Rodrigo Vella é considerado um dos principais advogados de Direito Societário no Brasil por várias publicações e rankings locais e internacionais, como Chambers Latin America, Chambers Global, Legal 500 e Latin Lawyer. Com uma carreira de destaque potencializada por experiências internacionais, encontra motivação no desejo de “impactar mais pessoas, deixar um legado no mercado jurídico e melhorar o Brasil.”

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Durante a trajetória, enfrentou diversos marcos que exigiram resiliência até se tornar um profissional reconhecido e com atuação relevante nas áreas de Fusões e Aquisições, Financiamentos, Infraestrutura e Direito Imobiliário, para além do Direito Societário.

Dentre os maiores obstáculos e conquistas até então, ele destaca seu mestrado nos Estados Unidos, a admissão ao New York State Bar Association (equivalente à OAB no Brasil, mas com caráter estadual), a fundação do Vella Pugliese Buosi Guidoni (VPBG) e a fusão do escritório com o Dentons, maior escritório de advocacia do mundo. 

Seu principal objetivo para o futuro é conduzir o VPBG, do qual também é sócio, à uma posição de liderança na indústria, enquanto lida com desafios de gestão e da perpetuidade do negócio. Para tanto, se apoia no aprendizado e foco em desenvolvimento pessoal, temas pelos quais se considera “absolutamente aficionado”. 

Experiência internacional que potencializa e empreendedorismo 

Graduado pela faculdade Mackenzie, com especialização em Direito Tributário pela PUC-SP e em Direito no setor de Energia pela FGV, Rodrigo tem passagem pelos escritórios TozziniFreire, onde fez seu primeiro estágio e retornou posteriormente, FreitasLeite, assim como no banco BBA Creditanstalt (hoje parte do Itaú BBA). 

Com oito anos de carreira, decidiu fazer seu LL.M (Master in Laws, em português, “mestrado em Direito”), na Universidade Georgetown, em Washington, D.C., nos EUA. “Foi um período longo e difícil. Lembro que muitas pessoas próximas chegaram a me desestimular pelo grau de dificuldade do processo. Mas ao fim tive certeza de que foi muito bem montado. O saldo não poderia ter sido melhor, foi extremamente compensador e faria tudo novamente”, relata. 

Nessa época, Rodrigo entrou para a rede do Programa Líderes Estudar e conquistou uma bolsa de estudos para o mestrado em Georgetown. “Sou muito grato pela oportunidade que tive e acredito muito no potencial da Fundação e de seus líderes para transformar o Brasil.”

Concluindo o LL.M, Rodrigo prestou o New York State Bar e foi admitido. Nos EUA, atuou em dois dos melhores escritórios de advocacia do mundo: Cleary Gottlieb Steen & Hamilton e Proskauer Rose. “O fato de eu ter trabalhado e estudado no exterior, em uma universidade muito reconhecida, serviu como um grande diferencial na minha carreira e imagem.”

Em 2006, de volta ao Brasil, investiu na abertura do Vella Buosi Advogados, seu próprio escritório especializado em fusões e aquisições, mercado de capitais e direito internacional, que em 2009 foi fundido com um escritório de advocacia de contencioso para formar o VPBG. “Me deparei com vários desafios, pois montei o escritório muito cedo e sempre concorri com as maiores e mais tradicionais bancas do mercado”, conta ele. “Tive que aprender muita coisa sozinho no tocante ao empreendedorismo.” 

“Em 2017, fiz a fusão do escritório com o maior escritório de advocacia do mundo, Dentons. Hoje sou conselheiro global do Dentons e líder global de Private Equity e Venture Capital.” Além disso, faz parte do conselho de ex-alunos da Universidade Georgetown. 

Desenvolvimento contínuo como lema 

Desenvolvimento, aprendizagem contínua, resiliência e soft skills. Estes são assuntos que guiam a jornada de Rodrigo e se refletem, inclusive, em seu mote pessoal: “1% better every day” (em português, “1% melhor todo dia”). Ele se interessa especialmente pela importância e impacto desses temas no longo prazo.  

“Não era um excelente aluno no colégio e demorei para perceber a importância dos estudos e da busca por conhecimento e aprendizagem. A sensação de estar atrás de muitos me incentivou a desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua”, reflete.

Ainda no campo de crescimento e aprendizagem, o advogado se apoia em diversos mentores – “um ou mais para cada área da vida” – e se inspira em grandes nomes do empreendedorismo e Direito, como Jorge Paulo Lemann, Pinheiro Neto e José Luis de Salles Freire. 

Assim como Rodrigo, faça parte da rede Líderes Estudar

A experiência internacional com a bolsa da Fundação Estudar transformou a carreira de Rodrigo. Que tal fazer parte dessa rede de líderes de impacto e ter acesso à diversos benefícios? Inscreva-se no Processo Seletivo do Programa Líderes Estudar, que está com inscrições abertas!

Faça agora sua Pré-inscrição para o processo seletivo do Programa de Bolsas Líderes Estudar

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: