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VENCEDORES DO DEMODAY DA BRAZILLAB: RAFAEL ZENORINI (REFINARIA DE DADOS), RAFAEL VIVOLO (MGOV) E GABRIEL SENRA

5 startups que prometem melhorar os serviços públicos

Por Época Negócios

Conheça startups premiadas no DemoDay da BrazilLAB e que oferecem soluções para melhorar os serviços do setor público

A modernização é um processo fundamental para a evolução dos serviços públicos no Brasil. Pensando em solucionar os problemas desse setor, diversas startups nacionais têm trabalhado em produtos e serviços que prometem ajudar o governo a melhorar a vida dos cidadãos.

É o caso das startups Linte, Refinaria de Dados e Mgov, que venceram na quarta-feira (6/12) o DemoDay da BrazilLAB. As empresas, que têm soluções voltadas para o poder público, apresentaram suas ideias para uma banca de nomes de destaque do empreendedorismo e governantes do estado de São Paulo.

Confira uma lista com as soluções criadas pelas vencedoras e também por empresas que se destacaram no evento:

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5 startups que focam no serviço público

Linte

A startup oferece ferramentas que reduzem o tempo e o dinheiro gastos na gestão de processos e contratos.

Com uma tecnologia de automação de documentos, a Linte pode ajudar as prefeituras a automatizar contratos, acelerar processos de licitações, ofícios e execuções fiscais. Os dados desses documentos ficam armazenados na nuvem, o que facilita consultas futuras.

Boostr

Trata-se de uma solução de big data que usa a inteligência artificial para integrar sistemas de dados de qualquer natureza.

Com base na análise dos dados, a plataforma fornece insights que podem ajudar o gestor público a tomar decisões.

Essa tecnologia pode ser usada, por exemplo, como ferramenta para o combate da sonegação de impostos, otimização de recursos e aumentar a receita das prefeituras.

Refinaria de dados

A startup disnobiliza redes Wi-Fi gratuitas em espaços públicos. Quando o usuário se conecta, aceita que a empresa colete, processe e analise seus rastros digitais.

Com essas informações, a Refinaria de Dados consegue definir o perfil, hábitos e gostos de usuários que frequentam determinadas regiões – isso tudo sem a necessidade de que o cidadão preencha formulários ou responda enquetes.

BLU365

O objetivo da empresa é ajudar as pessoas a renegociar suas dívidas. A ferramenta encontra clientes no espaço digital e cria soluções para que eles possam renegociar e quitar seus débitos.

A solução pode ajudar o poder público a recolher tributos atrasados, por exemplo. Um dos diferenciais da empreas é um portal, que incentiva as pessoas a encontrar maneiras de gerar renda extra para quitar suas dívidas.

Mgov

A empresa criou a ferramenta ImpactCom, que usa comunicação via SMS para aproximar o gestor público do cidadão.

A principal vantagem desse recurso é a possibilidade de alcançar uma parcela maior da população, já que nem todos as pessoas têm acessos a smartphones modernos com aplicativos.

Os clientes da Mgov também podem enviar avisos ao cidadão e pedir a opinião da população sobre temas de interesse público.

Artigo originalmente publicado pela Época Negócios

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