experiência profissional

Preencher o item experiência profissional no currículo pode ser um grande desafio. No entanto, as pessoas podem usar regras simples e padronizadas que ajudam nessa missão e que podem agradar os recrutadores.

Se você tem dúvidas sobre como preencher esse item, confira o conteúdo que o Na Prática preparou com auxílio da especialista em recrutamento e seleção Andréa Greco, fundadora da Alcance Assessoria.

Leia ainda: 12 modelos de currículo para baixar, preencher e se destacar no mercado

O que as empresas querem saber da sua experiência profissional?

A experiência profissional, nos currículos, é toda a vivência que uma pessoa tem ou teve e que pode ajudar a desempenhar uma função nas empresas.

Por isso, segundo Andréa, é importante que as pessoas vasculhem tudo que já fizeram na carreira até o momento de se candidatar à vaga desejada e, depois disso, analisem o que faz sentido e o que não faz.

“É preciso colocar toda rotina e tudo que a pessoa já fez, que teve destaque, liderança ou resultados”, indica ela. “É preciso considerar o que foi feito de importante nas empresas em que você trabalhou.”

Nesse sentido, Andréa diz que “não adianta colocar tudo” e que é preciso focar naquilo que estritamente tem ligação com a vaga ou que pode ajudar a consegui-la.

Faz sentido enviar currículo para uma vaga que demanda mais experiência do que tenho?

Outro ponto importante citado por Andréa é que, na grande maioria das vezes, não faz sentido enviar um currículo para uma vaga que demanda mais experiência do que se tem.

Segundo ela, esse é um padrão que se repete e que incomoda os recrutadores na maior parte das vezes.

Ainda assim, ela indica que é possível enviar um currículo quando suas experiências e habilidades correspondem a pelo menos 80% do que foi exigido na vaga.

Isso porque, na visão da especialista, pode haver alguma flexibilização ou mudança nos rumos do processo seletivo e isso pode beneficiar pessoas menos experientes.

Se você quer saber mais sobre processos seletivos, clique aqui e leia nosso guia completo da candidatura às entrevistas

E se não há experiência profissional para destacar?

Para o caso de pessoas em início de carreira, e que estão buscando o primeiro emprego, Andréa indica que elas procurem por experiências que tenham alguma relação com a vaga – ainda que não sejam profissionais.

Nessa hora, segundo ela, é preciso ter criatividade e pensar nas atividades feitas na escola, nos projetos que o candidato participou na faculdade ou até em trabalhos voluntários feitos até então.

“O currículo não será grande, mas a pessoa vai dar um panorama a respeito da personalidade dela.”

Por fim, a recrutadora indica ainda que os candidatos nessa fase de carreira apostem em colocar habilidades sociais, as soft skills, para compensar a falta de experiência.

Quer saber mais? Leia nosso texto sobre soft skills e aprenda a desenvolver essas habilidades emocionais e sociais

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: