Homem De Paletó Em Pé Ao Lado Da Tela Do Projetor
Imagem: Pexels

As Relações Públicas podem ser definidas como um conjunto de diretrizes estratégicas dentro da comunicação. De maneira objetiva, cabe aos profissionais desta carreira estabelecer diálogo entre clientes (sejam empresas ou indivíduos) e o público, muitas vezes com apoio dos meios de comunicação.

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Afinal, o que faz um Relações Públicas?

Os profissionais desta área são conhecidos pelas siglas RP ou PR (do inglês Public Relations). Como já dissemos, é de responsabilidade destes especialistas gerir a imagem de seus clientes ou dos órgãos para os quais trabalham. No dia a dia, isso se dá de maneira estratégica, para que consigam reforçar e transmitir visões, missões e valores das organizações. A profissão de assessoria de imprensa, por exemplo, tem muitos formados em RP (além de jornalistas). No caso dos assessores, a rotina de trabalho envolve sugerir pautas e acompanhar entrevistas de clientes nos mais diversos meios, sejam eles jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e portais. 

Quem trabalha com RP também pode atuar com produção de eventos e, ainda, na comunicação interna das empresas, sendo responsável pela maneira como as companhias passam mensagens para seus funcionários através de e-mails, boletins informativos, mídias de circulação interna etc. Falaremos mais adiante sobre as possibilidades de atuação específicas da carreira.

Como é o curso de Relações Públicas?

A graduação em Relações Públicas normalmente tem duração de quatro anos (ou oito semestres) e, ao menos no Brasil, costuma ser uma habilitação da Comunicação Social – assim como no caso do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda. Por este motivo, o curso de Bacharelado traz em sua matriz curricular disciplinas importantes para a formação de comunicadores (como Língua Portuguesa e Teoria da Comunicação). A grade também inclui matérias como Administração, Economia e Marketing. Isso porque a atuação dos RPs tem relação com estes setores, na medida em que precisam ter uma visão clara de negócios, conjuntura econômica e política e entender pelo menos o básico de uma campanha publicitária. A obtenção do diploma está condicionada à realização de estágio obrigatório e à apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Melhores faculdades e cursos de Relações Públicas no Brasil

Um dos levantamentos mais conhecidos para mapear a qualidade do ensino superior conforme as áreas de atuação é o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pela Folha de S. Paulo. A lista, no entanto, não traz um recorte específico para RP, mas classifica os melhores cursos de Comunicação. As universidades públicas ocupam o topo do ranking de 2019. Baseado nesta pesquisa, o Na Prática reuniu informações sobre os cursos de RP das instituições com melhor classificação (com exceção da UFSC, que não oferece este curso em sua grade).

#1. Curso de Relações Públicas da UFRGS

A graduação em RP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da instituição gaúcha. O projeto pedagógico do curso foi estruturado para priorizar “uma sólida formação humanista, reflexiva e crítica”, permitindo que os profissionais possam atuar em sistemas de comunicação e de relacionamento entre organizações e públicos em uma perspectiva político-estratégica. Os eixos de concepção do currículo incluem disciplinas como Linguagens e Práticas da Comunicação; Pesquisa e Planejamento e, também, Responsabilidade e Inserção Social. 

#2. Graduação em RP na UFMG

A graduação em Relações Públicas da Universidade Federal de Minas Gerais tem como objetivo proporcionar aos alunos a capacidade de atuar nas áreas de comunicação em organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor. Os alunos são orientados a saber realizar atividades de pesquisa e análise; assessoria e consultoria; planejamento e divulgação, podendo também empreender em diversos segmentos.

#3. Bacharelado em Relações Públicas na USP

A graduação em RP na Universidade de São Paulo é oferecida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da instituição. O objetivo é “formar profissionais que atuem como gestores da comunicação organizacional, em instituições com ou sem fins lucrativos”. A formação se dá em três eixos: humanístico, comunicacional e técnico-profissional. Isso significa que, inicialmente, os alunos se aprofundam em áreas das Ciências Humanas e da Comunicação Social para, depois, se envolver com projetos mais práticos voltados para as atividades profissionais de RP.

Prinicipais áreas de atuação

Um especialista em RP pode, como já mencionamos, trabalhar com eventos e cerimoniais, cuidando de toda a organização – produção, estratégia de divulgação e bastidores. Pode, ainda, integrar equipe em agência de comunicação ou se envolver em pesquisas de opinião, quando não atua dentro “do próprio cliente”, ou seja, no escritório da própria organização para a qual presta serviço. O profissional de RP também pode trabalhar de maneira autônoma prestando assessoria para personalidades, incluindo influenciadores digitais.

Quanto ganha um Relações Públicas?

Segundo sites de emprego (que também divulgam informações sobre remuneração), o salário mensal de um profissional de RP é, em média, de
R$ 2600, podendo variar de R$ 1.800 a R$ 4.100. Normalmente, o piso varia conforme o local de atuação, porte da empresa e qualificações do especialista.

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