Não pode ler esta matéria sobre Ikigai? Ouça o conteúdo no player abaixo!

O que é Ikigai?

O que significa ter uma vida (iki) em harmonia com seus desejos e expectativas (kai)? Um caminho é a mandala ikigai, uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intersecções da vida pessoal e profissional.

A ferramenta, que é utilizada no curso de Autoconhecimento da Escola de Liderança, envolve um processo reflexivo sobre si próprio. Aliás, ela é bastante simples de implementar e pode garantir insumos valiosos em qualquer fase da carreira.

A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem:

  1. O que amo fazer
  2. O que posso fazer bem
  3. O que posso ser pago para fazer
  4. O que o mundo precisa

Ao centro, onde há a intersecção principal, está o próprio ikigai. O objetivo da mandala, assim, é permitir uma melhor visão entre a correlação entre estes aspectos. Além disso, outra finalidade dessa ferramenta é humanizar àquilo que fazemos.

Possibilitando, aliás, o entendimento de que as pessoas não são definidas por seus trabalhos e nem como uma obrigação social. Com uma mandala ikigai em mãos, fica mais fácil refletir sobre como alinhar suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.

Não é algo trivial: quando o trabalho é motivado por um propósito pessoal e há alinhamento entre seus valores individuais e os valores de uma organização, você fica mais satisfeito e produtivo – o que beneficia todo mundo.

No vídeo abaixo, Michelle Fidelholc, especialista da Fundação Estudar, explica como funciona sua própria mandala ikigai:

Aprofunde o conhecimento sobre si mesmo e entenda o que te faz feliz no curso de Autoconhecimento da Escola de Liderança!

Como preencher a mandala ikigai

Embora inicialmente possa assustar, o preenchimento da mandala ikigai é bastante simples. O recomendado, aliás, é fazê-lo manualmente em uma folha de papel. Já que, assim, é possível ter uma melhor visão das seções.

A seguir, explicamos como fazer o preenchimento de cada etapa.

1. O que amo fazer

Na primeira seção, está a motivação mais profunda do indivíduo. Questione-se: qual é sua paixão? O que ama? Em outras palavras, pense no conselho de Warren Buffet: o que você faria se não precisasse de dinheiro?

2. O que posso fazer bem

Já na segunda seção, a proposta é aproximar-se de sua vocação de maneira mais prática. Questione-se: no que você é bom? Quais são seus pontos fortes? O que sabe que pode fazer bem? O que outros valorizam em você? Pergunte também para amigos, colegas e familiares.

Como uma mandala ikigai fica no papel

3. O que posso ser pago para fazer

Enquanto isso, a terceira seção da mandala ikigai, a visão é mais realista: onde você poderia trabalhar? Que profissão poderia exercer que esteja alinhada com suas reflexões anteriores? O que você faz e que outros estão dispostos a pagar? Pense no maior número de trilhas possível.

4. O que o mundo precisa

Por fim, a quarta seção é um tanto mais abstrata, mas nem por isso menos importante: qual é sua missão na Terra? O que você pode conquistar que ajudará outros, por exemplo, a tornar o mundo melhor ou agregar valor social? Acredite: todo mundo guarda isso dentro de si.

Aqui, você pode resgatar as possíveis trilhas que descobriu na seção anterior para validá-las e torná-las possibilidades reais.

Dica: não se pressione!

Conquanto, saiba que algumas das respostas também podem se sobrepor na mandala ikigai, o que não é um problema. O importante, assim, é ser honesto consigo mesmo: não há respostas certas ou erradas.

“Tente encontrar o que está no centro disso tudo. É seu ikigai, sua razão de ser”, fala Michelle.

Ela ainda dá um último conselho: mantenha-se tranquilo durante a busca. “Não tenha a pressão de ter a resposta perfeita agora”, finaliza.

 

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: