Por PocketBook4You
O conceito de inteligência emocional se relaciona com a “inteligência social”, e é definido como a capacidade de identificar, administrar e compreender as próprias emoções.
Uma pessoa emocionalmente inteligente possui autorresponsabilidade, reconhece as emoções humanas, fortalece suas relações interpessoais, faz escolhas conscientes e gerencia conflitos com sabedoria.
Em suma, a inteligência emocional reúne habilidades que são indispensáveis para o desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais equilibrada.
Para aprimorá-las, é necessário conhecer mais a fundo os estímulos que surgem no cérebro emocional, refletir sobre atitudes e comportamentos, e criar uma perspectiva positiva acerca do mundo que nos rodeia.
Mas qual o primeiro passo a ser dado na busca contínua da evolução dessa competência comportamental?
Neste post, falaremos sobre seis livros que trazem abordagens diferentes sobre inteligência emocional e que, juntos, vão lhe ajudar a desenvolver os pilares que regem o seu funcionamento.
1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman
A nossa inteligência emocional contribui com 80% do sucesso que conquistamos ao longo da vida. Essa é a premissa do grande best-seller “Inteligência Emocional”, escrito pelo renomado psicólogo e jornalista Daniel Goleman.
Segundo o autor, o crescimento pessoal e profissional do ser humano é condicionado ao desenvolvimento da inteligência emocional, pois ela determina a consciência de si mesmo, através do autocontrole, otimismo, motivação e capacidade de adaptação.
Dessa forma, Goleman explica em sua obra o que é essa habilidade de percepção das emoções, e ensina como aplicá-la no dia a dia para evitar o estresse emocional, superar traumas vividos, tomar decisões assertivas e até mesmo aumentar a interação social.
2. Trabalhando Com a Inteligência Emocional – Daniel Goleman
Por ser considerado o “pai” da Inteligência Emocional, a segunda recomendação de leitura da nossa lista também é de Daniel Goleman, autor best-seller que é referência mundial no assunto.
Seu livro, “Trabalhando Com a Inteligência Emocional”, é resultado de pesquisas e estudos sobre a importância e influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho, e tem como principal objetivo auxiliar leitores que desejam otimizar o desempenho profissional por meio do aperfeiçoamento das competências emocionais.
O escritor também discorre a respeito da necessidade das soft skills se sobressaírem às hard skills, pois são essenciais para se ter foco, produtividade e motivação, além de promoverem a colaboração, comunicação eficaz e boa liderança dentro da organização.
3. Selling with Emotional Intelligence – Mitch Anthony
Mitch Anthony, palestrante e consultor popular, traz em seu livro “Selling with Emotional Intelligence”, uma análise completa do poder da Inteligência Emocional (IE) sobre o desempenho de todos os tipos de vendedores.
A partir daí, o autor fornece ferramentas de aplicação da IE para os profissionais que almejam entender melhor as necessidades dos clientes, aprimorar as habilidades de negociação, se tornarem mais produtivos e conquistarem o sucesso em vendas.
Assim, ao se inteirar sobre este conteúdo, você aprenderá a consolidar a comunicação e a confiança, para driblar a competitividade do mercado e construir relacionamentos duradouros.
4. A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown
A inteligência emocional e o autoconhecimento podem ser aliados no processo de aceitação da vulnerabilidade, e é sobre isso que trata o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, escrito pela professora e pesquisadora Brené Brown.
Nesta obra, a autora define o conceito de vulnerabilidade, e desconstrói a ideia dela estar associada à escassez e insatisfação, expondo argumentos sólidos para encorajar seus leitores a aceitarem quem são e seguirem em frente na jornada imperfeita da vida.
Vale frisar que compreender a autovalorização é o primeiro passo para enfrentar a incerteza e os riscos emocionais, tendo a convicção de que somos o que somos por algo maior e mais bonito!
5. Calma aí, P*rra! – Sarah Knight
Se você deseja se libertar dos sintomas de ansiedade, controlar as emoções e aprender a lidar com os problemas diários praticando a inteligência emocional, então o livro “Calma aí, P*rra!”, da autora best-seller do New York Times, Sarah Knight, foi feito para você!
Através de uma narrativa bem humorada e descontraída, a escritora apresenta situações do dia a dia e propõe soluções para aceitá-las e transformá-las em ações produtivas.
Por meio da leitura desta obra de autoajuda, você será capaz de tomar decisões mais racionais, conter o excesso de pensamentos negativos, além de superar dificuldades inesperadas, para que assim eleve sua saúde física e mental.
6. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
A inteligência emocional não se resume apenas à capacidade de administrar as emoções, mas também diz respeito ao domínio de pensamentos decisórios para o cotidiano pessoal e profissional.
Em vista disso, a nossa última sugestão de leitura é o best-seller “Rápido e Devagar”, de autoria do renomado economista comportamental Daniel Kahneman.
No livro em questão, o autor revela os dois sistemas da mente humana, sendo o primeiro rápido e intuitivo, e o segundo devagar e controlado. A seguir, explica o funcionamento de cada um deles, e esclarece como podem ser empregados para evitar ilusões cognitivas que atrapalham as nossas tomadas de decisões.
Leia também: Como aumentar sua inteligência emocional
Inteligência Emocional: a base para o sucesso
A inteligência emocional trata-se de um conjunto de habilidades relacionadas ao uso das emoções que podem ser desenvolvidas e são fundamentais para o sucesso.
Esperamos que após a leitura deste conteúdo você conheça em detalhes cada uma das obras citadas, e aprenda a articular as competências da IE para gerenciar melhor sua carreira profissional e encontrar o equilíbrio entre a razão e os sentimentos.
Sobre o autor
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo.