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(Imagem: Pexels)

Em 2024, o número de estagiários cresceu 37%, saindo de 642 mil, em 2023, para 877 mil. Segundo a Abres (Associação Brasileira de Estágios), essa tendência reflete a importância desse processo de formação tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Ao mesmo tempo, no entanto, aumenta também a quantidade de jovens que precisam equilibrar a vida profissional com a acadêmica.

Ou seja: a entrega de trabalhos, o estudo para provas e as entregas do trabalho, no fim do dia, podem prejudicar o desenvolvimento.

Para entender como melhorar essa relação, o NaPrática conversou com Flávia Rezende, especialista em carreira e fundadora do MeNota, que deu dicas para os jovens equilibrarem as demandas do estágio e da faculdade. Confira a seguir:

Organização é mandatória

Na visão de Flávia, o primeiro passo para equilibrar as demandas é a organização. Para isso, ela indica que os estudantes tenham uma agenda para registrar compromissos recorrentes e inadiáveis.

“Dessa forma, será possível visualizá-los e notar as lacunas de tempo que se tem entre um compromisso e outro para pausas e lazer”, explica ela. “Além disso, definir prioridades semanais ajudará a focar no que é mais urgente, evitando sobrecargas.”

Em outro ponto, a mentora indica que os estagiários tenham uma comunicação clara, com espaço para negociação, com seus gestores e professores. Assim, diz ela, o estudante pode evitar conflitos.

“Cuidar da saúde mental é essencial para manter a produtividade e o bem-estar nessa fase”, finaliza ela.

Leia mais: Aplicativos de organização: conheça 5 para otimizar melhor o seu tempo

E como priorizar o que é mais importante?

Para Flávia, só há uma saída: observar os prazos e os impactos daquilo que precisa ser entregue.

“Separe as demandas acadêmicas e do estágio, começando pelas mais urgentes em termos de prazo, e revise suas prioridades diariamente, ajustando conforme necessário”, sugere.

Ferramentas digitais com versões gratuitas são boas opções para realizar essa priorização, na visão da mentora. 

“Sugiro experimentar a agenda eletrônica para ter noção do tempo em que se está ocupado e livre, o trello ou kanban físico para anotar "a fazer", "fazendo", "validando", "feito" quando se tratar de atividades que não necessariamente precisam estar na agenda mas são recorrentes, por exemplo, e o notion para anotar tarefas, ideias, notas.”

Inscrições para o Summer Undergrad da Ambev vão até o dia 18 de Outubrode 2024

A Ambev,, acaba de abrir as inscrições para o programa de estágio de verão Summer Undergrad 2025, voltado para estudantes brasileiros que estão cursando a graduação no exterior. 

Segundo a equipe de recrutamento, o programa oferece uma oportunidade única para os participantes desenvolverem projetos de alto impacto na companhia e colaborarem diretamente com líderes de diversas áreas.

O estágio, que terá duração de 12 semanas, acontecerá de junho a setembro de 2025, em São Paulo, e é uma excelente chance para os jovens colocarem em prática suas ideias inovadoras em um ambiente desafiador. 

Além de serem responsáveis por um projeto real, os estagiários poderão interagir com diferentes áreas de negócios e se conectar com lideranças da Ambev.

Requisitos e inscrições

Para participar, os estudantes precisam estar matriculados em um curso de graduação ou dupla-graduação no exterior, com formação prevista para depois de setembro de 2025.

Além disso, é necessário ter todos os documentos brasileiros em dia, como Carteira de Trabalho, RG, CPF e Título de Eleitor (documentos que podem ser obtidos ao longo do programa). 

O processo seletivo conta com cinco etapas: 

  • cadastro
  • teste online
  • entrevista com o time de People
  • entrevista com gestores
  • contratação.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro e podem ser feitas através do link: 

Inscreva-se no Summer Undergrad 2025

Crescimento e desenvolvimento

Na visão da equipe da Ambev, o Summer Undergrad é destinado a jovens com curiosidade, vontade de aprender e ambição de realizar grandes entregas. 

Com essa iniciativa, a organização busca reforçar seu compromisso em desenvolver talentos e promover o crescimento de futuros líderes, permitindo que esses estudantes contribuam com projetos que impactam diretamente os negócios da companhia.

Se você tem sede de crescer e busca uma oportunidade de deixar sua marca em uma das empresas mais inovadoras do país, não perca a chance de se inscrever no Summer Undergrad 2025.

Foto por Kaboompics.com

Se você já ouviu falar sobre o mercado financeiro, provavelmente já se deparou com o termo gestora de investimentos. Mas o que exatamente isso significa, e como é o trabalho nessa área?

Segundo Sergio Castro, Head of Equities and Asset Allocation na UV Gestora, esse é um universo que vem mudando e que está longe de ser apenas baseado em dados.

“Apenas cerca de 20% da decisão sobre um investimento é feito a partir das análises quantitativas", analisa ele. "Para o restante, é preciso avaliar com crítica o ambiente político e econômico no entorno.”

O que é, afinal, uma Gestora de Investimentos?

Uma gestora de investimentos, ou asset management, é uma empresa ou organização que tem como função administrar os recursos financeiros de seus clientes.

Esses recursos, via de regra, podem vir de:

  • pessoas físicas
  • empresas
  • fundos de pensão
  • governos.

O objetivo principal de uma gestora é fazer com que o capital investido cresça ao longo do tempo, de acordo com o perfil e as metas financeiras dos clientes.

Para isso, os gestores de investimentos tomam decisões estratégicas sobre onde aplicar o dinheiro em:

  • ações
  • títulos de dívida
  • imóveis
  • fundos de investimento
  • entre outros ativos.

"É preciso ter muita leitura para avaliar as notícias, mas também falamos muito com pessoas no dia a dia para entender a vida, o negócio e os anseios das pessoas", explica Sergio.

No fim das contas, uma gestora pode atuar em diferentes nichos do mercado como:

  • renda fixa
  • renda variável
  • derivativos
  • fundos imobiliários
  • private equity.

Cada uma dessas áreas possui suas próprias características e níveis de risco, e a gestora precisa ajustar suas estratégias com base no perfil de risco do cliente.

Como é o trabalho em uma Gestora de Investimentos?

Trabalhar em uma gestora de investimentos exige habilidades analíticas, conhecimento profundo do mercado e uma constante busca por atualização.

"É preciso ser curioso. Ao ler uma notícia, é preciso questionar os motivos por trás dos fatos que nos são apresentados."

O dia a dia de quem trabalha nessa área varia de acordo com a função, mas de maneira geral, envolve:

Análise de mercado

Os analistas de investimentos acompanham o comportamento do mercado financeiro, monitoram as tendências econômicas e políticas, e realizam projeções sobre os ativos em que a gestora planeja investir. Eles estudam desde indicadores macroeconômicos, como inflação e taxas de juros, até eventos globais que podem impactar o mercado, como mudanças regulatórias ou crises internacionais.

Gestão de portfólios

Os gestores de portfólio são responsáveis por decidir onde alocar o dinheiro dos clientes. Eles utilizam as análises fornecidas pelos analistas para tomar decisões estratégicas sobre os investimentos, balanceando os riscos e retornos potenciais. A ideia é maximizar os ganhos no longo prazo, mantendo os riscos dentro dos limites aceitáveis para cada cliente.

Relacionamento com clientes

Outra parte importante do trabalho é a interação com os clientes. A equipe de relacionamento precisa entender as metas financeiras, tolerância ao risco e horizonte de investimento de cada cliente para construir uma estratégia personalizada. Além disso, é fundamental manter os clientes informados sobre a performance dos seus investimentos e as estratégias adotadas.

Compliance e regulamentação

Como a indústria de investimentos é altamente regulamentada, as gestoras precisam garantir que todas as suas operações estejam em conformidade com as leis e normas do mercado financeiro. Por isso, a área de compliance tem um papel vital em uma gestora, assegurando que todas as operações e estratégias sigam os regulamentos e as melhores práticas do mercado.

Desafios e oportunidades

O mercado financeiro é dinâmico e desafiador, o que significa que trabalhar em uma gestora de investimentos requer flexibilidade e adaptação. As mudanças econômicas e políticas globais podem impactar os mercados, e os profissionais precisam ser capazes de reagir rapidamente a essas transformações.

Para Sergio, é preciso compreender o papel humano nesse meio, que será transformado pela Inteligência Artificial.

"Cada vez mais teremos que ver o que nós seres humanos podemos fazer e que a máquina não está fazendo", explica. "A interpretação do mundo será mais importante num mundo em que as máquinas realizam operações matemáticas muito rápido."

As oportunidades, no entanto, são muitas. O setor financeiro oferece uma ampla gama de caminhos de carreira, desde funções voltadas para a análise técnica até posições de liderança em gestão de portfólios.

Além disso, a possibilidade de contribuir diretamente para o crescimento financeiro dos clientes e para o desenvolvimento de grandes projetos econômicos torna essa área especialmente gratificante para quem gosta de desafios intelectuais e de estar sempre atualizado com o cenário global.

Fusões e Aquisições: como funciona esse setor do Direito

O setor de Fusões e Aquisições (M&A, na sigla em inglês) tem se destacado como uma das áreas mais dinâmicas e promissoras do direito empresarial. 

Advogados que atuam nessa área estão diretamente envolvidos na estruturação, negociação e execução de transações que podem alterar o cenário de negócios de empresas e mercados inteiros. 

Segundo Rodrigo Vella, cofundador do escritório VPBG, essa é uma área ímpar no Direito e abre margem para uma atuação multidisciplinar por parte dos profissionais.

“O advogado de M&A é o que sabe sobre mais assuntos, mas com menos profundidade”, explica o especialista. “É preciso conhecer e interagir com vários prestadores de serviço diferentes para fazer bem.”

Se você está considerando uma carreira em M&A dentro do campo jurídico, aqui está um guia para entender melhor como funciona esse mercado e como ingressar nele.

O que é Fusões e Aquisições?

Fusões e Aquisições se referem ao processo de compra, venda, fusão ou incorporação de empresas. 

A fusão ocorre quando duas empresas se unem para formar uma nova entidade, enquanto que a aquisição é quando uma empresa compra outra. 

Essas transações envolvem complexidades jurídicas e financeiras, onde os advogados desempenham um papel fundamental.

O papel do advogado em M&A

No setor de M&A, o advogado tem um papel crucial na mediação das negociações, mitigação de riscos e execução de contratos. Entre as principais responsabilidades estão:

#1. Due Diligence

Verificar as informações financeiras, legais e operacionais de uma empresa-alvo. Segundo Vella, esse processo é essencial para avaliar riscos e identificar possíveis problemas que possam impactar a transação.

“É preciso questionar uma série de itens só fazer uma aquisição: questões como dividas, ativos, marca, tudo preciso estar descrito na proposta de aquisição ou fusão.”

#2. Estruturação de Negócios

Juntamente com outros profissionais (bancos, consultores financeiros), os advogados ajudam a definir a melhor forma de estruturar a transação, seja ela uma fusão, aquisição ou joint venture.

“Pessoas peritas em diversas áreas precisam estar envolvidas para elaboração de um relatório a ser enviado ao cliente”, detalha Vella.

#3. Negociação de contratos 

Os advogados são responsáveis pela elaboração e revisão de contratos de compra e venda, acordos de confidencialidade, memorandos de entendimento e outros documentos jurídicos cruciais. 

Segundo Rodrigo, esse processo pode levar de 1 a 2 anos, em especial quando organizações de diferentes países estão envolvidas.

“A depender de como a gente estruturar, os acionistas de um país poderiam se beneficiar em detrimento aos acionistas de outros países, devido às diferentes jurisdições.”

#4. Apoio regulatório

Fusões e aquisições envolvem aprovações regulatórias. O advogado deve estar atento à legislação local e internacional para garantir que a transação cumpra todas as normas vigentes.

Habilidades necessárias para trabalhar em M&A

Para ter sucesso na área de M&A, na visão de Vella, o advogado precisa desenvolver uma série de competências além do conhecimento técnico jurídico. São eles:

Conhecimento multidisciplinar

O setor exige um entendimento aprofundado não apenas do direito societário, mas também de áreas como tributação, direito trabalhista, contratos e governança corporativa.

Negociação

Habilidades de negociação são essenciais, já que o advogado atua como intermediário entre as partes, buscando fechar o melhor acordo possível.

Análise financeira

Uma noção básica de finanças corporativas é importante para compreender os valores envolvidos e as implicações econômicas das transações.

Coca-Cola, Boticário e outras empresas estão com inscrições abertas para programas de trainee

Estamos em Outubro e as empresas estão dando prosseguimento aos seus processos seletivos e vagas de trainee. Há oportunidades em Coca-Cola, Boticário e outras empresas.

Quer trabalhar de casa? 44 sites para você encontrar trabalho remoto

As melhores vagas de trainee com inscrições abertas

OUTUBRO

Rumo

A Rumo, maior operadora de logística ferroviária do Brasil, está com inscrições abertas para o seu Programa de Trainee de 2025. A empresa, que faz parte do grupo Cosan, busca profissionais para uma joranda com foco em estratégia de negócios, destinada a formar futuras lideranças da área de operações da companhia.

Os interessados passam por um processo seletivo que envolve:

  • Inscrição
  • Contato por telefone
  • Testes de fit cultural e raciocínio lógico
  • Avaliação coletiva online
  • Painel presencial
  • Entrevistas

Para se candidatar, é preciso ter graduação completa em qualquer área, concluída entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e ter disponibilidade para viagens.

Prazo: indeterminado

Inscrições: pelo site

Atvos

A Atvos, empresa que produz e comercializa etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar, também está com inscriçõe abertas para o seu programa de trainee.

Criada em 2007, a organização é hoje uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil e uma das principais emissoras de Créditos de Descarbonização (CBIOs).

O Programa de Trainee Corporativo da Atvos é a oportunidade para novos talentos acelerarem suas carreiras. Com duração de 15 meses, o programa contará com uma trilha de desenvolvimento voltada para formar líderes e especialistas.

Podem se inscrever pessoas formadas entre Julho de 2022 e Julho de 2024, nas áreas de:

  • Administração
  • Ciência da Computação
  • Ciênicas Contábeis
  • Direito
  • Economia
  • Engenharias
  • Finanças
  • Psicologia
  • Sistema de Informação

Inscrições: até 4 de Novembro pelo site

Coca-Cola Femsa Brasil

Outra companhia com vagas abertas para trainees é a Coca-Cola Femsa Brasil, que recruta para as áreas de Manufatura, Distribuição e Comercial.

Para se inscrever, é preciso ter concluído o ensino superior entre dezembro de 2021 e julho de 2024, independemente da área de formação.

A jornada de trabalho do programa é de 44 horas semanais, em modelo presencial, nas cidades de Osasco, Sumaré, Santo André (ABC), Itabirito, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Maringá e Jurubatuba.

Inscrições: até o fim de Outubro pelo site

Grupo Boticário

Para quem deseja atuar no mercado da beleza, o Programa de Trainee do Grupo Boticário pode ser a grande chance. Nele, os selecionados passam um processo formativo que engloba projetos de impacto, trilha de desenvolvimento e mentoria com líderes.

Inscrições: até dia 1 de Novembro pelo site

SEM DATA DEFINIDA

BDO

A BDO, quinta maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Trainee 2023. Ao todo são mais de 180 vagas para o escritório de São Paulo e 120 para atender as 26 filiais em todo o Brasil.

O preenchimento ocorrerá no decorrer do ano, com contratações em março, agosto e novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site vagas.com.br.

As vagas são para a área de Auditoria Contábil. São aceitas as inscrições de candidatos que concluíram ou estejam cursando superior em Ciências Contábeis e Administração. Conhecimento em Excel e no idioma inglês são diferenciais.

A empresa oferece salário compatível com o mercado e benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida em grupo, reembolso de parte do valor da faculdade e outros.

A BDO busca talentos com perfis que apresentem raciocínio crítico e habilidade em soluções de problemas, além de outras questões mais técnicas, como o inglês, que é mandatório para algumas frentes de atuação na área. Após admitidos, os trainees passam por um curso de formação que inclui temas técnicos, ética e desenvolvimento de carreira.

Inscrições: por meio do link. 

B3

Já estão abertas as inscrições para o novo programa de estágio da B3, a bolsa de valores do Brasil. Os interessados poderão se candidatar ao longo de todo o ano, e as janelas de contratação acontecerão em três momentos de 2023, com ingresso de novas turmas nos meses de março, julho e dezembro.

Todos os que se candidatarem para as vagas terão acesso a um curso de inglês de três meses para auxiliar seu desenvolvimento, independentemente da contratação. A bolsa auxílio para os estagiários contratados será de R$ 2,1 mil reais, além de décimo terceiro e benefícios (mais detalhes abaixo).

Os estagiários terão regime de trabalho híbrido, com 60% do tempo presencial nos escritórios da B3. A flexibilização de jornada é um dos reflexos da evolução da cultura organizacional na bolsa do Brasil.

Outras mudanças significativas que ajudaram a tornar o ambiente de trabalho mais descontraído foram a forma livre de se vestir – ao contrário do que muitos ainda imaginam, não é exigido traje social – e as iniciativas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como o oferecimento de massagem rápida e ginástica laboral nos escritórios e Gympass.

Não há limite de idade nem restrição de curso para as candidaturas no programa de estágio. Além da trilha de desenvolvimento, os estagiários contratados terão benefícios como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale alimentação e refeição, frutas ao longo do dia nos escritórios, day off de aniversário e auxílio fretado para quem é de fora de São Paulo.

Inscrições: por meio do link. 

Grupo Volvo

O Grupo Volvo, um das maiores fabricantes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, procura estudantes de diversas áreas de graduação para o Programa de Estágio Volvo 2022 — Eu me Desenvolvo. Os estagiários irão passar por uma jornada de desenvolvimento, vivenciar job rotation, entregar projetos e ter acesso a treinamentos, palestras e touch points.

Para participar, os candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior com previsão de formação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026, ter Inglês, conhecimento em Pacote Office e disponibilidade para atuar 30 horas semanais em Curitiba.

Como benefícios a empresa oferece: Vale-alimentação, Refeitório, Plano médico e odontológico, Vidalink, Fretado,  Associação Viking (clube para funcionários), Gympass e Clube Gazeta do Povo. Os aprovados poderão atuar em áreas como logística, vendas, engenharia, análise de simulações e muito mais.

Inscrições: pelo site. 

Alvarez & Marsal 

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio 2023 da Alvarez & Marsal, empresa global especializada em consultoria.

O início do processo seletivo será em agosto, porém, os interessados já podem concorrer. Ao todo, são 80 vagas, distribuídas entre Rio de Janeiro (dez), Belo Horizonte (dez) e São Paulo (60), e destinadas a estudantes de Administração, Economia, Engenharias, Contabilidade, Direito, Tecnologia e Saúde.

Para concorrer o candidato deverá concluir o ensino superior até dezembro de 2023, julho de 2024 ou dezembro de 2024. Também é necessário ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais.

O início do estágio está previsto para janeiro do ano que vem. Entre os benefícios oferecidos estão a bolsa auxílio, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e Gympass

Salário: não informado
Inscrições: pela página da vaga

Secretaria de Educação da prefeitura de São Paulo

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo abriu 2,3 mil vagas de estágio. A bolsa-auxílio é de R$ 897 para carga horária de 4h/dia.

Os estudantes ainda recebem auxílio-transporte de R$ 193,60. As oportunidades são voltadas para os programas Parceiros da Aprendizagem e Aprender sem limites que têm como objetivo auxiliar o professor em sala de aula e contribuir no processo da educação inclusiva.

Podem se inscrever estudantes que estão cursando do segundo ao penúltimo semestre dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, ou nas licenciaturas em Artes, Geografia, História, Educação, Inglês, Ciências e Educação Especial. As vagas são para início imediato, especialmente nas escolas localizadas no extremo sul e extremo leste da capital

Inscrições: pelo formulário da vaga

Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa, rede brasileira de escolas de inglês, está com vagas abertas para seu programa de estágio. Jovens que cursem Letras, Pedagogia e correlatas, com previsão de formatura entre dezembro/22 e dezembro/24, podem se inscrever.

Salário: não informado
Inscrições: pela página da vaga

P&G

A Procter & Gamble está com vagas abertas para o seu programa de estágios no Brasil. A multinacional americana de bens de consumo está em busca de estudantes universitários para as vagas de estágio nas áreas de Logística e Manufatura, Jurídico e Regulatório.

É requisitado que o aluno tenha no mínimo um inglês avançado e tenha disponibilidade de trabalhar por 30h semanais por um ou dois anos.

Salário: não informado
Inscrições: pela página da vaga

Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet)

São 640 vagas para estudantes de nível médio, técnico e superior de diversos cursos. Há oportunidade para auxiliar administrativo, publicidade e propaganda, enfermagem, ciências contábeis, engenharia civil, dentre outros.

