O setor jurídico está passando por uma adaptação devido às influências da tecnologia. Isso se reflete tanto na criação de novas profissões, como DPO, legal copywriter e designer jurídico, quanto na proliferação das startups voltadas para o mercado jurídico, conhecidas como lawtechs e legaltechs.

E as redes sociais têm acompanhado essa evolução. Os influenciadores digitais que atuam na área do direito estão ganhando destaque em plataformas como TikTok, Instagram e Facebook. O foco dos conteúdos varia desde respostas para perguntas de pessoas leigas, visando democratizar o conhecimento sobre direitos, até abordagem de temas específicos do setor, direcionados a colegas de profissão.

Confira três páginas sobre Direito para seguir e se manter atualizado sobre o setor:

@lauzzopelaro

Laura é advogada, com formação em DPO pela IAPP. É apaixonada pela área de privacidade e proteção de dados, tendo decidido se aprofundar mais na área técnica de tecnologia por meio da área de segurança da informação e desenvolvimento de software. 

Hoje, ela produz conteúdo para o Instagram, onde busca fazer a conexão entre direito e tecnologia com o objetivo de trazer uma visão renovada, objetiva e dinâmica para o Direito. Conheça o seu perfil.

@educadireito

Nascido em uma região periférica de São Paulo, o criador do Educa Direito, Nicolas da Glória, percebeu que não aprendemos o básico de nossos direitos.  “A maioria das pessoas não sabem se podem gravar uma abordagem policial, o que terão direito se forem demitidas, se for um microempreendedor não sabe o que deve pagar para um funcionário ou mesmo o que fazer se forem no mercado e o produto estiver sem preço”, afirmou. 

Foi assim que decidiu criar o canal Educa Direito, com o principal foco de explicar o direito das pessoas com uma linguagem simples, sem termos técnicos e mas, ainda assim não fugindo da lei ou do ordenamento jurídico. E claro, tudo isso de forma bem humorada. “Você só sabe disso porque segue o advogado mais bonito do Brasil”, brinca.

Siga o Educa Direito no Instagram e no Facebook.

@elajurista

A Ela Jurista foi fundada por Tauanne Andrade, advogada que enxergou a oportunidade de ajudar outras mulheres do direito a encarar e transformar o mercado de trabalho jurídico em um ambiente mais diverso, equânime e inclusivo. Assim surgiu a Ela Jurista, que nasceu para auxiliar as Mulheres do Direito, advogadas, bacharéis e estudantes, a se inserirem no mercado de trabalho jurídico, em carreiras que se conectam com elas. 

Em seu perfil do Instagram, a Ela Jurista compartilha conteúdos focados em auxiliar mulheres do direito a se prepararem para processos seletivos e conteúdos direcionados para escritórios e advocacia voltados para práticas que auxiliam a transformação do mercado jurídico em um lugar mais diverso. Siga a Ela Jurista no Instagram.

@rumo_direito

A página foi Rumo Direito, foi criada pela estudante de Direito e Ciências Sociais, Thais Gabriella, de 23 anos. Atualmente, ela conta com mais de 180 mil seguidores em sua conta do Instagram, em que compartilha sua rotina como universitária, dando dicas de estudo e compartilhando suas experiências na faculdade e mercado profissional. Siga o Rumo Direito no Instagram.

Quer ficar ainda mais antenado nas tendências do mercado jurídico e chegar mais perto de conquistar sua vaga no setor?

Participe da Conferência Mercado Jurídico, evento organizado pela Fundação Estudar, totalmente gratuito para participantes, que acontecerá presencialmente em São Paulo. O evento foi totalmente elaborado para preparar e conectar jovens de alto potencial do setor jurídico com as maiores organizações e escritórios de advocacia do país.

As inscrições estarão abertas até 03/09/23. Faça sua inscrição!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: