Um Projeto: Fundação Estudar

“Por que você quer trabalhar aqui?” Como responder essa (e outras) perguntas de entrevista!

Por Suria Barbosa

Entrevista Na Prática é a série de vídeos em que desmistificamos as principais perguntas dos processos seletivos. O foco de hoje é na questão frequente “Por que você quer trabalhar aqui?”

No terceiro vídeo da série Entrevista Na Prática, o foco é a pergunta: “Por que você quer trabalhar aqui?”

Entrevista Na Prática é a série de vídeos do canal Na Prática no Youtube em que desmistificamos as principais perguntas dos processos seletivos. Com apresentação de Patrícia Aguiar, gerente de Gente & Gestão da Fundação Estudar – organização da qual o canal e portal Na Prática é uma das iniciativas -, a série tem objetivo de te ajudar a entender que tipo de informação o entrevistador busca em cada uma das questões que ele faz ao candidato.

Loucos anos 20

Afinal, por que você quer trabalhar aqui? 

O que o recrutador quer saber?

Pode não parecer, mas essa é uma questão muito importante para o recrutador. Ele quer saber o quanto você pode agregar àquela empresa e se está entrando por motivos que condizem com o que a empresa procura.

Na realidade, um fator que vem sendo cada vez mais avaliado é o match entre candidato e instituição, conhecido como fit cultural. Na prática, isso é: o quanto seu perfil profissional combina com a cultura da organização, que é, basicamente, o conjunto de comportamentos valorizados e incentivados.

Atualmente, recrutadores reparam bastante se os seus valores e propósitos combinam com os da empresa. Por isso, é ideal pesquisar antes e ir para a entrevista afiado, com todas as informações que você pode precisar na ponta da língua.

Leia também: Como (e por que) se preparar para os processos seletivos

A resposta

Evite trazer só os pontos de salários e benefícios, porque a maior parte das empresas hoje não considera estes motivos fortes o bastante para te fazerem ficar e construir uma carreira sólida. Em vez disso, em sua resposta, foque em pontos como:

  • o que você vê de diferente na organização
  • o quanto você se identifica com o objetivo da organização
  • o quanto quer crescer com a organização

Se você não quer colaborar para o desenvolvimento da empresa ou não se vê trabalhando ali daqui a alguns anos, se puder, repense o quanto a oportunidade, de fato, compensa para sua carreira a longo prazo.

Falar sobre evolução na carreira e desejo de enfrentar novos desafios também são ótimas respostas. Você vê que a empresa está crescendo e acha que é uma boa oportunidade de evoluir, aprendendo com essa expansão? Ou a organização é tão sólida que te daria as bases fundamentais para se tornar um profissional experiente?

Confira os episódios anteriores da série Entrevista Na Prática

#1 O que o recrutador avalia com suas respostas?

#2 Quais são seus hobbies?

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo