maria silvia fabio barbosa jorge paulo lemann nizan guanaes e ministro barroso em reuniao anual da fundacao estudar

Em 2016, a Fundação Estudar chegou aos seus 25 anos com a missão de “criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil”. É um ‘sonho grande’ ambicioso e em constante construção…

Até hoje, mais de 600 jovens receberam bolsas de estudo para universidades de ponta, mais de 15 mil jovens participaram dos programas presenciais (que hoje já são vários: Liderança Na Prática 32h e 16h, Carreira Na Prática, Autoconhecimento Na Prática e Conferência Na Prática) em todos estados brasileiros e mais de 10 milhões de usuários foram impactos pelos portais de conteúdo Estudar Fora e Na Prática.

Para comemorar esse resultado e o aniversário de 25 anos, a Fundação Estudar organizou um Encontro Anual com diversos convidados especiais, de Jorge Paulo Lemann ao Ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. A seguir, conheça um pouco mais da história da organização e veja o que rolou durante o evento:   

Despertar potenciais

A organização nasceu em 1991, quando os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira se reuniram para apoiar os estudos de jovens brasileiros particularmente promissores por meio de um programa de bolsas de estudo para as melhores universidades do Brasil e do exterior.  

Logo os bolsistas foram estimulados a formar uma comunidade de apoio mútuo, um espaço privilegiado para networking, orientação, parceria e amizade, começando a formar a rede de impacto da organização.

Foi em 2010, no entanto, que a Estudar iniciou sua efervescente transição para a forma que a organização tem hoje. Foi uma fase de inquietação, reinvenção, experimentação – e de sonhos ainda mais ousados. Foi quando surgiram os primeiros programas presenciais e os portais de conteúdo, com o objetivo de escalar o impacto e levar para os quatro cantos do país os valores da organização.

O fato é que, desde a sua criação, a Fundação Estudar faz questão de expressar seus valores em tudo o que faz… Portanto, não havia jeito melhor de celebrar a marca dos 25 anos do que convidando algumas das vozes mais inspiradoras do país para apresentar ao público os oito pilares dessa cultura.

A seguir, conheça mais a fundo os valores da Fundação Estudar por meio dos debates que ocorreram durante o encontro anual da organização:

1. SONHO GRANDE, com Jorge Paulo Lemann
O que significa? Perseguir algo maior do que si, estabelecendo metas claras e ousadas a longo prazo. Trabalhar com paixão por seu propósito e desafiar-se a chegar cada vez mais longe.

Qual a relação entre fracasso e ‘sonho grande’? Durante conversa com o bolsista Renan Ferreirinha, o empresário Jorge Paulo Lemann fala aos jovens sobre motivação e hora de parar. “Aos 26 anos, eu estava falido”, admite hoje um dos homens mais ricos do mundo. Leia a matéria completa aqui

jorge paulo lemann fundacao estudar 25 anos reuniao anual

2. PAIXÃO E PROPÓSITO, com Nizan Guanaes e Marcelo Tas
O que significa?
Amar o que faz é um elemento fundamental para exercer um trabalho de alto impacto. 

“Para ir longe, faça também o que você não quer”, diz o empresário Nizan Guanaes, fundador da maior holding de publicidade do Brasil, o Grupo ABC. Leia a matéria completa aqui

nizan guanes marcelo tas fundacao estudar 25 anos reuniao anual

3. CONHECIMENTO APLICADO, com Maurício Antônio Lopes e Maurício Botelho
O que significa? Ter embasamento sólido para cada ação. Não perder tempo “reinventando a roda”, nem buscando conhecimento só pelo conhecimento, sem aplicá-lo. Usá-lo como ferramenta para a transformação.

Em conversa mediada pela jornalista Cris Correa, autora do livro ‘Sonho Grande’, o presidente da Embrapa e ex-presidente da Embraer discutem como implementar e fomentar inovações em empresas de grande porte, sem descuidar do cotidiano. Leia matéria completa aqui

conhecimento aplicado fundacao estudar 25 anos

4. PROTAGONISMO, com Artur Avila e João Moreira Salles
O que significa? Liderar pelo exemplo, propondo caminhos e assumindo a responsabilidade pelo seu destino (sem culpar terceiros). Conquistar e cumprir seus objetivos pelo próprio esforço.

Ganhador do maior prêmio já concedido a um cientista brasileiro, Artur Ávila participou do evento comemorativo dos 25 anos da Fundação Estudar onde comentou suas maiores lições sobre protagonismo e a necessidade de aproveitar as oportunidades para conseguir grandes conquistas. Leia a matéria completa aqui

artur avila joao moreira salles

5. EXECUÇÃO, com Maria Silvia Bastos e Leila Velez
O que significa? 
Botar a mão na massa, fazendo sempre o melhor possível e mantendo-se firme rumo aos seus objetivos. Não escolher tarefas, nem se abater diante de fracassos.

Leila Velez, confundadora do Instituto de Beleza Natural, e Maria Silvia Bastos, presidente do BNDES, falam sobre a importância do foco e da disciplina para projetos bem sucedidos. “Saia do Netflix e caia na vida”, aconselha Maria Silvia. Leia a matéria completa aqui.

maria silvia bastos leila velez

6. GENTE BOA, com Bernardo Hees e Bernardo Paiva
O que significa? A procura incessante pelas melhores pessoas, gente que se empolga com metas ambiciosas e tem brilho no olho.

Os CEOs Bernardo Hees, da Kraft Heinz, e Bernardo Paiva, da Ambev, debateram sobre o valor e a importância de ‘gente boa’ para o sucesso de uma empresa.

bernardo hees bernardo paiva

7. INTEGRIDADE, com Fabio Barbosa
O que significa? 
Agir com transparência e estabelecer relações de confiança. Focar no longo prazo e optar pelo caminho certo em vez do mais fácil, porque “pegar atalhos” não compensa.

Num país famoso pelo ‘jeitinho’, Fábio Barbosa, que já foi um dos maiores líderes do mercado financeiro brasileiro, aposta na integridade como palavra de ordem nos negócios. “Não estou aqui para assinar o cheque e passar a borracha na consciência”. Leia a matéria completa aqui.

fabio barbosa reuniao anual 

8. LEGADO, com Ministro Luis Roberto Barroso, do STF
O que significa?
Contribuir sempre para uma transformação positiva e de impacto no ambiente ao seu redor, construindo sempre algo que vai se perpetuar. Deixar sua marca no mundo.

Ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2013, Luís Roberto Barroso participou da decisão de importantes marcos na jurisprudência brasileira, como a união homoafetiva, a defesa de pesquisas com células-tronco embrionários, a proibição do nepotismo no Judiciário, e também a batalha contínua pela liberdade de expressão. Leia a matéria completa aqui

ministro barroso

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: