os profissionais, mas você pode usar situações hipotéticas (e alguns quebra-cabeças) para empregar e fortalecer suas habilidades de pensamento crítico.

Por exemplo, o clássico “dilema do bonde” exige que você pense sobre o valor das vidas e o impacto de cada ação na tomada de decisões e na culpabilidade. Muitos quebra-cabeças exigem que você pense fora da caixa para resolvê-los de forma adequada – eles representam um bom desafio e exercício para estimular o pensamento crítico.

Bônus: cerque-se de pensadores críticos

Uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar seu pensamento crítico não é tecnicamente um exercício, mas uma mudança ambiental. Se você estiver cercado de pensadores críticos, que expressam livremente seus pensamentos e compartilham suas opiniões, você será exposto a mais fontes de conhecimento e perspectiva.

Por isso, um exemplo prático é se você está em posição de contratar ou formar uma equipe, procure pessoas que mostrem fortes sinais de pensamento crítico. Se não, tente buscar pensadores críticos em outro lugar, em um grupo de colegas dentro e/ou fora do trabalho.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: