Pessoa tendo uma entrevista informacional

Já parou para pensar o quanto a sua jornada seria mais rápida se você conseguisse descobrir atalhos com quem já percorreu um caminho parecido?

Se essa ideia já surgiu por aí, saiba que existe uma ferramenta de networking específica para que você consiga esses atalhos. Trata-se da entrevista informacional: uma conversa que você pode agendar com alguém, em alguma empresa, para falar sobre a carreira que te interessa.

Apesar de o conceito ser simples, no entanto, é preciso seguir alguns passos importantes que podem tornar esse processo muito mais eficaz.

Como preparar uma entrevista informacional?

A entrevista a informacional pode acontecer de maneira online ou presencial, a depender do formato de trabalho da pessoa com quem você vai conversar. É preciso, portanto, avaliar as possibilidades – tanto da empresa quanto do seu contato.

Se houver a possibilidade, opte por fazer de modo virtual, já que essa é uma maneira mais flexível de se conectar com pessoas de diferentes regiões do país. Mas, se for o caso, arrisque-se e vá até a empresa.

Antes, é claro, siga os seguintes passos:

Passo #1: Confiança para abordar

Embora seja desafiador abordar uma pessoa que não te conhece, esse processo preciso ser feito com confiança. Só assim é que, do outro lado, os profissionais levarão a sua proposta a sério.

No caminho, você provavelmente vai receber alguns “nãos”, mas isso é comum. Portanto, não se abale e continue procurando. Até porque, no fim das contas, os profissionais até gostam de saber que são referências para alguém.

Leia mais sobre esse assunto: Como conquistar confiança no ambiente de trabalho

Passo #2: Escolha as pessoas certas

Escolher a pessoa certa para a sua entrevista informacional é extremamente importante. Isso porque, com um profissional certo, será muito mais fácil pensar uma estratégia para a entrevista e ela, consequentemente, será muito mais proveitosa.

Nesse sentido, certifique-se de que a pessoa que vai abordar tem mesmo um trabalho que combina com as suas expectativas e que tenha objetivos e sonhos parecidos com os seus. Assim, será mais fácil alinhar a conversa de acordo com ideais semelhantes.

Para isso, aproxime-se de alguém que compartilha dos mesmos valores e princípios que você. Utilize as redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, e pergunte à sua rede atual de contatos (que pode te indicar uma pessoa ou mesmo pode ser a pessoa certa para a sua entrevista).

Saiba mais sobre o LinkedIn e descubra como usá-lo de forma mais eficiente

Passo #3: Escrever uma primeira mensagem

Quando você decidir quem será o seu contato para a entrevista informacional, envie uma mensagem para essa pessoa, de forma objetiva, sem erros gramaticais e com uma linguagem formal.

Nessa mensagem, apresente-se, explique o seu objetivo e assegure-se de dizer ao seu contato que a conversa será rápida (de no máximo 30 minutos). Lembre-se que a pessoa do outro lado não sabe do que você está falando e que é preciso dar a ela todas as informações que envolvem o seu objetivo.

Continue aprendendo sobre esse assunto: Comunicação assertiva: a arte de se relacionar com sucesso

Passo #4: Prepara-se para a entrevista informacional

Para se preparar para a entrevista, conheça melhor o seu entrevistado – do ponto de vista profissional -, descobrindo os locais nos quais ela trabalhou, as principais experiências que ela teve e qual foi a formação dessa pessoa.

Com isso em mãos, foque nas questões mais importantes em seu roteiro de perguntas – de modo que o tempo seja melhor aproveitado. Uma dica, ao se preparar, é se fazer a seguinte pergunta: o que eu só consigo saber dessa pessoa durante a entrevista?

Continue aprendendo: PDI: saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como fazer o seu

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: