O que é empatia? Filósofo especialista Roman Krznaric explica (e ensina a aplicá-la na carreira)

O que é empatia? Segundo o filósofo australiano Roman Krznaric, empatia é sobre “achar a humanidade compartilhada”. Considerado uma autoridade no assunto, o especialista é autor do livroO poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”. Além disso, é membro docente e fundador da The School of Life, de Londres, e professor de Sociologia e Política na Universidade Cambridge e na City University.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Em entrevista para o Na Prática, Krznaric discorreu não só sobre o que é empatia, mas sobre seus benefícios para o ambiente de trabalho e para a carreira.

 

Leia também: Qual seu nível de inteligência emocional?

 

O que é empatia: “calçar o sapato do outro”?

Em muitas ocasiões, a prática da empatia é resumida por “calçar o sapato do outro”. Embora não esteja errado – até o filósofo utiliza essa descrição – abre margem para uma possível interpretação (e experiência) erradas. “Não é apenas sobre calçar os sapatos do outro com os seus próprios preconceitos e estereótipos”, destaca ele. 

É necessário ter uma mentalidade aberta para conhecer. Entre outras coisas, isso significa fazer conexões inesperadas, sair da forma usual de pensar e falar, se preciso, superar barreiras (preconceitos, esterótipos, etc.).

“Quase não existe jeito melhor de desafiar seus preconceitos e estereótipos sobre alguém do que falar com essa pessoa e ouvir o que eles têm a falar”, afirma Krznaric, “e você pode muito bem descobrir que estava errado e isso te ajuda a não transferir muito de si mesmo”.

Por que ela é aliada no ambiente de trabalho

Segundo o especialista, a empatia é o que cria bons relacionamentos, tão indispensáveis para ser bem-sucedido em qua

lquer ambiente de trabalho. Mas como fazer isso, de fato? “A chave é desenvolver a habilidade de ‘ouvir empaticamente'”, explica Kznaric. 

Isso significa, primeiro, saber ouvir outras pessoas sem interrompê-las e dar oportunidade para que elas se abram. E também se atentar a dois tipos de informações, que o interlocutor pode passar até inconscientemente:

  • sentimentos
  • necessidades

“A ‘habilidade de ouvir empaticamente’ realmente unifica as organizações e faz os relacionamentos funcionarem. E isso é, de fato, crucial para uma carreira de sucesso.”

Conheça 3 testes de autoconhecimento da Fundação Estudar

 

Relação inusitada

Além de beneficiar a criação de relacionamentos significativos, e primordiais para a trajetória profissional, Krznaric explica uma relação existente entre a empatia e produtividade. Na realidade, são duas as relações, mas uma reforça a empatia e sua importância, inclusive no trabalho.

“Uma das coisas que diminui a empatia é um desejo de eficiência e velocidade”, diz o especialista sobre a primeira das associações, que é inversamente proporcional. Por exemplo, se você está correndo para não se atrasar para uma reunião e passa por alguém que precisa de cuidado ou de ajuda, há menos chances de parar, segundo estudos. 

De outro lado, há mais chances de se criar um ambiente de trabalho produtivo se existem relacionamentos altamente empáticos, porque as pessoas compartilham informações e aprendizado. “Pensamos em eficiência como sendo racional e empatia como sendo emocional. No entanto, essas coisas sempre trabalham juntas.”

Qual seu nível de inteligência emocional? Faça este teste e descubra!

Como desenvolver a habilidade de empatia

Reunimos algumas dicas de Krznaric sobre as melhores formas de desenvolver a empatia.

#1 Fomente sua curiosidade sobre os outros

“Desenvolva sua curiosidade sobre os desconhecidos conversando com um estranho uma vez por semana. Fale com alguém que é diferente de você – a mulher que lhe vende jornal ou pão a cada manhã. Tente ultrapassar a conversa superficial, porque é sobre achar a humanidade compartilhada, desafiar suposições.

#2 “Ouça” os sentimentos

“Pense ‘como posso praticar empatia nas minhas relações cotidianas?’ Em particular, ouvindo empaticamente. Como eu posso realmente ouvir meu filho, filha, marido, esposa, colega de trabalho, e realmente praticar a habilidade de ouvir os sentimentos e necessidades das pessoas.”

#3 Lute por alguma causa que te move

“A terceira coisa é [pensar] ‘como posso me empenhar em ser empático em uma comunidade maior?’, ‘como posso fazer parte de um movimento?’. É sobre entender a perspectiva dos outros e lutar pelos direitos de quem a humanidade foi marginalizada. O que você pode fazer? Quais são as causas com que você se importa? E acho que os seres humanos prosperam quando são parte de algo maior do que eles mesmos.”

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

1 dia a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 semana a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a