etapas de um processo seletivo

Um estudo da Robert Half, empresa de recrutamento especializado fundada em 1948, mostrou que o tempo de duração de um processo seletivo é um dos principais fatores de incômodo dos candidatos. E, por vezes, um fato decisivo: 84% dos respondentes já acabou aceitando sua segunda opção porque o empregador de sua preferência demorou muito para responder. A maioria dos candidatos (65%) considera que o recrutamento deve durar entre uma e duas semanas, segundo a pesquisa.

Parte dessa demora vem do fato de que muitas companhias escolhem realizar recrutamentos com diversas fases, como testes, entrevistas e dinâmica. Assim, uma das principais frustrações dos candidatos, também apontadas pela Robert Half, é a falta de comunicação sobre essas fases.

Entenda por que cada uma dessas etapas existe – ou: o que o recrutador busca saber com elas.

 

 

 

 

Etapas de um processo seletivo: qual a finalidade de cada uma delas?

Envio de currículo

O currículo é o documento mais pedido na hora de procurar um emprego. O motivo é simples: em pouco espaço, condensa as informações básicas sobre o background do candidato. No início das seleções, ajuda o recrutador (automatizadamente ou não) a excluir grande número de candidatos de uma vez.

Testes

A quantidade e o teor dos testes variam de acordo com o que é fundamental para a empresa ou para a vaga a ser preenchida. O de fit cultural, por exemplo, garante que o profissional tem valores alinhados com os da cultura da companhia.

Essa que costuma ser a primeira das etapas de um processo seletivo também tem uma função essencial para os recrutadores – principalmente, quando há muitas candidaturas para a oportunidade -: de eliminar vários profissionais de uma vez, afunilando a seleção.

Como eles variam de um recrutamento a outro, vale a pena pesquisar especificamente sobre o teste que você vai prestar. Aqui no Na Prática você encontra conteúdo sobre o de lógica e de inglês.

Entrevista

Na entrevista, o recrutador consegue analisar uma série de fatores importantes. Entre sua linguagem corporal, forma de falar e conteúdo que traz, ele percebe aspectos como:

  • grau de autoconhecimento (e capacidade de autorreflexão)
  • valorização das conquistas
  • curiosidade intelectual
  • nível de resiliência
  • inteligência emocional

Resolução de case

Presente em alguns processos seletivos específicos, por exemplo os das consultorias estratégicas, e protagonista de iniciativas como concursos, está a etapa de resolução de cases. Aqui, a proposta é que o participante decifre problemas reais de instituições também reais.

Muito a ver com o tipo de setor em que essa etapa costuma aparecer, a ideia é que os recrutadores analisem a capacidade de análise lógica, de quebra e de resolução de problemas.

Dinâmica de grupo

Como o nome evidencia, a dinâmica de grupo mostra para os avaliadores habilidades interpessoais e de trabalhar em equipe – o que, para muitas companhias e funções, é um fator muito importante. Além disso, oferece mais insights sobre o comportamento do candidato e seu fit cultural.

 

 

 

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