Dan Ariely é um economista comportamental da Duke University e autor de diversos bestsellers sobre seres humanos e racionalidade, incluindo Previsivelmente Irracional.
Em uma conversa com Eric Barker, do blog Barking Up the Wrong Tree, Ariely falou sobre um tema que tem tudo a ver com a tomada consciente de decisões: eficiência.
“O mundo não está agindo em prol de nosso benefício a longo prazo”, começou Ariely. “Imagine que você está andando pela rua e todas as lojas estão tentando pegar seu dinheiro agora. Seu bolso tem um telefone e todos os apps querem sua atenção agora. A maioria das entidades em nossas vidas realmente quer que a gente cometa erros para favorecê-la. Então o mundo está deixando as coisas muito, muito difíceis.”
Para contrabalancear esse cenário, em que sua distração é a moeda dos outros, ele sugere que você controle ativamente seu ambiente. Diminua as distrações ao máximo e busque lugares em que você tenha privacidade, controle sobre seus arredores e esteja livres de interrupções a toda hora.
Isso não significa que você precisa trabalhar em um bunker. Mas pode investir em fones que bloqueiam sons externos e criar um sistema para avisar seus colegas que interrupções em certos horários só devem ser urgentes, por exemplo.
Na TED Talk acima, Dan Ariely fala sobre autocontrole e objetivos de curto e longo prazo
Quem nunca fechou a porta de casa e lembrou de algo que precisava fazer há três horas? As distrações do dia a dia facilitam o esquecimento e, para aumentar sua eficiência rotineira, Ariely sugere um ato simples: anote o que você precisa fazer.
Anote em um papel, um post-it, um calendário online, uma planilha de Excel – tudo vale. Isso aumenta bastante sua capacidade de realização, já que bater o olho basta para que você lembre o que deveria fazer.
Isso não serve apenas para o trabalho: você também pode marcar as coisas que te trazem felicidade e energia, seja uma volta pelo quarteirão, um intervalo maior para um café ou uma ida ao cinema. Isso garante um tempo para que elas realmente sejam feitas.
Cada um é cada um, mas Ariely descobriu que boa parte das pessoas tem cerca de 2 horas e meia de ápice de produtividade – e isso acontece pela manhã, cerca de uma hora depois de acordar.
Este é o momento para atacar os maiores e mais difíceis projetos, mas no dia a dia de trabalho costuma ser aquele “aquecimento online”: ver e-mails e notificações do Facebook.
Este tempo precisa ser guardado para tarefas importantes. Proteja-o.
Para facilitar, já que será quase um reflexo checar seus e-mails logo cedo, prepare seu trabalho matinal rapidamente na noite anterior. Anote o que precisa ser feito e deixe os materiais prontos. Assim, não terá desculpas para abrir o inbox e “lembrar” do que se trata.
Em sua pesquisa, Ariely destaca quais são as 4 coisas que mais gastam tempo:
Como evitar perder todo seu tempo com elas? Bloqueie horários em sua agenda especificamente para trabalhar sem interrupções. Se alguém for tentar marcar algo, vai ter que ser depois.
Checar e-mails o tempo todo é praticamente um reflexo e tem um custo cognitivo. Se você precisa dar uma parada no trabalho e respirar, faça justamente isso. Alongue-se, pegue um copo de água, fecha os olhos e respire profundamente. Na volta, terá mais foco para continuar.
Para facilitar seu dia a dia, marque horários para checar seu inbox. Pode ser de três em três horas, no começo e no fim do dia, como quiser – mas mantenha-se atento.
O mito do multitasking está sendo desconstruído todos os dias. Ele diminui a produtividade e tem um alto custo cognitivo. Evite-o e prefira o foco.
Concluir coisas pequenas e riscá-las da sua lista de tarefas é legal, mas pode também ser um jeito de empurrar para frente as coisas mais difíceis ou que você não quer fazer.
Organize-se para enfrentá-las de vez, mesmo que não consiga terminá-las em um dia ou uma semana. Na prática, isso significa que sua lista de afazeres não pode ter apenas “ligar para Maria”, mas também “concluir o módulo 1 do meu curso online”.
Um dia a dia mais estruturado fortalece a atenção a prazos e a habilidade de focar em uma dada tarefa. Ao se organizar, você naturalmente se tornará mais produtivo e eficaz. Afinal, nunca é questão de tempo. É questão de prioridade.
Esta matéria foi originalmente publicada no blog da Udacity.
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