A disponibilização de benefícios flexíveis deve ser fundamental para a atração e retenção de talentos neste, segundo apontou neste mês o Guia Salarial 2023, da consultoria Robert Half.

O modelo, no qual os profissionais têm a chance de escolher seus benefícios de acordo com suas necessidades, seria o ideal para 86% das pessoas ouvidas pela pesquisa da companhia.

“Para as empresas, esse modelo flexível com certeza é um desafio no sentido de como começar e como a fazer a gestão [do modelo flexível]”, explica Marcela Esteves, gerente sênior de Finanças e Recursos Humanos da companhia em entrevista para o podcast Robert Half Talks. “Pelo lado dos profissionais, o modelo é algo bastante desejado e com certeza deveria ser o ponto de maior atenção das empresas  por conta de atração e retenção de talentos.

Apesar do desafio, porém, parte das empresas acredita (51%) acredita que seus benefícios ajudam na atração e retenção de talentos ao passo em que a maioria dos profissionais (77%) acredita que os benefícios deveriam mudar de agora em diante.

Na visão de Cesario Nakamura, CEO da Alelo também ouvido pelo Robert Half Talks, os benefícios flexíveis são uma tendência amplificada pela pandemia mas que já vinha crescendo nos últimos anos. Segundo ele, a demanda por benefícios dessa natureza advém de uma mudança de perfil dos profissionais que chegam ao mercado.

Trabalho remoto: benefício ou modelo de trabalho?

Outra discussão abordada pelo Guia Salarial 2023 diz respeito ao trabalho remoto. Visto como benefício por uma série de empresas antes da pandemia de Covid-19, o home office passou a ser enxergado como um modelo de trabalho pelos profissionais.

Segundo os dados, quase 8 a cada 10 profissionais acreditam que o trabalho remoto é um modelo de trabalho e não um benefício.

A tendência, no entanto, é que haja a partir deste ano uma consolidação de um modelo híbrido de trabalho para os segmentos e as áreas que permitam a flexibilidade.

Conheça 46 sites para você encontrar sua vaga de trabalho remoto ou home office

Top 10 benefícios mais demandados

Ao ouvir os funcionários em sua pesquisa, a Robert Half chegou também à lista dos 10 benefícios mais demandados das empresas. Embora a consultoria não tenha divulgado a ordem de preferência, esses foram os benefícios mais pedidos durante as conversas:

  • Assistência médica
  • Vale-alimentação
  • Vale-refeição
  • Assistência odontológica
  • Auxílio combustível
  • Aportes na previdência privada
  • Auxílio educação
  • Auxílio financeiro para home office
  • Folgas remuneradas
  • Apoio psicológico

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: