O Na Prática, em parceria com o Vetor Brasil, lança o penúltimo episódio da websérie sobre carreira no setor público, idealizada para sanar as dúvidas mais comuns sobre o assunto. No primeiro episódio, o tema foram as principais diferenças entre trabalhar nos três poderes. No segundo, tudo sobre os papéis do gestor público e do político e no terceiro, formas de iniciar a trajetória profissional na área. O quarto trouxe à tona as habilidades necessárias para trabalhar na área.
Fundado em 2015, o Vetor Brasil é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos, que atua em parceria com governos estaduais e municipais para atrair, selecionar e desenvolver profissionais que atuarão na área pública. Representando a instituição, Adailton Lopes, engenheiro que trabalhou no Governo de São Paulo, foi entrevistado por Carol Fernandes, da Fundação Estudar. Na pauta do dia: um glossário do setor público. O que significam termos como “licitação” e “Plano Diretor”?
Glossário do setor público
Licitação:
Toda forma de contratação de um serviço ou de compra de um produto pelo governo, municipal, estadual e federal, “É uma burocracia muito válida”, destaca o engenheiro. “É uma forma de trazer equidade e imparcialidade para o processo.
PPP:
Ou “Parceria público-privada”. É um outro mecanismo na qual o governo, ao invés de contratar um serviço ou comprar algo, faz uma parceria com o setor privado.
Plano Diretor:
Lei que rege habitação dentro da cidade.
PPA:
Plano plurianual, que é uma lei que leva quatro anos. “É como se fosse um plano de metas do governo”, explica Adailton. No primeiro ano, o governo aprova o PPA para os três próximos anos. O planejamento também abrange um ano do governo seguinte. Para o representante do Vetor, isso garante certa continuidade entre um governo e outro.
LDO e LOA:
Ambas são leis que regem o orçamento. LDO significa Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA, Lei Orçamentária Anual. A LOA é aprovada pelo Congresso Nacional, no final do ano, para o ano seguinte. O objetivo é definir onde o governo vai poder realizar gastos.
LAI:
É a Lei de Acesso à Informação. Na prática, tudo que o governo não classificar como confidencial pode ser acessado pela população.
PEC, EC, PL e LO:
“É como o sistema público funciona no Brasil”, resume o entrevistado. De acordo com a Constituição, foram determinadas algumas leis fundamentais. PEC é o mesmo que “Proposta de Emenda à Constituição”. Se um deputado quer alterar uma lei, ele propõe uma PEC. Se for aprovado, vira uma EC, que sgnifica Emenda Constitucional.
Busca cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional?
Então se liga nessa curadoria que a Fundação Estudar fez para você! Com aulas 100% online
e a participação de grandes nomes do mercado de trabalho, esses materiais vão te ajudar
desde a entrevista até os desafios que aparecerão na sua carreira!
Clique para garantir seu acesso gratuito!
PL e LO seguem uma premissa similar, só que se aplica à leis gerais e não à Constituição. LO é o mesmo que Leis Ordinárias e PL, Projeto de Lei.