Em paralelo ao mês do Dia Internacional da Mulher, a Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa de Bolsas Líderes Estudar, que desde 1991 já impactou a vida de mais de 700 jovens.

Ao longo dos anos, a participação feminina no programa – que é um dos mais tradicionais do país – têm crescido. No ano passado, 53% das pessoas  que finalizaram a inscrição foram mulheres.

Com isso, já temos vários exemplos poderosos na nossa rede de mulheres que estão liderando transformações reais no Brasil. Um fato importante para nós, porque o propósito do programa é encontrar, apoiar e dar  oportunidades de desenvolvimento para os melhores talentos de todos os gêneros, raças e orientações”, explica Patrícia Aguiar, gerente da Rede de Líderes da Fundação Estudar.

Com o objetivo de auxiliar pessoas com grande potencial de transformar o Brasil, a iniciativa oferece bolsas de estudos para jovens aceitos nas melhores universidades do mundo e subsídios para que eles possam se manter durante o curso. Além disso, os selecionados têm acesso a mentorias, rede de líderes e eventos de conexão, desenvolvimento, networking e inspiração.

As inscrições para o programa de Bolsas Líderes Estudar estão na reta final e vão até o dia 10 de abril. Podem se inscrever pessoas de até 34 anos e que possuam comprovada excelência acadêmica.

Clique aqui e se inscreva no programa de Bolsas Líderes Estudar 2023

Para quem quer conhecer mais sobre Líderes Estudar de edições anteriores do programa, o Na Prática separou uma lista com cinco exemplos de mulheres da rede que estão se destacando em seus setores de atuação para você conhecer, se inspirar e fazer sua inscrição. Confira a seguir!

3 lideranças femininas para conhecer em 2023

#1. Dayene Caldeira

Para começar nossa lista, uma líder que você com certeza precisa conhecer melhor é a Dayane Caldeira, doutoranda em ciências biológicas pela UFRJ.

Desde que entrou na graduação, a carioca de 29 anos vem estudando asma, como o maior propósito de sua vida, porque quer ajudar milhões de pessoas como a sua avó, que sofre com a doença pulmonar.

Dayene começou a se interessar por biologia quando era criança e caminhava pelas ruas do Rio de Janeiro com a família à procura de materiais recicláveis. Seu primeiro livro sobre ciências, inclusive, foi encontrado no lixo.

Agora, a jovem vai passar um ano na Universidade de Vermont, com o maior nome dos estudos sobre asma no mundo, porque uma descoberta dela pode se tornar a cura para a asma em todo planeta.

#2. Larissa Maranhão

 

Saindo de Biologia e indo para a Economia, temos uma história que ensina muito sobre resiliência e sobre como lidar com os “nãos” que a vida nos dá.

Larissa Maranhão, natural de Maceió, Alagoas, também estudava na UFRJ quando tentou passar no curso de graduação em Economia de Harvard, mas foi rejeitada, em 2012, em sua primeira tentativa.

Ao invés de desistir, a jovem trancou seu curso na universidade brasileira e ficou mais um ano estudando e se preparando para a application em Harvard e, um ano depois, conseguiu entrar no tão sonhado curso de Economia.

Hoje, quase 10 anos depois, Larissa é considerada uma das brasileiras under 30 de mais destaque do Brasil.

#3. Katarine Kliyzke

E para quem acha que o céu é o limite, as Líderes Estudar provam que essa ideia já está ultrapassada. A Katarine Klitzke chegou a ser premiada recentemente em uma competição da Nasa (National Aeronautics and Space Administration) que desafia jovens estudante de graduação a criarem inovações para o programa espacial do governo estadunidense.

Natural de Timbó, em Santa Catarina, a jovem de 19 anos estuda hoje na Georgia Institute of Technology (a conceituada Georgia Tech), uma das maiores universidades de tecnologia do mundo.

Para vencer a competição da Nasa, Katarine e sua equipe venceram estudante de todas as partes do Estados Unidos e propuseram um projeto para o tema “Missão espacial de exploração em Marte”. A equipe foi uma das 15 selecionadas no país e ficou em segundo lugar na classificação geral.

Foi a primeira vez que a Georgia Tech foi representada na competição da Nasa em toda a sua história.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: