Um Projeto: Fundação Estudar
Chip Conley, conselheiro do Airbnb, fala sobre inovação disruptiva

Conselheiro do Airbnb explica como antecipar inovações disruptivas

Por Redação, do Na Prática

Chip Conley é conselheiro do Airbnb, startup que é referência no ramo hoteleiro e de inovação, e autor de diversos livros. Em sua palestra na HSM Expo 2017, ele falou sobre inovações disruptivas e a importância do feedback

Por Gabriel Vinholi

De acordo com Chip Conley, conselheiro do Airbnb que participou da HSM Expo 2017, uma das principais startups do mundo, o que diferencia os inovadores disruptivos é a capacidade de ver uma onda de mudança se aproximando, do mesmo jeito que o bom surfista é capaz de identificar uma boa onda ao longe.

Foi o que aconteceu com as grandes redes de hotéis que começaram a expandir seus negócios ao perceberem que o governo americano estava construindo mais estradas e famílias começavam a viajar mais.

Um exemplo mais recente de quem percebeu uma “onda” se aproximando é o caso dos fundadores do Airbnb, que criaram a plataforma de aluguel de casas ao perceberem a economia compartilhada emergindo e o desejo dos millennials de vivenciarem experiências locais quando viajavam.

Quer saber mais sobre o mercado de empreendedorismo e tecnologia? Conheça o curso Carreira Na Prática

Como identificar inovações

Para Conley, nenhuma inovação chega sem prenúncio: elas oferecem alguns sinais que você pode aprender a notar.

O primeiro é que inovação tende a acontecer em setores onde as empresas atuantes hoje não costumam coletar feedback dos clientes de modo constante para saber o que os consumidores estão achando do serviço, como taxistas que foram substituídos por aplicativos como o Uber e bancos abalados pelas fintechs.

Isso leva ao segundo sinal: necessidades e desejos subjacentes de consumidores que ainda não estão sendo atendidos por nenhum player do mercado. Por exemplo: a geração millennial buscava experiências locais quando viajava, mas não pensava em se hospedar na casa de um local pois só havia a opção de hotéis padronizados no mundo todo.

Por fim, uma ultima característica identificada por Conley em mercados sujeitos à inovação é o fato das empresas que dominam o mercado costumarem ignorar novos entrantes.

Leia também: Quais os desafios enfrentados por empreendedores que criaram Uber, Waze, Airbnb?

Peça feedback

Chip Conley ainda passou outras dicas para quem quer criar negócios disruptivos: fidelidade não acontece quando você atende expectativa, mas quando atende desejos.

Por isso é importante estar constantemente pedindo feedback aos clientes para descobrir como atendê-los. No caso específico do Airbnb, os jovens fundadores passaram meses dormindo exclusivamente em casas listadas na plataforma para entender exatamente o que estava acontecendo.

O empreendedor deve não só buscar entender a demografia de clientes, mas também seu lado psicológico e as necessidades que nem eles sabem que têm ainda.

No entanto, perceber isso pode ser difícil para quem está há muito tempo dentro da indústria e acaba tendo uma visão viciada, o que torna buscar opiniões de pessoas de fora do setor essencial.

A última dica de Conley para empreendedores valerá por muitos outros anos: em tempos de automação crescente e teorias sobre o futuro do trabalho, busquem criar segurança psicológica em sua equipe para que as pessoas não tenham medo da tecnologia e busquem de modo ativo a inovação.

Leia também: Um raio-x das startups brasileiras: como estão distribuídas e em que áreas atuam

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo