Um estudo da Robert Half, empresa de recrutamento especializado fundada em 1948, mostrou que o tempo de duração das etapas de um processo seletivo é um dos principais fatores de incômodo dos candidatos. E, por vezes, um fato decisivo: 84% dos respondentes já acabou aceitando sua segunda opção porque o empregador de sua preferência demorou muito para responder.
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A maioria dos candidatos (65%) considera que o recrutamento deve durar entre uma e duas semanas, segundo a pesquisa. Parte dessa demora vem do fato de que muitas companhias escolhem realizar recrutamentos com diversas fases, como testes, entrevistas e dinâmica.
Etapas de um processo seletivo: qual a finalidade de cada uma delas?
Além disso, uma das principais frustrações dos candidatos, também apontadas pela Robert Half, é a falta de comunicação sobre essas fases. Entenda por que cada uma dessas etapas existe ou: o que o recrutador busca saber com elas.
Envio de currículo
O currículo é o documento mais pedido na hora de procurar um emprego. O motivo é simples: em pouco espaço, condensa as informações básicas sobre o background do candidato. No início das seleções, ajuda o recrutador (automatizadamente ou não) a excluir grande número de candidatos de uma vez.
Testes
A quantidade e o teor dos testes variam de acordo com o que é fundamental para a empresa ou para a vaga a ser preenchida. O de fit cultural, por exemplo, garante que o profissional tem valores alinhados com os da cultura da companhia.
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Essa que costuma ser a primeira das etapas de um processo seletivo também tem uma função essencial para os recrutadores – principalmente, quando há muitas candidaturas para a oportunidade: de eliminar vários profissionais de uma vez, afunilando a seleção.
Como eles variam de um recrutamento a outro, vale a pena pesquisar especificamente sobre o teste que você vai prestar. Aqui no Na Prática você encontra conteúdo sobre o de lógica e de inglês.
Entrevista
Na entrevista, o recrutador consegue analisar uma série de fatores importantes. Entre sua linguagem corporal, forma de falar e conteúdo que traz, ele percebe aspectos como:
- Grau de autoconhecimento (e capacidade de autorreflexão)
- Valorização das conquistas
- Curiosidade intelectual
- Nível de resiliência
- Inteligência emocional
Resolução de case
Presente em alguns processos seletivos específicos, por exemplo os das consultorias estratégicas, e protagonista de iniciativas como concursos, está a etapa de resolução de cases. Aqui, a proposta é que o participante decifre problemas reais de instituições também reais.
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Muito a ver com o tipo de setor em que essa etapa costuma aparecer, a ideia é que os recrutadores analisem a capacidade de análise lógica, de quebra e de resolução de problemas.
Dinâmica de grupo
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Por fim, como o nome evidencia, a dinâmica de grupo mostra para os avaliadores habilidades interpessoais e de trabalhar em equipe – o que, para muitas companhias e funções, é um fator muito importante. Além disso, oferece mais insights sobre o comportamento do candidato e seu fit cultural.