homens jovens conversando com cerveja sobre a mesa

As notícias sobre startups que nasceram em uma garagem e hoje faturam milhões seduzem muitos funcionários que estão insatisfeitos com seus empregos. Com o país vivendo um momento difícil como o de agora, vários profissionais também perderam seus cargos em grandes empresas e estão dispostos a recomeçar em uma startup.

Mas esse tipo de trabalho é mesmo essa maravilha toda?

Não é novidade entre aqueles que buscam uma melhor colocação que muitas startups estão revolucionando a maneira de se fazer negócios e prestar serviços. Mas, trabalhar com esses jovens que estão desbancando negócios tradicionais com uma maneira diferente de enxergar as coisas será um bom negócio para minha carreira?

QUER TRABALHAR EM UMA STARTUP?
CONFIRA O NOSSO EBOOK COM DICAS PARA EMBARCAR NESSA!

Como quase tudo nessa vida, trabalhar em uma startup tem seu lado bom, mas também tem seu lado ruim. Conversamos com profissionais que fizeram a opção por esse caminho e procuramos listar abaixo alguns dos principais pontos a serem avaliados por quem pretende trabalhar nesse tipo de empresa.

Vantagens

1. Ser sócio do negócio: Como, no início, a maioria das startups não pode oferecer grandes salários, elas adotam estratégias de contratação que incluem bônus por projetos, participação nos lucros e até a possibilidade de adquirir ações da empresa. Ou seja, se o negócio evoluir rapidamente, você pode ter uma remuneração surpreendente.

2. Informalidade do ambiente de trabalho: Horários de trabalho flexíveis, happy hour depois do expediente, mesa de sinuca e ping-pong, além da possibilidade de ir trabalhar com aquele jeans que você adora. O ambiente de trabalho nas startups é descontraído, com muitos jovens, e todos podem ficar à vontade para desempenhar suas funções.

3. Crescimento rápido: O número de funcionários em uma startup em seu estágio inicial é pequeno. Se você chegar e mostrar serviço, logo os fundadores e administradores te colocarão para ocupar uma diretoria, com a responsabilidade de gerir grandes projetos.

4. Desenvolvimento de múltiplas habilidades: A estrutura de uma startup é muito flexível, com profissionais que sabem atuar em diversas áreas. Ao começar em uma empresa como essa, necessariamente você será obrigado a aprender tarefas diferentes e tomar decisões que não tomaria em outras empresas.

5. Proximidade com os colegas: Como a equipe é reduzida, todos se ajudam e procuram trabalhar com uma sintonia grande.  Não será uma novidade virar a noite trabalhando com seu colega de trabalho e fazer viagens com ele. Quando você menos perceber, já estará desabafando sobre os problemas pessoais e uma grande amizade terá se formado.

Leia também: Google, Facebook, Uber, Netflix e Nubank estão com vagas abertas

Desvantagens

1. Fortes emoções: Vários empreendedores comparam trabalhar em uma startup com andar em uma montanha-russa. Um dia tudo vai bem, no outro fortes turbulências. Se você não lida bem com pressão e riscos, procure outra atividade.

2. Transmissão de conhecimento: Pessoas que não são proativas tendem a ter dificuldades, já que a estrutura é horizontal e ninguém costuma dizer o que o outro irá fazer na startup. Muitos são os próprios chefes e, como se costuma dizer, aprendem “na marra”, com a prática.

QUER TRABALHAR EM UMA STARTUP?
CONFIRA O NOSSO EBOOK COM DICAS PARA EMBARCAR NESSA!

3. Alta rotatividade: Os empregados de uma startup costumam ser jovens, muitos sem um planejamento de carreira. Isso gera mudanças de planos repentinas, pedidos de demissão para abrir a própria startup e assédio de outras empresas. O resultado é a dificuldade de manter a mesma equipe treinada e ciente da cultura da empresa.

4. Carreira menos estruturada: Não são raros os casos de funcionários que assumiram projetos em áreas que não dominavam e fracassaram por isso. Também não existe um plano de carreira delimitado, o que pode gerar expectativas frustradas por promoções e comparações indesejáveis com outros funcionários.

5. Currículo: Como muitas startups ainda não fizeram seu nome no mercado, a passagem de um profissional por elas tende a não ser tão valorizada por um recrutador em um futuro processo seletivo. Assim, ser diretor da startup “X” pode não ter o mesmo peso de um estágio em uma consultoria famosa “Y”.

1

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: