Um Projeto: Fundação Estudar
multipotencial

Não consegue se encaixar em nenhuma profissão? Você pode ser multipotencial!

Por Colunista do Na Prática

Você já deu várias respostas diferentes para a pergunta “o que quer ser quando crescer?" Colunista do Na Prática explica o que é ser um profissional multipotencial e como utilizar isso para encontrar sua carreira.

Por Isa Gama

 

Se você já deu várias respostas diferentes para a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” ou já trabalhou em áreas variadas mas não conseguiu se decidir por nenhuma carreira para se tornar especialista, você provavelmente é multipotencial: alguém que se identifica com múltiplos assuntos e se sente incompleto ao priorizar apenas uma área de interesse.

Polímata ou generalista são outros termos usados para descrever quem tem esse perfil. Entre seus representantes mais notáveis está Leonardo da Vinci que foi botânico, pintor, engenheiro, inventor, e teve várias outras facetas.

Cursos da Fundação Estudar

Muitas das profissões do futuro ainda não existem e você pode criar a sua. Para isso é importante que você pesquise todas as áreas que você se identifica, conecte os pontos que mais te motivam entre elas e esteja com a cabeça aberta para sonhar com a profissão ideal para você sem considerar o mercado como você o conhece atualmente para não criar barreiras na sua mente.

Algumas das características mais presentes nos multipotenciais são uma curiosidade exagerada sobre assuntos variados, uma intensa criatividade para conciliar seus múltiplos conhecimentos e visão de futuro para desenvolver suas ideias estando antenado com as tendências.

Aceitar-se como alguém que tem várias habilidades e interesses é o primeiro passo para buscar a profissão ideal pra você. É comum nos sentirmos pressionados para termos apenas uma área de especialidade pois crescemos acreditando que esse era o único caminho possível e esse sentimento de ansiedade começa a diminuir com a aceitação.

Em seguida devemos ter cuidado para não cairmos no Paradoxo da Escolha, que é uma teoria que diz que quanto mais opções temos, mais difícil decidir qual a melhor, portanto maior o risco de ficar paralisado.

Leia também: Você é um profissional I, T ou X?

Você é apaixonado por números mas sempre sonhou em ser médico? Que tal conectar suas duas paixões criando um modelo matemático que ajude a resolver algum problema da Medicina? Ou ainda, você ama animais e ao mesmo tempo lê muito sobre negócios? Que tal criar um novo produto somando suas habilidades?

Desenvolva suas ideias, converse com pessoas de perfis variados, teste de quais maneiras você pode utilizar seu conhecimento e se reinvente sempre que necessário. O mundo está em constante transformação e é um excelente momento para que os multipotenciais aproveitem ao máximo as mudanças e a revolução tecnológica para serem protagonistas da sua história.

Busque autoconhecimento para ter cada vez mais claro o que te motiva e seja você mesmo sempre, essa é a melhor maneira de encontrar uma carreira que te preencha completamente, faça você se sentir realizado e te ajude a realizar seus sonhos. Apenas você é capaz de realizá-los, então não se esqueça deles por nem um dia sendo especialista ou generalista.

 

Sobre a autora

Isa Gama é engenheira civil por formação, empreendedora e autora do livro “Você Ousa Sonhar?” que pode ser lido através do Instagram @voceousasonhar.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo