Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Dia do Trabalhador: origem, importância e conquistas da data

Anualmente, em 1 de maio, o Brasil celebra o Dia do Trabalhador em um feriado acompanhado por diversos outros países. Na data, movimentos sociais vão às ruas, discursos verborrágicos rasgam multidões e há grande comoção política por toda parte.

Embora haja amplo conhecimento sobre a existência do feriado, há por outro lado muita dúvida no entorno das motivações para as celebrações. Existem pessoas que consideram o feriado importante, outras que não se importam e tem que nem saiba nada sobre.

Mas qual a origem do feriado? Por que ele é celebrado no dia 1 de maio? Qual a importância da data?

Para saber, leia a seguir.

Origem do Dia do Trabalhador

As comemorações do dia 1 de maio acontecem há mais de um século em dezenas de países. Mais precisamente, foi a partir da década de 1890 que movimentos sindicais na Europa passaram a adotar a data como símbolo para a luta por direitos trabalhistas.

A data, comemorada em 80 países hoje em dia, foi escolhida por coincidir com o dia em que trabalhadores estadunidenses foram às ruas de Chicago, Illinois, para reivindicar o direito de trabalhar 8 horas por dia e não 16 horas por dia como estavam habituados.

O movimento Eight-hour day with no cut in pay (Oito horas de trabalho por dia, sem cortes no pagamento), em 1886, foi considerado um marco. Isso porque já na virada do século muitos dos trabalhadores americanos já cumpriam jornadas de oito horas por dia.

Dia do Trabalhador tem origem em movimento por menores jornadas de trabalho nos Estados Unidos. Na imagem, uma bandeira tem a seguinte mensagem em inglês: "Oito horas de trabalho, oito horas de recreação e oito horas de descanso".
Dia do Trabalhador tem origem em movimento por menores jornadas de trabalho nos Estados Unidos. Manifestações de 1 de maio de 1886 se estenderam por dias e houve confrontos contra polícia e mortes de trabalhadores

Leia também: O que é a uberização do trabalho e qual o impacto dela?

Origem do Dia do Trabalhador no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalhador remonta o início do século XX e a marcha migratória de europeus no período entre guerras.

Isso porque, apesar de haver indícios de manifestações ainda no século XIX, foi a partir da chegada de trabalhadores mais habituados à sindicalização que houve um boom de organizações.

O Brasil passa a celebrar o Dia do Trabalhador em 1924. Na época, reivindicavam melhores salários, redução da jornada de trabalho e a proibição do trabalho infantil.

O objetivo, aqui como em todo o mundo, sempre foi o de melhorar a qualidade de vida da população. Em diversas ocasiões, é verdade, a data de 1 de maio foi marcada por conflitos e não por celebrações.

Leia também: Seguro-desemprego: como dar entrada, valores e regras para 2022

Conquistas dos trabalhadores brasileiros

Ao longo do último século, uma série de conquistas populares que partiram dos trabalhadores aconteceram no país.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943, por exemplo, foi o ponto final de uma série de reivindicações que passaram a surgir a partir de 1900.

Década depois, em 1988, a Constituição Brasileira após o período de Ditadura Militar teve o trabalhador e o trabalho como protagonistas.

 

Busca cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional?

Então se liga nessa curadoria que a Fundação Estudar fez para você! Com aulas 100% online
e a participação de grandes nomes do mercado de trabalho, esses materiais vão te ajudar
desde a entrevista até os desafios que aparecerão na sua carreira!

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

O salário mínimo, as férias, a aposentadorias, são todos direitos conquistados por movimentos de trabalhadores ao longo dos últimos 20 anos.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!