Salário: não informado
Inscrições: pelo site do instituto

Neoenergia

O novo processo terá vagas constantemente e o recrutamento será realizado com foco em cada uma delas. Além de inscrever o currículo nas vagas, os estudantes universitários de diversas áreas podem criar alertas para as áreas desejadas.

O estudante que se inscrever no Programa de Estágio estará disponibilizando o seu currículo para mais de 20 recrutadores espalhados em todo o país e com vagas em diversas áreas.

Salário: além da bolsa auxílio, os benefícios incluem programa de idiomas, programa de desenvolvimento e auxílio para atividade física

Inscrições: o ano todo pelosite

KPMG

Para se candidatar, é necessário ter graduação de junho de 2019 a dezembro de 2024. O processo também pede por inglês intermediário. São vagas em diversas cidades do Brasil.

Salário: não informado
Inscrições: pelo site da Cia de Talentos

EY

São 250 vagas para estudantes universitário e recém-formados (até três anos). Para os cursos de ciências contábeis e de TI, é exigido o nível básico de inglês. O inglês intermediário é pré-requisito para os demais cursos de administração de empresas, ciências atuariais, economia, relações internacionais, comércio exterior, direito, engenharia (todas), estatística, física, matemática, psicologia, marketing, publicidade e propaganda, design.

Salário: não informado.
Inscrições: o ano todo pelo site do programa

IBM

A empresa publica vagas em seu site de oportunidades. Para o programa de 2020, a IBM aceita estudantes de qualquer curso com graduação prevista a partir de dezembro de 2021. É desejável ter conhecimento de inglês.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site

Ternium

As vagas oferecidas são para diferentes formações, sendo a maioria voltada para a área de engenheira. Podem se candidatar pessoas com até dois anos de formadas.

Inscrições: o ano inteiro pelo site Vagas

Inscrições: o ano todo pelo site do Itaú Unibanco

Fapes

O programa tem vagas para estudantes do Rio de Janeiro nas áreas de administração, comunicação, contabilidade, direito, economia e sistemas de informação, entre outras. As inscrições ficam abertas em caráter permanente e as seleções ocorrem conforme a disponibilidade de vagas.

Salário: bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-refeição e vale-transporte
Inscrições: pelo edital

Grupo Fleury

O Grupo Fleury, umas das principais empresas do setor de saúde no país, está com vagas abertas para seu programa anual de estágio corporativo. O grupo busca por estudantes universitários em cursos de bacharelado, com formação prevista entre julho de 2023 a dezembro de 2024, que possuam disponibilidade para estagiar 6 horas por dia.

As vagas são para as áreas de Finanças; Estratégia / Inovação; Inteligência de Negócios / Pricing; Melhoria de Processos; Manutenção / Facilities; Marketing / Comunicação; Recursos Humanos; Relações com Investidores; Sustentabilidade e Tecnologia da Informação.

Salário: De R$ 1,5 mil até R$ 1,8 mil
Inscrições: pelo site oficial

Com informações da Exame.com.

 

 

Em palestra para o Na Prática, Roberto Sallouti dá dicas para nova geração de profissionais do mercado financeiro (Imagem: Na Prática)

Na metade final da última década, os gestores do BTG Pactual discutiam os caminhos para ampliar sua influência no mercado brasileiro. À época, segundo Roberto Sallouti, atual CEO do banco, havia a sensação de que seria impossível competir com players que já possuíam milhares de agências físicas espalhadas pelo Brasil.

Em 2018, no entanto, essa realidade mudou. Naquele ano, o Banco Central aprovou a regulamentação dos bancos digitais. A partir dali, o que antes parecia uma vantagem competitiva havia se tornado um problema. Afinal, as agências físicas, em pouco tempo, perderam espaço no dia a dia das pessoas. O BTG, é claro, aproveitou essa onda que ajudou a bancarizar milhões de pessoas.

“O que me motiva é saber que nós estamos ajudando as pessoas e as empresas a realizarem sonhos e transformar o Brasil”, disse Sallouti nesta semana durante a Conferência Mercado Financeiro, do Na Prática, que reuniu empresas e centenas de jovens para falar sobre a carreira no setor. No bate-papo, o gestor deu dicas para a nova geração. Confira.

Bate-papo de Roberto Sallouti com jovens mediado por Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar

Quem trabalha no mercado financeiro?

Há 10 anos, o mercado financeiro exigia que as pessoas fossem analíticas e que tivessem habilidades comerciais. Era tudo, segundo Sallouti. Com o crescimento dos bancos, no entanto, e a evolução do setor, as competências necessárias mudaram. Hoje, criatividade e diversidade são fundamentais, além de expertise em áreas como marketing e vendas.

“A tecnologia deixou de ser uma área de apoio para se tornar transversal, e toda organização passou a ser, essencialmente, uma empresa de tecnologia”, completou.

Sallouti ressaltou, porém, que é preciso compreender qual o papel do mercado financeiro - para além das habilidades técnicas. Na visão do gestor, esse é o segmento que permite o florescimento da vida e da economia no País. Compreender essa missão, para ele, é essencial.

“Participamos diretamente do sucesso de pessoas, empresas e projetos que impactam positivamente o país. Esse papel proporciona uma visão abrangente da sociedade, onde, no decorrer de um único dia, você pode conversar com uma ampla diversidade de pessoas e empresas.

O papel das empresas no sucesso dos profissionais

Em sua fala durante a Conferência, Sallouti falou também dos papéis que empresa e profissionais têm em conjunto. Para ele, é impossível que haja desenvolvimento das pessoas em empresas onde as pessoas “só correm atrás quando ameaçam demití-las”

“Nós, ao contrário, fazemos avaliações contínuas, dando um ‘sapato’ sempre um pouco maior do que o tamanho da pessoa, para que elas se desafiem e se sintam bem”

Do lado dos profissionais, o gestor explica que um valor essencial é o comprometimento. Pessoas que demonstram esse caráter, em especial a longo prazo, costumam ser bem vistas no mercado.

“Se eu pego o currículo de uma pessoa que a cada dois anos muda de trabalho, eu não a contrato. Eu prefiro contratar pessoas que estão num emprego há vários anos porque isso demonstra que essa pessoa não tem comprometimento de longo prazo.”

Estudo e dedicação para forjar profissionais de destaque

Um dos pontos-chave para o sucesso, segundo Roberto Sallouti, é o estudo diário. Para ele, pessoas interessadas em atuar no mercado financeiro precisam ler diariamente os jornais.

“Se vocês entenderem as notícias que estão no jornal todo dia, vocês vão conseguir entender o mercado financeiro”, explica. “É preciso entender como a flutuação de um indicador influencia o mercado.”

Além disso, o dirigente indicou que os jovens aproveitem estágios, de todos os tipos, sempre que aparecer a oportunidade.

“É como se tivesse a chance de fazer uma ou duas degustações [sobre o mercado] ao longo da faculdade. Então não é interessante deixar passar.”

Por fim, Sallouti explicou que existem lacunas na educação que o próprio jovem vai precisar preencher. Para ele, o ensino médio é falho, não forma pessoas com capacidade lógica e analítica, enquanto que a universidade dá uma base teórica interessante, mas falha em ensinar soft skills e vivência prática.

“No fim, não tem bala de prata para ir bem no mercado financeiro. É preciso se expor para além da sala de aula e participar de atividades extracurriculares para complementar a formação.”

Juliana Kagami e Lindberg Heitmann, facilitadores do curso Storytelling de Impacto, da Fundação Estudar

O curso gratuito Storytelling de Impacto, oferecido pela Fundação Estudar através do portal NaPrática, é focado em ensinar técnicas de narrativa que podem ser aplicadas para criar impacto social e pessoal. O curso é dividido em módulos que abordam desde a construção de uma boa história até como utilizar elementos emocionais para engajar e influenciar o público.

Ele é inspirado na metodologia de Public Narrative do professor de Harvard, Marshall Ganz, e visa capacitar os participantes a criar narrativas poderosas que possam gerar mudanças, seja em ambientes corporativos, educacionais ou em ONGs. A técnica do storytelling é uma ferramenta importante para líderes que desejam mobilizar pessoas em torno de causas e ideias de impacto.

Além de aprender conceitos teóricos, os participantes têm acesso a exercícios práticos e exemplos reais de como aplicar o storytelling em suas vidas profissionais e pessoais. Facilitado por especialistas como Lindberg Heitmann e Juliana Kagami, ambos ex-alunos de Harvard, o curso combina a experiência acadêmica e prática dos instrutores para trazer insights valiosos.

Conheça os facilitadores do curso

Lindberg Heitmann

O brasileiro Lindberg Heitmann é Mestre em Educação pela Universidade de Harvard, onde atua como Lead Teaching Fellow. Concluiu sua graduação na University of Utah pouco antes de completar 40 anos, superando diversos desafios até conquistar o diploma. Inicialmente achava que não tinha o perfil para Harvard, mas decidiu arriscar e foi aceito no mestrado com bolsa de estudos.

Atualmente, trabalha na universidade com Design Thinking, metodologia que utiliza para tornar as matérias mais práticas e acessíveis, ajudando os alunos a aplicar conceitos teóricos em criações com impacto social. Além disso, está se preparando para dar continuidade à sua trajetória acadêmica com um doutorado

Juliana Kagami

Juliana Kagami é uma profissional com uma trajetória de destaque em educação e liderança. Ela é mestre pela Harvard Graduate School of Education, onde desenvolveu habilidades avançadas em práticas educativas e inovação. Além disso, foi reconhecida como Entrepreneurship Fellow e Líder Estudar 2022, reforçando seu compromisso com a liderança e o impacto social.

Atualmente, Juliana atua como gerente sênior de Gestão e Programas da Rio Aquatics, uma organização que visa proporcionar, através da natação e pólo-aquático, a sociabilização e o desenvolvimento do senso crítico e acadêmico de jovens em situação de vulnerabilidade. Sua carreira reflete uma combinação de excelência acadêmica e prática profissional em iniciativas que visam gerar impacto social e educacional.

Como se increver no curso?

O curso, disponível neste link, explora a narrativa como ferramenta de impacto social, ajudando jovens a construir histórias que inspirem e motivem mudanças positivas.

Do estágio ao c-level: a jornada de liderança na Turim

Na competitiva e dinâmica indústria de gestão de grandes patrimônios familiares e de instituições, a Turim se destaca não apenas pela excelência em investimentos, mas também pela sólida cultura de desenvolvimento de talentos. 

Neste artigo, conversamos com Leonardo Martins Moraes e Ana Carolina Carvalho, que começaram como estagiários e hoje ocupam cargos C-Level no Multi Family Office. Suas trajetórias são exemplos inspiradores de crescimento profissional dentro de uma organização que valoriza o comprometimento e a visão de longo prazo.

Início de carreira: uma base sólida para o futuro

Leonardo Martins Moraes, com 23 anos de casa, lembra-se do início desafiador da Turim, quando ainda era uma startup, e da pequena sala no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, onde todos trabalhavam juntos. "Esse começo moldou minha carreira de maneira profunda", diz ele. Desde cedo, foi exposto a altos níveis de responsabilidade, crescendo junto com a empresa até se tornar sócio em 2007, CIO em 2014 e, finalmente, Co-CEO em 2022. 

Ana Carolina Carvalho, por sua vez, iniciou sua trajetória em 2006, impressionada pela qualidade do trabalho e pela confiança que permeava o ambiente. "A Turim era pequena, mas o nível era muito alto", comenta. Seu crescimento na empresa foi marcado por uma transição crucial em 2013, quando assumiu o cargo de COO e liderou a implementação de processos e sistemas necessários para atender o crescimento acelerado da empresa e as necessidades dos clientes;, experiência que a preparou para o papel de liderança que exerce hoje como Co-CEO junto ao Leonardo.

Os primeiros anos de carreira de ambos foram marcados por desafios significativos, especialmente devido ao estágio inicial da Turim no mercado brasileiro de Multi Family Office. Leonardo destaca a necessidade de lidar com a incerteza e adaptar-se rapidamente às demandas dos clientes, enquanto Ana Carolina enfrentou o desafio de encontrar sua verdadeira vocação dentro da empresa. "Comecei no time de investimentos, mas percebi que adorava arrumar a casa, pensar em sistemas, automações, pessoas e processos", relembra. Ambos sublinham a importância do aprendizado contínuo e da capacidade de adaptação como chaves para superar os desafios e prosperar na empresa.

Desenvolvimento profissional e a importância da mentoria

A trajetória de sucesso de Leonardo e Ana Carolina foi impulsionada por mentores e experiências transformadoras. Leonardo credita seu crescimento à experiência na mesa de investimentos e ao apoio do fundador da Turim, Gustavo Marini, que o ensinou a importância de correr riscos calculados e manter a excelência em primeiro lugar. 

Ana Carolina, em sua trajetória, destaca a "cabeça de dono" e a busca constante por melhorias como fatores determinantes para seu sucesso. "Tive dois grandes mentores, o Eduardo Gomes de Almeida, com quem eu trabalhava mais de perto, e o Gustavo Marini, ambos sempre me deram espaço e autonomia para crescer", afirma.

Nesse caminho, a Turim se orgulha de sua cultura de desenvolvimento interno, oferecendo programas de capacitação e oportunidades de mobilidade entre áreas. Leonardo e Ana Carolina são provas vivas de como essa cultura promove o crescimento de seus colaboradores. "Formar pessoas na casa é uma estratégia de negócio para garantir e preservar nossa cultura tão forte", diz Ana Carolina. Ambos destacam a importância da meritocracia e do pensamento de dono, valores que permeiam a cultura organizacional da Turim e que contribuíram para o desenvolvimento de suas carreiras.

A gestão de grandes patrimônios familiares

Trabalhar na gestão de grandes patrimônios familiares traz desafios únicos, que vão além dos números e envolvem o cuidado com o legado de gerações. Leonardo e Ana Carolina enfatizam a importância de entender as dinâmicas familiares e garantir que as decisões estejam sempre alinhadas com os objetivos de longo prazo dos clientes. "O patrimônio que gerimos é o reflexo de anos de trabalho e esforço, e representa o futuro de gerações que ainda estão por vir", explica Leonardo.

Ao refletirem sobre suas trajetórias, Leonardo e Ana Carolina compartilham conselhos valiosos para os jovens que estão começando suas carreiras. "Mantenham a humildade e a curiosidade", aconselha Leonardo. Ana Carolina complementa, destacando a importância de persistir e estar aberta ao aprendizado. "É preciso continuar aprimorando suas habilidades e buscando novas oportunidades de crescimento", diz ela.

As histórias de Leonardo Martins Moraes e Ana Carolina Carvalho são testemunhos do poder do desenvolvimento interno e da cultura organizacional forte na Turim. Suas trajetórias inspiradoras mostram que, com dedicação, mentoria e uma cultura que valoriza o crescimento, é possível alcançar o topo e liderar com excelência uma das mais renomadas gestoras de patrimônio do Brasil.

Competição de cases

A Turim está com inscrições abertas para a sua competição de cases anual. Confira:

Em competição de cases, Gestora de Patrimônio dá prêmio em dinheiro e oportunidades para networking

Vagas de Estágio | Outubro

Enfim, chegamos ao mês de Outubro e muitas empresas estão aproveitando para dar andamento aos seus programas que disponibilizam vagas de estágio. Entre elas, Pirelli, Nissan e outras estão com inscrições abertas a partir deste mês.

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Fiquem atentos, pois todo mês trazemos os melhores programas de estágio abertos!

As melhores vagas de estágio com inscrições abertas

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Outubro

Pirelli

Criado há mais de 40 anos, o Programa de Estágio da Pirelli é voltado para candidatos oriundos de uma série de formações. As vagas da edição de 2025 são para pessooas matriculadas em cursos de graduação, tecnólogo ou técnico e que têm disponibilidade para trabalhar 6 horas por dia.

Inscrições: pelo site durante o mês de Outubro

Nissan

A Nissan, gigante do setor de automóveis, também está com seu programa de estágio aberto. As vagas são para pessoas com perfil inovador, que almejam crescimento, e é preciso ter conhecimentos em inglês (obrigatório) e excel (desejado). Além disso, é preciso que os estudante tenham formação prevista a partir de Junho de 2026.

Inscrições: pela Cia de Estágios até 20 de Outubro

H.B. Fuller

Programa de Estágio com duração de até 24 meses, período em que os estagiários terão treinamentos focados em seu desenvolvimento profissional, com feedbacks constantes, visando sua capacitação e sucesso.

Os estagiários poderão ter até 2 projetos (1 por ano) a serem desenvolvidos com o suporte do seu mentor e banca de gestores da H.B. Fuller. Ao final de cada ano premiamos os melhores projetos apresentados. A formação prevista deve ser a partir de Dezembro de 2026.

Inscrições: pelo site da Cia de Talento em Outubro

Zurich

Voltado para pessoas com atitude, boa oratória, organizadas, humildes e abertas ao aprenzizado, o programa de estágio da Zurich é aceita candidaturas de uma série de pessoas de uma série de formações. É preciso, porém, ter inglês intermediário e ter formação prevista entre junho e dezembro de 2026.

Inscrições: pelo site da Cia de Talentos em Outubro

Cosan

A Cosan está com inscrições abertas para o seu novo programa de estágio: “Potencialize sua Carreira!”. Com o objetivo de desenvolver jovens talentos, o programa oferece sete vagas para estudantes do Ensino Superior com previsão de formatura entre junho e dezembro de 2026. O programa tem duração de até 2 anos e busca jovens com perfil curioso, proativo e comprometido, dispostos a enfrentarem novos desafios.

Inscrições: até dia 16 de Outubro pelo site

Sem data definida

Grupo Volvo

O Grupo Volvo, um das maiores fabricantes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, procura estudantes de diversas áreas de graduação para o Programa de Estágio Volvo 2022 - Eu me Desenvolvo. Os estagiários irão passar por uma jornada de desenvolvimento, vivenciar job rotation, entregar projetos e ter acesso a treinamentos, palestras e touch points.

Para participar, os candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior com previsão de formação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026, ter Inglês, conhecimento em Pacote Office e disponibilidade para atuar 30 horas semanais em Curitiba - Paraná.

Como benefícios a empresa oferece: Vale-alimentação, Refeitório, Plano médico e odontológico, Vidalink, Fretado,  Associação Viking (clube para funcionários), Gympass e Clube Gazeta do Povo. Os aprovados poderão atuar em áreas como logística, vendas, engenharia, análise de simulações e muito mais.

Inscrições: Pelo site. 

Secretaria de Educação da prefeitura de São Paulo – estágio

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo abriu 2,3 mil vagas de estágio. A bolsa-auxílio é de R$ 897 para carga horária de 4h/dia.

Os estudantes ainda recebem auxílio-transporte de R$ 193,60. As oportunidades são voltadas para os programas Parceiros da Aprendizagem e Aprender sem limites que têm como objetivo auxiliar o professor em sala de aula e contribuir no processo da educação inclusiva.

Podem se inscrever estudantes que estão cursando do 2º ao penúltimo semestre dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, ou nas licenciaturas em Artes, Geografia, História, Educação, Inglês, Ciências e Educação Especial. As vagas são para início imediato, especialmente nas escolas localizadas no extremo sul e extremo leste da capital

Inscriçõespelo formulário da vaga

Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) – aprendiz e estágio

São 640 vagas para estudantes de nível médio, técnico e superior de diversos cursos. Há oportunidade para auxiliar administrativo, publicidade e propaganda, enfermagem, ciências contábeis, engenharia civil, dentre outros.

Inscrições: pelo site do instituto

Foto por Artem Podrez via Pexels

A Harvard University, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, está com inscrições abertas para o curso "Negotiating Salary", voltado para profissionais de diversas áreas que desejam aprimorar suas habilidades de negociação no ambiente de trabalho.

O curso, oferecido pela Harvard Division of Continuing Education, é projetado para ajudar participantes a desenvolver estratégias eficazes de negociação salarial, permitindo que eles se posicionem de forma mais confiante em discussões sobre remuneração. Através de técnicas comprovadas e estudos de caso, o curso aborda tanto aspectos técnicos quanto comportamentais da negociação, capacitando os alunos a superar barreiras e alcançar acordos mais justos.

Conteúdo programático

Entre os principais tópicos abordados no curso estão:

- Como se preparar para uma negociação de salário.
- Técnicas para lidar com objeções e contrapropostas.
- A arte de negociar benefícios além do salário-base.
- Estratégias para garantir uma remuneração competitiva.
- Psicologia da negociação: como ler e influenciar o outro lado da mesa.

O curso é ideal tanto para quem está começando a carreira quanto para profissionais experientes que desejam aprimorar suas táticas. Ele está disponível online, oferecendo flexibilidade para os participantes concluírem as atividades no seu próprio ritmo.

Como participar

As inscrições estão abertas no site oficial da Harvard Division of Continuing Education. O curso é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e aumentar suas chances de obter pacotes salariais mais vantajosos.

Para mais informações e detalhes sobre como se inscrever, acesse: Harvard Negotiating Salary Course

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

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