Currículo

Como preencher a seção Sobre do Linkedin de maneira correta

Quando um recrutador entra em um perfil de interesse do Linkedin, a primeira coisa que ele faz é tentar resumir as características profissionais da pessoa.

Para isso, é muito comum que profissionais de RH recorram à seção “Sobre” dos perfis. Lá, eles encontram um resumo, ou seja, as informações mais essenciais de um empregado em potencial.

Por essa razão, pensar com calma o que você vai escrevar nesta parte do seu perfil é fundamental. A seguir, confira algumas dicas do NaPrática:

5 dicas para redigir a seção sobre do Linkedin

#1. Apresentação

O primeiro passo para montar seu Sobre é se apresentar. Para isso, dê uma declaração clara e concisa que explique quem você é o que faz. Nessa hora, é possível incluir sua profissão, suas habildiades e experiências relevantes.

#2. Destaque suas realizações

O Linkedin já possui uma seção na qual você pode detalhar as suas experiências. Em “Sobre”, portanto, o ideal é que você evidencia apenas as realizações mais significativas. Para isso, descreva projetos de sucesso, prêmios ou reconhecimentos que tenha recbido.

#3. Mostre sua personalidade

Aposte em ser autêntico ao falar de você. Como o sobre é um resumo que vai conter informações que já constarão no seu perfil, vale a pena usá-lo para escrever de maneira mais natural, sem grandes fórmulas. Assim, quem ler seu perfil poderá te conhecer um pouquinho melhor já na seção “Sobre”.

Baixe gratuitamente este guia para definir um objetivo profissional

#4. Inclua objetivos

Ao contrário do que você possa imaginar, a seção “Sobre” não serve apenas para falar do que você já fez ou do que você é. Nela, é possível incluir também seus sonhos e objetivos de carreira para o futuro. Quais são as suas ambições e o que você têm feito para alcançá-las?

Leia também: Como descrever o objetivo profissional no currículo (e o que o recrutador realmente quer saber)

#5. Aposte em palavras-chave

Como em todo o seu perfil, é importante pensar em palavras-chaves relevantes também na seção “Sobre”. Isso é importante, sobretudo, porque ajuda o seu currículo online a ficar mais visível para os recrutadores que utilizam a aba de busca para encontrar profissionais.

Conclusão

Lembre-se, sempre, de manter seu “Sobre” curto e direto ao ponto. Tente usar frases curtas e parágrafos curtos para tornar o texto mais fácil de ler. E, acima de tudo, certifique-se de que seu perfil reflita fielmente quem você é como pesso e como profissional.

 

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

4 dias a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

4 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

4 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

2 semanas a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a