‘Não acredito em moleza’, diz o empresário Jorge Paulo Lemann

Assista aos vídeos em que Jorge Paulo Lemann fala sobre a importância de foco e esforço, além de compartilhar lições e seus ensinamentos sobre sucesso

Rafael Carvalho, do , em 25.02.2015
Jorge Paulo Lemann [reprodução]

Jorge Paulo Lemann é provavelmente o brasileiro com a trajetória mais bem sucedida no mundo dos negócios. Iniciou sua carreira no mercado financeiro, e em 1971 fundou o lendário Banco Garantia, por onde passaram diversos nomes de destaque entre as atuais lideranças brasileiras.

Com o time do Garantia, começou a desenvolver uma filosofia de gestão baseada na meritocracia, desenvolvimento de talentos e uma ênfase na ideia de “sonho grande” – conceito que até hoje dá o tom ao modo de pensar do executivo. Em uma sequência de aquisições e fusões, os próximos passos do empreendedor o levaram criação da AB Inbev, maior cervejaria do mundo, e à compra do Burger King e da Heinz – esta última, em parceria com o megainvestidor Warren Buffett – entre outras operações.

Leia também: ‘No tênis aprendi que para ser bom é preciso treinar e aproveitar as oportunidades’, diz Jorge Paulo Lemann

Falando para uma audiência de jovens, Jorge Paulo Lemann defendeu a necessidade de se tomar riscos ainda cedo. “Eu considero risco uma parte da vida, e para saber tomar riscos é preciso treinar”, disse o empresário. Sobre a relação entre esforço e sucesso, ele é pragmático: “Não acredito em moleza”. Ele diz jamais ter se arrependido de ter se dedicado a qualquer projeto, ao passo que as iniciativas que não receberam a devida atenção invariavelmente não deram certo.

No mesmo encontro, realizado esse mês em São Paulo, Jorge Paulo Lemann ainda compartilhou parte de sua experiência e suas ideias sobre liderança. O Na Prática esteve lá e traz para você os melhores momentos nos vídeos a seguir. Para ouvir o que o empresário tem a dizer, é só dar o play: