grupo de pessoas em circulo e com as mãos unidas ao centro

Trabalhar em uma empresa que seja alinhada aos nossos valores deixou de ser mera coincidência, mas, para uma parcela dos profissionais, um objetivo. A motivação não é à toa, visto que muitas pessoas, independentemente da idade ou área, desejam atuar em organizações cujas missões e cultura de negócios ressoem em suas esferas intelectuais e emocionais.

Segundo o relatório sobre propósito estratégico e motivação elaborado pela PWC (em inglês), quando ocorre essa conexão, é possível alcançar três objetivos: organizações mais unificadas, partes interessadas mais motivadas e um impacto positivo mais amplo na sociedade.

Eles, aliás, são importantes individualmente e em sinergia. Afinal, quando funcionários entendem e abraçam o propósito de uma organização, eles são inspirados a fazer um trabalho que não é apenas bom (e às vezes ótimo), mas que também cumpre seus objetivos declarados.

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Para quem nunca pensou a respeito, pode até parecer exagero, porém a realidade dos que buscam por isso pode ser bem diferente. Camila Goulart Mafra Terra, por exemplo, é gerente de Recursos Humanos do Viveo (antigo Grupo Mafra) e destaca pontos em comum entre os seus e os propósitos da organização.

“O meu propósito é fazer com que as pessoas sejam o melhor delas mesmas e, para mim, isso está totalmente conectado com o propósito do Viveo, que é cuidar de cada vida. Para nós cada vida importa. Ou seja, olhamos para todos de forma única, desde o colaborador ao cliente e paciente”, afirma Camila.

Por que escolher uma empresa que tenha propósito e valores similares aos seus?

Ainda de acordo com o relatório da PWC, em empresas que definiram e estendem seus valores à toda equipe, 63% dos funcionários dizem que estão motivados e 65% afirmam que são apaixonados por seu trabalho. Enquanto isso, em companhias que optaram por não priorizar essa conduta, os índices caem para 31% e 32%, respectivamente.

Também sob a posição de gerente de Recursos Humanos do Viveo, Cintia Pontalti Drehmer explica que as empresas que constroem uma cultura sólida, possuem valores e propósito que servem como direcionadores de tudo que acontece dentro dela. Desta forma, estratégia, atitudes, decisões, políticas e processos estarão alinhados à cultura organizacional.

“O sucesso dessa cultura depende do alinhamento dos valores que os colaboradores acreditam e agem, pois são eles que praticam a sua essência todos os dias. Valores compartilhados geram confiança, engajamento e fornecem uma identidade única à organização”, explica.

Segundo ela, uma vez que os valores pessoais e propósito estejam alinhados à cultura da empresa, a interação com a organização e todos os stakeholders que a abrangem é mais fluida, pois todos acreditam em princípios comuns. Entretanto, quando o colaborador tem valores pessoais desalinhados com os corporativos é possível que seja gerado um desconforto e insatisfação.

“É de extrema importância que, no momento de escolher uma empresa a se trabalhar, que o candidato busque esta reflexão, para que seja alinhada ao que ele acredita e para que seja engajador também a sua jornada pessoal”, pontua Cintia.

Descobrindo se a empresa tem propósitos e valores similares aos meus

Para Danielle Christine Zimmer, coordenadora de Recursos Humanos do Viveo, os profissionais precisam fazer duas importantes pesquisas: sobre a organização pretendida e sobre si mesmo. “Busque uma reflexão pessoal do que acredita e como esta empresa se encaixa na sua essência”, conta.

Após fazer uma reflexão sobre quais são os propósitos essenciais para si, o profissional deve pesquisar no site e redes sociais das organizações as quais pretende se candidatar ou em que está em processo seletivo.

Uma dica que Danielle dá é, se possível, buscar informações de colaboradores que já estejam na empresa e saber sobre como é trabalhar nesse local e de qual maneira ele se conecta com seus funcionários. Para quem já está em processos seletivos, também é possível questionar acerca dos valores e sobre o que é esperado da pessoa que será contratada.

Quais propósito e valores as empresas podem ter?

Valores são pilares importantes que sustentam a cultura dentro de uma organização. Em poucas palavras, é aquilo em que a empresa acredita e que busca colocar em prática dentro da rotina de todos que a constituem. Isso significa que é esperado que estratégias, decisões e comportamentos de todo o colaborador sejam baseados nelas – o que justifica a importância desse alinhamento.

É importante destacar, ainda, que cada organização é livre para criar a sua própria cultura. O mesmo, inclusive, vale para todos os profissionais, que têm os seus propósitos e particularidades. E para ajudar quem deseja alguns exemplos, Cintia elencou os valores do Viveo.

5 valores do Viveo

# Integridade em primeiro lugar

“A segurança de cada ser humano é prioridade para nós, por isso sempre prezamos pela integridade dos nossos processos e pela excelência técnica das nossas soluções. Como um grupo referência no setor da saúde, reconhecido pelo legado de qualidade, segurança e compliance, este é um valor fundamental em tudo o que fazemos.”

# Cada vida importa

“Tudo o que fazemos é orientado para garantir o cuidado com cada ser humano, do colaborador aos nossos clientes e pacientes. Esse pensamento norteia todas as nossas ações, desde um atendimento capaz de antecipar necessidades e entregar soluções relevantes até interna aberta e inclusiva.”

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# Pensar de forma integrada nos fortalece

“Nós enxergamos nosso negócio como um organismo vivo que precisa atuar de forma integrada e sustentável. Por isso, fazemos com que nossas marcas, pessoas e soluções atuem em rede, com pensamento conectado e coletivo. É do nosso olhar ecossistêmico para o negócio que vem a energia para oferecer respostas mais robustas e completas para o setor da saúde.”

# Simplificar é nosso papel

“Para o setor da saúde se tornar mais eficaz e acessível, é necessário conhecer profundamente nossos clientes e parceiros. É esta visão global que nos permite simplificar os bastidores. Por isso, desburocratizamos processos, fomentamos uma cultura interna que valoriza a assertividade e agregamos ao nosso ecossistema modelos de negócios que facilitam o acesso à saúde.”

# Nós construímos o futuro da saúde

“Evoluir a saúde é nosso papel. Para nós, evoluir o setor significa ter profissionais e companhia sempre em desenvolvimento. Estamos constantemente atentos ao que está despontando de mais novo e relevante na nossa área de atuação. Assim, trazemos as inovações que definirão como vamos cuidar das pessoas amanhã. Soluções e tecnologias que ofereçam novas visões e possibilidades para a saúde estão sempre no nosso radar.”

 

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