Velejador Amyr Klink

Do empreendedor Jorge Paulo Lemann ao CEO mais jovem do Brasil, passando pelo presidente do Google e pelo navegador Amyr Klink, 2015 foi um ano cheio de inspiração no canal de vídeos do Na Prática. Para nosso portal, esse foi um ano excelente!

Por meio do nosso conteúdo em vídeo, milhares de pessoas tiveram acesso às lições de carreira de alguns dos maiores líderes do país, e puderam aplicar esse aprendizado em suas próprias decisões profissionais rumo à uma carreira de alto impacto.

A seguir, listamos os dez vídeos mais assistidos de 2015 no Na Prática:

1. Lições de Jorge Paulo Lemann: Esforço e Fracasso

2015 foi um ano de sucesso para Jorge Paulo Lemann, empresário mais bem-sucedido do Brasil e um dos fundadores da Fundação Estudar. Ele foi leito pelo terceiro ano consecutivo o líder mais admirado do país, de acordo com o ranking da Carta Capital. Mas, como todos nós, o empresário também teve seus fracassos. A seguir, ele fala sobre como lidar com eles:

2. Pedro Bueno, CEO mais jovem do país, e a liderança no início da carreira

Para lidar com a falta de experiência, Pedro recomenda “dar duro” – essa é a melhor forma de se destacar no início da carreira. “Eu sempre quis fazer mais, pegar mais coisa, e me destacava pela vontade de fazer”.

3. Jorge Paulo Lemann: Como surgiu a cultura de trabalho nas suas empresas? 

Em 2015, Jorge Paulo Lemann foi protagonista de algumas das maiores fusões e aquisições do ano — como a fusão entre a Kraft e a Heinz e a compra da cervejaria SABMiller pelo grupo Ab Inbev. O sucesso de seus negócios costuma ser creditado em grande parte à cultura empresarial que ele desenvolveu. No vídeo a seguir, ele explica como é essa cultura:

4. Ricardo Tadeu, da Ambev: Quais características te levaram à posição de CEO? 

Ainda criança, Ricardo já demonstrava um futuro promissor. Aos 12, passou no vestibular e ganhou uma autorização especial para estudar Direito. Formou-se aos 16 anos como o advogado mais jovem do mundo. Contratado pela AB Inbev, ascendeu rapidamente ao cargo de CEO na unidade do grupo no México, que em 2015 foi a primeira filial a ter um faturamento superior ao da unidade brasileira. A seguir, ele fala sobre as características que o levaram ao topo:

5. Bernardo Hees, da Kraft Heinz: O que determina o sucesso de uma cultura nova?

“Todos os erros que eu já cometi na minha trajetória profissional – que foram muitos – aconteceram sempre que eu fui contra a cultura do lugar onde estava”, explica Bernardo Hees. Em 2015, o então CEO da Heinz assumiu o desafio de liderar a recém-formada Kraft Heinz após fusão das duas empresas. No vídeo, gravado algumas horas antes do anúncio oficial da fusão, ele fala sobre o que é necessário para uma nova cultura dar certo:

6. Amyr Klink: Você se considera um empreendedor de sucesso?

Planejar e realizar diversas viagens ao redor do mundo deram ao navegador Amyr Klink grande domínio sobre a temática de empreendedorismo. Formado em economia, ele atuou por pouco tempo na área. “Se você escolhe uma carreira pensando só em fazer sucesso ou ganhar dinheiro, nunca vai conseguir nenhum dos dois”, explica. A seguir, o atleta fala sobre sua visão de sucesso:

7. Fabio Barbosa: O que diria ao jovem que busca encontrar seu propósito?

No mercado de trabalho, o que mudou ao longo dos últimos anos? Para Fábio Barbosa, a resposta é clara: a busca por propósito, por significado na carreira. “A recompensa financeira é consequência natural de você estar fazendo o que gosta”, diz o executivo, amplamente reconhecido por seu trabalho na área de sustentabilidade a frente do Banco Real.

8. José Olympio Pereira: Como foi o início da sua carreira?

Presidente do banco de investimentos Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira está entre os mais notáveis banqueiros do país. No seu currículo constam transações épicas, como as fusões da cervejaria belga Interbrew com a brasileira Ambev, da Bovespa com a BM&F, e várias outras. Mas mesmo os grandes líderes começam em algum lugar. Veja como foi o início da sua carreira:

9. Sofia Esteves: Qual sua dica para o jovem que está escolhendo a carreira?

Se tem uma coisa que podemos afirmar com toda a certeza sobre Sofia Esteves, é que ela entende de gente. Um dos grandes exemplos de empreendedorismo feminino no país, ela fundou um dos maiores grupos de recursos humanos do Brasil, incluindo a DMRH e a Cia. de Talentos. A seguir, ela dá seu conselho para quem está no momento de decidir a carreira:

10. Luiza Trajano: Quais são as principais características de um bom líder?

Luiza Trajano é uma das mulheres mais reconhecidas no meio empresarial brasileiro. Presidente institucional do Magazine Luiza, terceiro maior varejista do país, ela se prepara para assumir em breve também a presidência do conselho do grupo. No vídeo abaixo, a empresária explica o que é preciso para ser um bom líder:

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: