para que servem os concursos públicos

Na Prática, em parceria com o Vetor Brasil, lança uma websérie sobre carreira no setor público, idealizada para sanar as dúvidas mais comuns sobre o tópico. No primeiro episódio, o tema foram as principais diferenças entre trabalhar nos três poderes. No segundo, tudo sobre os papéis do gestor público e do político.

Fundado em 2015, o Vetor Brasil é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos, que atua em parceria com governos estaduais e municipais para atrair, selecionar e desenvolver profissionais que atuarão na área pública. A organização está com processo seletivo aberto até 6 de outubro; saiba mais aqui, ou inscreva-se aqui!

A terceira parte da websérie explica as formas de iniciar carreira no setor público:

Para que servem os concursos públicos?

A fim de esclarecer todas as dúvidas sobre a entrada no setor público, Carol Fernandes, da Fundação Estudar, conversa com Marcela Carvalho, que atua como trainee de gestão pública, a partir do programa do Vetor Brasil, na Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo.

“Muita gente pensa que para ingressar no setor público necessariamente você precisa prestar concurso público”, afirma a trainee. “Isso é um mito”, completa ela. O concurso público é só uma das formas de ingresso, na realidade, entre muitas outras.

Uma das possibilidades é o terceiro setor, que atua diretamente com a área pública, e até algumas consultorias especializadas. Para quem está começando a carreira, é possível ser estagiário no governo – existem oportunidades mais estruturadas e mais flexíveis.

Leia também: Dicas para ser aprovado nos concursos públicos mais concorridos

Como em todo processo seletivo, para trabalhar nesse setor, muitas vezes, o candidato passa por um filtro que inclui análise de currículo e de habilidades, por exemplo.

Nesse contexto, então, para que servem os concursos públicos? Eles são a porta de entrada para um tipo de cargo específico, bastante relevante para a durabilidade das políticas públicas, mas que têm suas desvantagens, segundo a trainee do Vetor.

Confira toda a explicação de Marcela no terceiro episódio. No próximo, entenda quais habilidades são cruciais para trabalhar na área pública.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: