baixa produtividade

No mundo de hoje, a produtividade é muito buscada, e faz sentido: com cada vez menos tempo e mais atividades, o profissional moderno precisa se desdobrar em muitos para cumprir tudo que está na sua agenda (e ter momentos de lazer, etc.). Nesse contexto, não é incomum nem sem sentido que, quando a baixa produtividade impere, o sentimento de culpa tome conta.

Sentir-se culpado, no entanto, prejudica ainda mais a capacidade de ser eficiente e impede que o profissional visualize o contexto de forma realista. Até os menores dos esforços têm efeito cumulativo e ignorar isso não é nada bom, visto que é impossível ter níveis de produtividade sempre iguais.

Basicamente, não tem nada de errado em querer executar mais, mas sim em sentir-se culpado quando não conseguir atingir seu máximo de eficiência. Com isso em mente, a escritora Aimée Lutkin destacou algumas dicas no site LifeHacker para que você não se paralise nos momentos em que não está no topo do jogo da produtividade.

Não se importe em ser imperfeito

Ninguém é perfeito – nem mesmo as pessoas que você mais admira. Quase todo mundo está insatisfeito com suas realizações em algum nível.

É interessante tentar encontrar hacks que façam sentido para você mas desapegue da ideia de aplicar todos os que existem. Se algum deles também cair no esquecimento, provavelmente é porque não estava servindo você da maneira que você precisava, ou você encontrou algo que funciona melhor.

E se houver alguma atitude que você acha que funcionou, tome-a novamente. Agir, pelo menos um pouco, em prol da sua eficiência, é sempre melhor do que nada.

Curso Inteligência Emocional Na Prática: Aprenda a lidar melhor com o estresse e evitar que as emoções interfiram em seus objetivos 

Entenda o problema de buscar a perfeição

O próximo passo, segundo a autora, é perceber que ser perfeito nem deveria ser algo desejável.

Se você fizesse tudo que é aconselhado a fazer para ter uma vida produtiva, simplesmente não teria tempo para nada mais, não importa quão eficientemente executasse. O valor líquido de todo esse trabalho diminuiria, assim como sua qualidade de vida.

Em vez de tentar fazer tudo o que você é aconselhado, escolha o que funciona para você.

Comece por onde você está

Tentar alcançar é a motivação errada, porque faz com você foque em uma lacuna que acredita existir e não em si mesmo. Em vez disso, foque em onde está hoje, sem levar em conta as taxas de execução dos outros.

“A única coisa que você precisa fazer é dar um passo: isso é ser produtivo o suficiente. E mesmo isso lhe estressa, talvez você só precise parar e cheirar as rosas. Nem tudo precisa ser feito agora.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: