Trabalho home office ou presencial: o que muda em cada modelo de trabalho?

A pandemia de Covid-19, que passou afetar o Brasil no início de 2020, transformou a rotina de trabalho de milhões de pessoas. Escritórios foram fechados, serviços essenciais foram adaptados e diversas atividades não puderam sequer existir.

No entanto, apesar de o trabalho remoto ter crescido como nunca, ele ainda não chega nem à metade da massa de trabalho brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, mostram que apenas 7,9 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto no fim de 2020 – cerca de 10% do total

Agora, com o avanço da vacinação e dos planos de reabertura econômica, as empresas começam a discutir como será o modelo de trabalho nos próximos anos. Nesse caminho, é importante que os profissionais entendam as características de cada modelo para saber com qual combinam mais.

Leia ainda: Vagas home office: confira nossa seleção mensal de oportunidades de trabalho remoto

Home office ou presencial: principais características

Inicialmente, é preciso destacar que não existe um modelo de trabalho correto ou ideal para todas as pessoas. Cada profissional, em cada situação, pode se adequar melhor a um tipo específico.

Nem sempre, aliás, será possível escolher entre as formas de trabalho dentro da empresa. Mas, como as empresas devem ir para caminhos diferentes, vale conhecer as características para se adaptar ou escolher (quando for o caso) boas vagas de emprego.

Principais características do Home office

#1. Autonomia para gerenciar horários

Em casa, os trabalhadores podem definir por conta a rotina e a forma de trabalhar. Pode ser bom para quem sabe se organizar, mas perigoso para quem tem dificuldade em ordenar prioridades.

#2. Economia de tempo e dinheiro com transporte

No trabalho remoto, principalmente em grandes cidades, é possível gastar menos com transporte e não perder tempo entre o trabalho e a residência. É possível, inclusive, escolher cidades diferentes para viver – longe da empresa.

#3. Mais tempo com a família

Trabalhando em casa, é possível aproveitar mais a família e acompanhar a vida dos entes e queridos. No entanto, essa proximidade pode vir a prejudicar o desempenho das pessoas – caso haja muita interrupção ao longo do dia de trabalho.

#4. Menos capacidade de se comunicar

No trabalho remoto, a comunicação e a interação com a equipe ficam prejudicadas. Acaba que as empresas precisam criar formas de interação eficientes e que, o tempo todo, acontecem através de telas e aplicativos de mensagem.

Confira: 5 dicas para se comunicar melhor no trabalho home office

Principais características do modelo presencial

#1. Mais tempo e dinheiro gastos em locomoção

Se a empresa em que você trabalha utiliza o modelo presencial, é provável que você passe mais tempo no trânsito ou no transporte coletivo ao longo do mês.

#2. Sem gastos com equipamento e estrutura

No modelo presencial, os trabalhadores não precisam se preocupar em estruturar um espaço para trabalhar e também não precisam comprar equipamentos para esse fim. De modo geral, esse gasto diminui.

#3. Mais proximidade com a cultura organizacional

À distância, normalmente, é difícil se adaptar e se integrar aos outros funcionários da empresa. No modelo presencial, por outro lado, é possível se aproximar melhor das pessoas e dos objetivos da empresa.

#4. Comunicação mais eficiente

Feedbacks, instruções e demais tipos de comunicação acontecem de forma muito mais eficiente no modelo presencial, já que, pelas telas,

Alternativa a ambos: o modelo híbrido

Em muitas ocasiões, de agora em diante, é possível que as empresas optem pelo modelo de trabalho híbrido, que une o trabalho presencial e o home office. Isso porque, com algumas adaptações, será possível unir o melhor de cada um.

No modelo híbrido será possível, por exemplo, criar espaços que permitam uma melhor comunicação entre as pessoas ao mesmo tempo em que será possível economizar tempo e dinheiro com transporte.

Leia ainda: Conheça quais são as 7 tendências do trabalho híbrido, segundo a Microsoft

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: