mulher lendo deitada

Por PocketBook4You

O conceito de inteligência emocional se relaciona com a “inteligência social”, e é definido como a capacidade de identificar, administrar e compreender as próprias emoções.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Uma pessoa emocionalmente inteligente possui autorresponsabilidade, reconhece as emoções humanas, fortalece suas relações interpessoais, faz escolhas conscientes e gerencia conflitos com sabedoria. 

Em suma, a inteligência emocional reúne habilidades que são indispensáveis para o desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais equilibrada.

Para aprimorá-las, é necessário conhecer mais a fundo os estímulos que surgem no cérebro emocional, refletir sobre atitudes e comportamentos, e criar uma perspectiva positiva acerca do mundo que nos rodeia.

Mas qual o primeiro passo a ser dado na busca contínua da evolução dessa competência comportamental? 

Neste post, falaremos sobre seis livros de inteligência emocional que trazem abordagens diferentes sobre o tema e que, juntos, vão lhe ajudar a desenvolver os pilares que regem o seu funcionamento. 

Acesse o curso online Inteligência Emocional Na Prática e aprenda a lidar com suas emoções para alcançar seus objetivos

1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

A nossa inteligência emocional contribui com 80% do sucesso que conquistamos ao longo da vida. Essa é a premissa do grande best-sellerInteligência Emocional”, escrito pelo renomado psicólogo e jornalista Daniel Goleman.

Segundo o autor, o crescimento pessoal e profissional do ser humano é condicionado ao desenvolvimento da inteligência emocional, pois ela determina a consciência de si mesmo, através do autocontrole, otimismo, motivação e capacidade de adaptação.

Dessa forma, Goleman explica em seu livro de inteligência emocional o que é essa habilidade de percepção das emoções, e ensina como aplicá-la no dia a dia para evitar o estresse emocional, superar traumas vividos, tomar decisões assertivas e até mesmo aumentar a interação social.  

2. Trabalhando Com a Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Por ser considerado o “pai” da Inteligência Emocional, a segunda recomendação de leitura da nossa lista também é de Daniel Goleman, autor best-seller que é referência mundial no assunto.

Seu livro, “Trabalhando Com a Inteligência Emocional”, é resultado de pesquisas e estudos sobre a importância e influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho, e tem como principal objetivo auxiliar leitores que desejam otimizar o desempenho profissional por meio do aperfeiçoamento das competências emocionais.

O escritor também discorre a respeito da necessidade das soft skills se sobressaírem às hard skills, pois são essenciais para se ter foco, produtividade e motivação, além de promoverem a colaboração, comunicação eficaz e boa liderança dentro da organização.

3. Selling with Emotional Intelligence – Mitch Anthony

Mitch Anthony, palestrante e consultor popular, traz em seu livro Selling with Emotional Intelligence”, uma análise completa do poder da Inteligência Emocional (IE) sobre o desempenho de todos os tipos de vendedores.

A partir daí, este livro de inteligência emocional fornece ferramentas de aplicação da IE para os profissionais que almejam entender melhor as necessidades dos clientes, aprimorar as habilidades de negociação, se tornarem mais produtivos e conquistarem o sucesso em vendas.

Assim, ao se inteirar sobre este conteúdo, você aprenderá a consolidar a comunicação e a confiança, para driblar a competitividade do mercado e construir relacionamentos duradouros.

4. A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown

A inteligência emocional e o autoconhecimento podem ser aliados no processo de aceitação da vulnerabilidade, e é sobre isso que trata o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, escrito pela professora e pesquisadora Brené Brown.

Nesta obra, a autora define o conceito de vulnerabilidade, e desconstrói a ideia dela estar associada à escassez e insatisfação, expondo argumentos sólidos para encorajar seus leitores a aceitarem quem são e seguirem em frente na jornada imperfeita da vida.

Vale frisar que compreender a autovalorização é o primeiro passo para enfrentar a incerteza e os riscos emocionais, tendo a convicção de que somos o que somos por algo maior e mais bonito!  

5. Calma aí, P*rra! – Sarah Knight

Se você deseja se libertar dos sintomas de ansiedade, controlar as emoções e aprender a lidar com os problemas diários praticando a inteligência emocional, então o livro “Calma aí, P*rra!”, da autora best-seller do New York Times, Sarah Knight, foi feito para você!

Através de uma narrativa bem humorada e descontraída, a escritora apresenta situações do dia a dia e propõe soluções para aceitá-las e transformá-las em ações produtivas.

Por meio da leitura desta obra de autoajuda, você será capaz de tomar decisões mais racionais, conter o excesso de pensamentos negativos, além de superar dificuldades inesperadas, para que assim eleve sua saúde física e mental.

6. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

A inteligência emocional não se resume apenas à capacidade de administrar as emoções, mas também diz respeito ao domínio de pensamentos decisórios para o cotidiano pessoal e profissional.

Em vista disso, a nossa última sugestão de leitura é o best-sellerRápido e Devagar”, de autoria do renomado economista comportamental Daniel Kahneman.

No livro em questão, o autor revela os dois sistemas da mente humana, sendo o primeiro rápido e intuitivo, e o segundo devagar e controlado. A seguir, explica o funcionamento de cada um deles, e esclarece como podem ser empregados para evitar ilusões cognitivas que atrapalham as nossas tomadas de decisões.

Leia também: Como aumentar sua inteligência emocional

Inteligência Emocional: a base para o sucesso

A inteligência emocional trata-se de um conjunto de habilidades relacionadas ao uso das emoções que podem ser desenvolvidas e são fundamentais para o sucesso.

Esperamos que após a leitura deste conteúdo você conheça em detalhes cada uma das obras citadas, e aprenda a articular as competências da IE para gerenciar melhor sua carreira profissional e encontrar o equilíbrio entre a razão e os sentimentos.

Sobre o autor

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: