Hoje existem alguns termos que nomeiam modelos de habilidade: se o profissional é especialista, generalista, ou tudo isso e um pouco mais, por exemplo.

A vantagem de saber isso é entender pontos positivos e negativos de se encaixar em cada um dos perfis para a carreira, e direcionar esforços para se desenvolver e suprir o que sente que falta para ser um profissional mais completo, de acordo com seus objetivos.

Conheça os perfis dos profissionais I, T e X e identifique com qual você se identifica mais atualmente!

Profissional I

Assim como nos próximos perfis descritos neste texto, o Profissional I tem um significado ligado ao formato da letra que lhe dá nome.

Ter habilidades em formato I significa ter conhecimento profundo e experiência compreensiva em uma área. Competências que o profissional não necessariamente aplica em outras áreas.

O profissional I foca primariamente em aprendizados conectados ao seu campo de conhecimento.

Profissional T

O Na Prática tem um texto inteiro dedicado a esse perfil, do profissional T. Basicamente, o traço vertical do “T” é profundidade de habilidade em uma área. Já o traço horizontal do “T” diz respeito à gama de conhecimentos de áreas diversas.

Profissionais T têm profundidade e amplitude em suas habilidades, algo que faz com que, com frequência, tenham capacidade e disposição para colaborar com outros setores.

Ambos os tipos, I e T, são essenciais em qualquer organização. Porém, muitos líderes hoje valorizam as habilidades em T por configurarem personalidades que facilmente fazem conexões e cooperam.

Profissional X

Por fim, o profissional X, perfil muito procurado para posições de liderança. Costuma ser alguém que conquistou reputação como um T, mas que combina conhecimento profundo e amplitude com alta credibilidade, além da capacidade de liderar uma equipe diversificada para alcançar um objetivo comum.

Aqui, até certo ponto, a profundidade do conjunto de habilidades se torna menos importante do que nível de inteligência emocional e suas qualidades de liderança.

É possível mudar de um perfil a outro?

É completamente possível se desenvolver de um I para um T e para um X, já que se tratam de habilidades. Mas, claro, tudo depende de dedicação – inclusive, para uma autorreflexão profunda sobre sua personalidade – e disposição a trabalhar nos seus gaps – pontos menos desenvolvidos.

Leia também: Você tem uma mentalidade de crescimento? Entenda o conceito de “growth mindset”!

De um I para um T, por exemplo, vale se dedicar a

  • ampliar seus horizontes de conhecimento diversos
  • atualizar sua linha principal de conhecimento
  • desenvolver soft skills

E, se seu objetivo é tornar-se um profissional X, após seguir todos os passos acima para ser um T, foque em

  • aprofundar ainda mais sua área de expertise
  • criar conexões significativas com colegas (e ganhar sua confiança)
  • desenvolver habilidades de liderança, como capacidade de execução, de moderar conflitos, locus externo de controle e inteligência emocional, por exemplo.

Dicas gerais, mas se seu foco é realmente fazer uma transição, pegue-as como ponto inicial para criar um plano de desenvolvimento individual (PDI) personalizado. Aprenda como fazer um PDI aqui!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: